planejamento estratégico para o desenvolvimento do instituto de energias alternativas na América latina
Carregando...
Arquivos
Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Alberto, Essondon Banhal
Orientador
Ana, Regina de aguiar Dutra
Coorientador
Clarissa, Mussi
Resumo
To have an organization that thinks to the future, to address the opportunities, prevent threats,
and seeks to stay active and thriving in a changing and globalized world, strategic planning is
required. Strategic planning is an efficient management process that examines key
organizational issues asit considers analysis of the external and internal environment and
determines a broad and widespread course for the company. Through strategic planning,
organizations gain a sense of direction, focus on the efforts of individuals, guide plans, decision
making, and evaluate the progress of the company. In small business, strategic planning
establishes aims and potentialities, in adition to clearly establishing actions so that they directed
to the result. The aims of this survey was to evaluate if strategic planning assists in the
development and management of a small business. In which presented during this research the
steps for the elaboration and implementation of a strategic planning. These steps built based on
the planning models proposed by the main authors of the area. It analyzed that IDEAL can
significantly increase its performance and improve its management processes through the using
of strategic planning. The research proposal was to develop a strategic planning model focused
on expansion that broadens and anticipates the future vision of scenarios and markets, increases
competitiveness and improves the management process asit provides reflections and guidelines
for the organization's activities.
Para se ter uma organização que olhe para o futuro, que aproveite oportunidades, que se previna de ameaças e que procure se manter ativa e próspera em um mundo globalizado e modificável, faz-se necessário o uso do planejamento estratégico. O planejamento estratégico é um processo gerencial eficiente que examina as principais questões da organização, uma vez que considera a análise do ambiente externo e interno e determina um rumo amplo e generalizado para a empresa. Através do planejamento estratégico, as organizações passam a ter um senso de direção, focalizam os esforços dos indivíduos, orientam os planos, a tomada de decisão e avaliam o progresso da empresa. Nas pequenas empresas, o planejamento estratégico estabelece os objetivos e as potencialidades, além de estruturar as ações para que sejam dirigidas para o resultado. O objetivo dessa pesquisa foi de desenvolver PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O INSTITUTO DESENVOLVIMENTO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS NA AMÈRICA LATINA (IDEAL), foram apresentados no decorrer da presente pesquisa os passos para elaboração e implementação de um planejamento estratégico. Esses passos são construídos com base nos modelos de planejamento propostos pelos principais autores da área. Foram utilizadas as ferramentas SWOT, GUT e 5W2H Identificou-se que a IDEAL pode aumentar significativamente seu desempenho e aprimorar seus processos de gestão através do uso do planejamento estratégico. A proposta da pesquisa foi elaborar um modelo de planejamento estratégico voltado à expansão que amplie e antecipe a visão futura dos cenários e mercados, aumente a competitividade e melhore o processo de gestão já que proporciona reflexões e diretrizes para as atividades da organização.
Para se ter uma organização que olhe para o futuro, que aproveite oportunidades, que se previna de ameaças e que procure se manter ativa e próspera em um mundo globalizado e modificável, faz-se necessário o uso do planejamento estratégico. O planejamento estratégico é um processo gerencial eficiente que examina as principais questões da organização, uma vez que considera a análise do ambiente externo e interno e determina um rumo amplo e generalizado para a empresa. Através do planejamento estratégico, as organizações passam a ter um senso de direção, focalizam os esforços dos indivíduos, orientam os planos, a tomada de decisão e avaliam o progresso da empresa. Nas pequenas empresas, o planejamento estratégico estabelece os objetivos e as potencialidades, além de estruturar as ações para que sejam dirigidas para o resultado. O objetivo dessa pesquisa foi de desenvolver PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O INSTITUTO DESENVOLVIMENTO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS NA AMÈRICA LATINA (IDEAL), foram apresentados no decorrer da presente pesquisa os passos para elaboração e implementação de um planejamento estratégico. Esses passos são construídos com base nos modelos de planejamento propostos pelos principais autores da área. Foram utilizadas as ferramentas SWOT, GUT e 5W2H Identificou-se que a IDEAL pode aumentar significativamente seu desempenho e aprimorar seus processos de gestão através do uso do planejamento estratégico. A proposta da pesquisa foi elaborar um modelo de planejamento estratégico voltado à expansão que amplie e antecipe a visão futura dos cenários e mercados, aumente a competitividade e melhore o processo de gestão já que proporciona reflexões e diretrizes para as atividades da organização.
Palavras-chave
planejamento, estratégico, empresa, ferramentas, estratégicas