Os arquétipos presentes na imagem de Emma Bovary no filme Madame Bovary (1991)
Carregando...
Data
2020
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Webber, Laiane Guedert
Batista, Ana Flávia Filisbino
Elibio, Amanda Paz
Orientador
Moraes, Heloísa Juncklaus Preis
Coorientador
Resumo
This Course Conclusion Project aims to analyze the film work “Madame Bovary” from 1991, which seeks to study the archetypes present in the construction of the image of Emma Bovary (main character) of the film. Gustave Flaubert's Madame Bovary (French author), published in 1857, is a realistic and controversial novel, because in addition to being one of the greatest works of French literature, its plot brings strong themes that cause discomfort: such as adultery and suicide. We understand that cinema, like literature, is a technology of the imaginary that reinforces images of collective meaning because they are anchored in basic archetypes. The methodology used for this study was the bibliographic elaborated from material already published, such as: books, articles, periodicals, interviews, internet and etc. for the study, we used several bibliographies, but the main ones were Almeida (2020); Escosteguy (2005); Jacobi (2016); Jung (1986); Jung (2000) and Jung, (2011).
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar a obra filmográfica “Madame Bovary” de 1991, que busca estudar os arquétipos presentes na construção da imagem de Emma Bovary (personagem principal) do filme. Madame Bovary, de Gustave Flaubert (autor francês), publicado em 1857, é um romance realista e polêmico, pois além de ser uma das maiores obras da literatura francesa, seu enredo traz temas fortes que causam desconforto: como o adultério e o suicídio. Entendemos que o cinema, assim como a literatura, é uma tecnologia do imaginário que reforça imagens de sentido coletivo pois estão ancoradas em arquétipos de base. A metodologia utilizada para este estudo foi a bibliográfica elaborada a partir de material já publicado, como: livros, artigos, periódicos, entrevistas, internet etc. para o estudo, utilizamos várias bibliografias, mas as principais foram Almeida (2020); Escosteguy (2005); Jacobi (2016); Jung (1986); Jung (2000) e Jung, (2011).
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar a obra filmográfica “Madame Bovary” de 1991, que busca estudar os arquétipos presentes na construção da imagem de Emma Bovary (personagem principal) do filme. Madame Bovary, de Gustave Flaubert (autor francês), publicado em 1857, é um romance realista e polêmico, pois além de ser uma das maiores obras da literatura francesa, seu enredo traz temas fortes que causam desconforto: como o adultério e o suicídio. Entendemos que o cinema, assim como a literatura, é uma tecnologia do imaginário que reforça imagens de sentido coletivo pois estão ancoradas em arquétipos de base. A metodologia utilizada para este estudo foi a bibliográfica elaborada a partir de material já publicado, como: livros, artigos, periódicos, entrevistas, internet etc. para o estudo, utilizamos várias bibliografias, mas as principais foram Almeida (2020); Escosteguy (2005); Jacobi (2016); Jung (1986); Jung (2000) e Jung, (2011).
Palavras-chave
Arquétipos, Inconsciente Coletivo, Romance, Emma Bovary