Uso Conceptual e Processual de Emojis Em casos de Interação Exclusivamente Não verbal Análise orientada pelo Conceito de Relevância

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Data

2019

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Silva, Lucas dos Santos

Orientador

Rauen, Fábio José

Coorientador

Resumo

The aim of this work is to analyze, from a relevance-theoretic perspective, conceptual and procedural use of emojis in exclusively nonverbal interactions. We collected on the internet public cases of emojis mediated communication and analyzed them with Sperber and Wilson’s relevance theory descriptive-explanatory devices. The study assumes the hypothesis that this type of communication serves simultaneously to convey propositional and procedural content. So, it is possible to find in the collected samples both concrete cases in which the emojis convey propositional information and contribute to the elaboration of explicatures and implicatures themselves, and concrete cases in which they convey procedural information and constrain these elaborations. The results suggest that both uses are found in interactions.
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar, a partir da noção teórica de relevância, o uso conceptual e processual de emojis em interações exclusivamente não verbais. Para dar conta desse objetivo, coletamos na internet um caso público de comunicação não verbal mediada por emojis e o analisamos com as ferramentas descritivo-explanatórias da teoria da relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995). O estudo assume a hipótese de que emojis servem tanto para veicular conteúdo conceptual, quando veiculam informações proposicionais e contribuem para a elaboração de explicaturas e implicaturas propriamente ditas, e processual, quando funcionam como elementos constrangedores dessa elaboração. Os resultados sugerem que ambos os usos são encontrados nas interações.

Palavras-chave

Emojis, Pragmática cognitiva, Teoria da Relevância, Conteúdo conceptual, Conteúdo processual

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