Uso Conceptual e Processual de Emojis Em casos de Interação Exclusivamente Não verbal Análise orientada pelo Conceito de Relevância
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Data
2019
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Silva, Lucas dos Santos
Orientador
Rauen, Fábio José
Coorientador
Resumo
The aim of this work is to analyze, from a relevance-theoretic perspective, conceptual and procedural use of emojis in exclusively nonverbal interactions. We collected on the internet public cases of emojis mediated communication and analyzed them with Sperber and Wilson’s relevance theory descriptive-explanatory devices. The study assumes the hypothesis that this type of communication serves simultaneously to convey propositional and procedural content. So, it is possible to find in the collected samples both concrete cases in which the emojis convey propositional information and contribute to the elaboration of explicatures and implicatures themselves, and concrete cases in which they convey procedural information and constrain these elaborations. The results suggest that both uses are found in interactions.
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar, a partir da noção teórica de relevância, o uso conceptual e processual de emojis em interações exclusivamente não verbais. Para dar conta desse objetivo, coletamos na internet um caso público de comunicação não verbal mediada por emojis e o analisamos com as ferramentas descritivo-explanatórias da teoria da relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995). O estudo assume a hipótese de que emojis servem tanto para veicular conteúdo conceptual, quando veiculam informações proposicionais e contribuem para a elaboração de explicaturas e implicaturas propriamente ditas, e processual, quando funcionam como elementos constrangedores dessa elaboração. Os resultados sugerem que ambos os usos são encontrados nas interações.
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar, a partir da noção teórica de relevância, o uso conceptual e processual de emojis em interações exclusivamente não verbais. Para dar conta desse objetivo, coletamos na internet um caso público de comunicação não verbal mediada por emojis e o analisamos com as ferramentas descritivo-explanatórias da teoria da relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995). O estudo assume a hipótese de que emojis servem tanto para veicular conteúdo conceptual, quando veiculam informações proposicionais e contribuem para a elaboração de explicaturas e implicaturas propriamente ditas, e processual, quando funcionam como elementos constrangedores dessa elaboração. Os resultados sugerem que ambos os usos são encontrados nas interações.
Palavras-chave
Emojis, Pragmática cognitiva, Teoria da Relevância, Conteúdo conceptual, Conteúdo processual