A modelagem matemática e o ensino da matemática: uma aplicação no cultivo do tabaco

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Scotti, Ederson Florencio
Saccon, Higor Coelho

Orientador

Selhorst, Mário

Coorientador

Resumo

We live in times when information rotates at an incredible speed and technological advances follow this speed, and it is with this in mind that it is necessary to develop and improve the quality of teaching methods, especially the teaching of mathematics. Therefore, this research provides an overview of the new trends in the teaching of mathematics, and among them is Mathematical Modeling. In this work, the general objective was to explore the potential of Mathematical Modeling in the teaching-learning process, discussing its relations and demonstrating that Mathematics can be experienced outside the school environment, and with a different and significant methodology, through which the student understands the content using it in practice. Mathematical Modeling techniques are presented, with their definitions and the methodology adopted for applicability in the classroom. The research is of a basic, explanatory, qualitative, bibliographic and field nature. The object of research was the property of Mr. José Carlos Saccon, in the community of Rio Laranjeiras, in the interior of the municipality of Orleans, south of Santa Catarina, so that the accomplishment of this work had as purpose the use of mathematics in the cultivation of tobacco. With the data collected in loco and after a lot of reading, some problems arising from tobacco farming are exposed to the exploration of the applicability of the mathematical modeling method as a result, hoping that it will be inspiring to other teachers so that the evolution in the way of teaching is constantly improved.
Vivem-se tempos em que a informação gira numa velocidade incrível e os avanços tecnológicos acompanham essa velocidade, e é pensando nisso que é preciso desenvolver e melhorar a qualidade dos métodos de ensino, principalmente o ensino da matemática. Sendo assim, a presente pesquisa faz um apanhado sobre as novas tendências do ensino da matemática, e dentre elas está a Modelagem Matemática. Nesse trabalho teve-se como objetivo geral explorar as potencialidades da Modelagem Matemática no processo de ensino-aprendizagem, discutindo suas relações e demonstrando que a Matemática pode ser vivenciada fora do ambiente escolar, e com uma metodologia diferente e significativa, por meio da qual o aluno compreende o conteúdo utilizando-o na prática. Apresentam-se as técnicas de Modelagem Matemática, com suas definições e a metodologia adotada para aplicabilidade em sala de aula. A pesquisa é de natureza básica, explicativa, qualitativa, bibliográfica e de campo. O objeto de pesquisa foi a propriedade do Sr. José Carlos Saccon, na comunidade de Rio Laranjeiras, no interior do município de Orleans, sul de Santa Catarina, de modo que a efetivação deste trabalho tivesse como propósito a utilização da matemática no cultivo do tabaco. Com os dados coletados in loco e depois de muita leitura, expõem-se algumas situações problemas decorrentes da fumicultura para a exploração da aplicabilidade do método de modelagem matemática como resultado, esperando que seja inspirador a outros docentes para que a evolução no modo de ensinar seja constantemente melhorada.

Palavras-chave

Modelagem, Matemática, Ensino, Fumicultura

Citação

Coleções