Jogos socioeducativos como ferramenta para a formação interdisciplinar em EA

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Domingos, Elisangela Acosta
Orientador
Marcomin, Fatima Elizabeti
Coorientador
Resumo
This article aims to analyze how educational games can contribute to the discussion and reflection on the theme of garbage, with elementary school students, in order to the formation of interdisciplinary educational processes in Environmental Education, capable of promoting the formation of critical, participative, creative and committed subjects to socio-environmental sustainability in post-pandemic times. The bibliographic research included articles from the Electronic Journal of the Master's Degree in Environmental Education, from the Postgraduate Program in Environmental Education at the Federal University of Rio Grande, based on a Boolean research using the keywords Environmental Education, games, interdisciplinarity and ODS, and the operators "and", "or", "not". Four articles have been found that contributed, directly or indirectly in some aspect, to the research objective. Through them, it is possible to work any content in the area of Environmental Education. This study can and must be worked through interdisciplinarity, because, thus, there will be a greater scope with different opinions and points of view, contributing to the formation of a critical and participative individual in socio-environmental decisions. The methodology based on projects and gamification can be an alternative for the training processes, for the period of pandemic and post-pandemic.
O presente artigo tem a finalidade de analisar como os jogos educativos podem contribuir para a discussão e reflexão acerca da temática do lixo, junto a estudantes do ensino fundamental, com vistas à formação de processos educativos interdisciplinares em Educação Ambiental, capazes de promover a formação de sujeitos críticos, participativos, criativos e comprometidos com a sustentabilidade socioambiental em tempos de pós-pandemia. A pesquisa bibliográfica teve como corpus artigos da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande, a partir de uma pesquisa booleana utilizando as palavras-chave Educação Ambiental, jogos, interdisciplinaridade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e dos operadores “and”, “or”, “not”. Foram encontrados quatro artigos que contribuíram, direta ou indiretamente em algum aspecto, com o objetivo da pesquisa. Por meio deles é possível trabalhar qualquer conteúdo na área da Educação Ambiental. Este estudo pode e deve ser trabalhado através da interdisciplinaridade, pois, assim, haverá uma maior abrangência com diferentes opiniões e pontos de vista, contribuindo para a formação de um indivíduo crítico e participativo nas decisões socioambientais. A metodologia baseada em projetos e gamificação pode ser uma alternativa para os processos formativos, para o período de pandemia e pós-pandemia.

Palavras-chave
Jogos, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, ODS
Citação
Coleções