Os motivos que caracterizaram a evasão escolar no município de São José no ano letivo de 2019.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Sell, Renato
Orientador
Langaro, Fabíola
Coorientador
Resumo
School and education help to form subjects capable of making changes in the world and in their lives. For this and other reasons, the phenomenon of school dropout should be a priority for public policies, aiming to face the problem of school dropout of children and adolescents who can remain outside the schooling process. From this context, a research was carried out whose objective was to characterize the situations of school dropout in the municipal elementary school system in a municipality in Greater Florianópolis in the year 2019. Therefore, the method used was the documentary research, in which they were analyzed reports filed with the municipality's education department about dropout students that year. With these data in mind, quantitative and qualitative analyzes were performed, and quantitative data were analyzed based on the verification of the frequency with which they appeared. The analysis of qualitative data was carried out through content analysis. As a result, it was identified that school dropout occurs in greater numbers to male students, with an average of students aged 8 to 13 years old. As for the socioeconomic situation of the families of dropout students, most live on an income of up to one minimum wage. Regarding the student's situation at the end of the school year, the majority returned to school and passed, but there is a significant percentage of students who fail or are still in an evasion situation. Among the reasons listed for evasion were: living away from the school unit, change of address by the family or by the student, demotivation or lack of encouragement on the part of the student and family, flight from home, separation from parents and lack of transport. In view of the data obtained, it is considered that psychology can contribute to school dropout prevention actions, early identifying situations that may lead to this phenomenon and contributing to the guarantee of rights in relation to the education of children and adolescents.
A escola e a educação ajudam a formar sujeitos capazes de realizar transformações no mundo e em suas vidas. Por essa e outras razões, o fenômeno da evasão escolar deve ser alvo de prioridade de políticas públicas, visando enfrentar o problema da evasão escolar de crianças e adolescentes que possam permanecer fora do processo de escolarização. A partir desse contexto, foi realizada uma pesquisa com objetivo de caracterizar as situações de evasão escolar na rede municipal de ensino fundamental de um município da Grande Florianópolis no ano de 2019. Para tanto, foi realizada pesquisa documental, em que foram analisados relatórios arquivados na secretaria de educação do município acerca dos alunos evadidos naquele ano. De posse desses dados, foram realizadas análises de modo quanti e qualitativo, sendo que os dados quantitativos foram analisados a partir da verificação da frequência com que apareceram. Já a análise dos dados qualitativos foi realizada por meio de análise de conteúdo. Como resultados identificou-se que a evasão escolar ocorre em número maior aos alunos do sexo masculino, sendo em média alunos na faixa etária de 8 a 13 anos de idade. Quanto à situação socioeconômica, a maioria vive com renda de até um salário-mínimo. Em relação à situação do aluno no final do ano letivo, a maioria retornou à escola e foi aprovado, mas há um percentual significativo de alunos com reprovações ou ainda em situação ainda de evasão. Entre os motivos elencados para a evasão estiveram: residir longe da unidade escolar, mudança de endereço por parte da família ou por parte do aluno, desmotivação ou falta de incentivo por parte do aluno e familiares, fuga do lar, separação dos pais e falta de transporte. Diante dos dados obtidos, considera-se que a psicologia pode contribuir com ações de prevenção da evasão escolar, identificando precocemente situações que possam levar a esse fenômeno e contribuindo para a garantia de direitos em relação à educação de crianças e adolescentes.

Palavras-chave
escola, educação, evasão escolar, psicologia
Citação
Coleções