Qualidade do ensino médio percebida por estudantes egressos de escolas com modelos de ensino tradicional e de escolas com modelos de ensino alternativos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Nogueira, Eduardo Kühl

Orientador

Viecili, Juliane

Coorientador

Resumo

The quality of education is a key element to be understood in order to guide the future of education. In the guidelines references of the Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), it was selected some indicator aspects of quality of education, the aspects selected for investigation were: well-being; pleasure in studying; creativity; autonomy; scientific reasoning; motivation; empathy and the applicability of learnings. The main objective of this work was tu evaluate the quality of middle school perceived by graduate students from schools tradicional and alternative learning models. For that matter six high school student graduates were interviewed, all woman, middle class, with average age of 20 years old. Regarding the different school models, two of the participants studied only in tradicional schools, two studied only en alternative schools and two studied in schools from both models. The data was obtained from the interviews that followed a semistructured script and then organized accordantly to the components of quality of education selected for analysis. The results showed a greater proportion of favorable speeches in alternative schools, to the development of well-being, pleasure in studying and creativity, but there was not much difference between tradicional and alternative schools regarding the development of autonomy, scientific reasoning, motivation, empathy and applicability of learnings. It is worth to emphasize that the experiences reported by the graduate students were very singular, in a way that in the same school model there was differences concerning the development of certain aspects of the quality of education.
A qualidade da educação é um elemento imprescindível de ser compreendido para nortear a educação do futuro. Nas bases referenciais da Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram elegidos alguns aspectos indicadores de qualidade da educação, os aspectos selecionados para investigação foram: bem-estar; prazer em estudar; criatividade; autonomia, raciocínio científico, motivação, empatia e aplicabilidade dos aprendizados. O objetivo principal deste trabalho foi avaliar a qualidade do ensino médio percebida por estudantes egressos de escolas com modelos de ensino tradicional e de escolas com modelos de ensino alternativos. Para isso foram entrevistadas seis egressas do ensino médio, todas do sexo feminino, de classe média, com idade média de 20 anos. Entre os tipo de escolas frequentadas, duas participantes realizaram o ensino médio apenas em escola tradicional; duas somente em escola alternativa e duas nos dois tipos de escola. Os relatos foram coletados a partir de perguntas elaboradas em um roteiro de entrevista semiestruturada e organizados em categorias conforme aos componentes da qualidade da educação elegidos para analise. Os resultados demonstraram uma proporção maior de ocorrências favoráveis para o desenvolvimento de bem-estar, prazer em estudar e criatividade nos relatos de experiências em escolas alternativas, mas não houve muita diferença entre escolas tradicionais e alternativas na ocorrência de relatos relacionados a promoção de autonomia, raciocínio científico, motivação, empatia e aplicabilidade dos aprendizados. Vale destacar que as experiências relatando as percepções das estudantes egressas foram muito singulares, de modo que num mesmo tipo de escola há diferenças nos relatos sobre a promoção ou não das categorias examinadas.

Palavras-chave

Escola Tradicional, Escola alternativa, Qualidade da educação

Citação

Coleções