Infância(s): A voz de crianças envolvidas em contexto de vulnerabilidade social
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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Alves, Maria Eduarda Vieira
Orientador
Santos, Quele de Souza Gomes
Coorientador
Resumo
As ideias e representações sociais sobre as crianças, passaram por diferentes transformações que se consolidaram e possibilitaram o reconhecimento da pluralidade de infâncias. Diante isto, este estudo tem como objetivo analisar as perspectivas que crianças, envolvidas em contexto de vulnerabilidade social, apresentam sobre a infância. Foi a partir de uma experiência de estágio da pesquisadora no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do município de Florianópolis, que foi possível acessar os participantes, sendo estes, sete crianças cadastradas no Serviço de Convivência, o qual tem como público alvo, famílias em contexto de vulnerabilidade social. Através de entrevistas online, as crianças e suas respectivas mães foram ouvidas, as quais apresentaram suas perspectivas sobre o que é ser criança. Os dados foram coletados a partir da evocação livre dos participantes e tratados por meio da análise prototípica, através do software Iramuteq. Os resultados relevam que o paradigma em torno da ideia de ser criança, constituem os discursos normativos da sociedade sobre a infância, ainda que, ela se estabeleça em contexto de vulnerabilidade social. Frente a isso, as evocações livres dos participantes trazem a noção de que a ideia de uma infância universalizada e estereotipada alcança estas crianças que constituem o seu ser criança em contextos de vulnerabilidade social.
Palavras-chave
Infância., Vulnerabilidade Social., Fatores de Risco