Classes comportamentais que compõem o processo comportamental de vincular-se terapeuticamente

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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Amorim, Natália Oliveira de
Orientador
Viecili, Juliane
Coorientador
Resumo
O vínculo terapêutico é uma variável essencial no processo psicoterápico e, consequentemente, para o seu sucesso. Apesar de ser uma variável muito citada na literatura sobre psicoterapia, a definição de vínculo terapêutico, bem como a sua formação na relação terapeuta-cliente, não é apresentada de forma clara. Tendo em vista tais fatos, a pesquisa teve como objetivo identificar as classes comportamentais que compõem o processo comportamental de vincular-se terapeuticamente. Para responder ao objetivo, foram selecionadas e examinadas seis referências bibliográficas que abordam o tema vínculo terapêutico, sendo destas três artigos científicos, duas monografias de conclusão de curso e uma dissertação de mestrado. Para análise de dados foi realizada extração de trechos das obras que descreviam algum aspecto da formação do vínculo terapêutico e as informações foram organizadas em categorias referentes aos componentes do comportamento (classe de estímulos antecedentes, classe de respostas e classe de estímulos consequentes). Foram identificadas 14 classes de comportamentos referentes ao comportamento de vincular-se do terapeuta e 18 classes de comportamento referente ao comportamento de vincular-se do cliente. A partir do exame das classes comportamentais identificou-se que o processo comportamental de vincular-se terapeuticamente do cliente e do terapeuta estão diretamente relacionados, sendo que determinadas classes de respostas de um se constituem como estímulos discriminativos para o comportamento do outro, e vice versa.

Palavras-chave
Análise do Comportamento, Vínculo Terapêutico, Psicoterapia
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