Mal-estar na clínica: uma análise dos regimes de enunciação sobre sofrimento materializados em documentos de uma clínica-escola
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Data
2019
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Kraieski, Emilia Reis
Orientador
Santos, Daniel Kerry do
Coorientador
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar os enunciados sobre mal-estar e sofrimento materializados nos documentos de usuárias/os que passaram por atendimentos psicoterápicos em uma clínica-escola vinculada a um curso de Psicologia de uma universidade localizada na região da Grande Florianópolis (SC). Trata-se de uma pesquisa documental e qualitativa, que teve como base teórico-metodológica a “análise de práticas discursivas e produção de sentidos”, tal como proposta por Spink e Medrado (2013). Como fio condutor das problematizações, buscou-se também uma aproximação com alguns conceitos psicanalíticos. Como procedimentos de seleção e organização do material documental, realizou-se a leitura minuciosa dos seguintes documentos disponíveis no arquivo da clínica-escola: fichas síntese, fichas de registros diários e relatórios psicológicos presentes em 5 prontuários de usuárias/os que receberam alta de seus atendimentos. Após a seleção do material a ser trabalhado, foram elencadas duas categorias de análise, sendo elas: 1) narrações sobre mal-estar e sofrimento materializados nos documentos; e 2) potencialidade da clínica. Após a análise dos documentos, observou-se que os sofrimentos foram enunciados entorno de temas como ansiedade, luto, questões de gênero, agressividade e condições materiais de existência. Considera-se que a clínica pode funcionar como um dispositivo que tem a potência de reposicionar o sujeito frente ao mal-estar, possibilitar a circulação de outras narrações sobre o sofrimento e contribuir para a elaboração dos sintomas.
Palavras-chave
Mal-estar, sofrimento, clínica-escola, clínica psicológica, subjetividade