Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16688
Título: Musicoterapia: uma estratégia de autorreflexão na vida de adolescentes em situação de vulnerabilidade social
Autor(es): Figueredo, Gabriele Simião de
Orientador: Amorim, Maria Izabel de
Tipo de material: Artigo Científico
Data: 2020
Palavras-chave: Musicoterapia
Adolescentes
Vulnerabilidade Social
Modalidade de acesso: Acesso embargado
Resumo: A vulnerabilidade social ocupa um grande espaço na sociedade. É possível identificá-la em desvantagens, tanto econômicas como sociais, necessidades não atendidas, insegurança e a incapacidade para lidar com as situações. O presente artigo teve como objetivo identificar como a musicoterapia pode servir como estratégia de autorreflexão para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e abordagem qualitativa, na qual foram utilizados artigos de campo e relatos de experiência. A análise de literatura foi desenvolvida nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico. Foram localizados apenas três artigos nas referidas bases, publicados nos últimos dez anos, que correspondiam aos critérios de inclusão e exclusão. Os resultados mostram que a musicoterapia pode ser uma importante e benéfica aliada para atender adolescentes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, compreendendo que a mesma tem como objetivo desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que se possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Gabriele_Simião.pdfArtigo_Gabriele_Simiao411.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons