Musicoterapia: uma estratégia de autorreflexão na vida de adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Figueredo, Gabriele Simião de

Orientador

Amorim, Maria Izabel de

Coorientador

Resumo

A vulnerabilidade social ocupa um grande espaço na sociedade. É possível identificá-la em desvantagens, tanto econômicas como sociais, necessidades não atendidas, insegurança e a incapacidade para lidar com as situações. O presente artigo teve como objetivo identificar como a musicoterapia pode servir como estratégia de autorreflexão para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e abordagem qualitativa, na qual foram utilizados artigos de campo e relatos de experiência. A análise de literatura foi desenvolvida nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico. Foram localizados apenas três artigos nas referidas bases, publicados nos últimos dez anos, que correspondiam aos critérios de inclusão e exclusão. Os resultados mostram que a musicoterapia pode ser uma importante e benéfica aliada para atender adolescentes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, compreendendo que a mesma tem como objetivo desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que se possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.

Palavras-chave

Musicoterapia, Adolescentes, Vulnerabilidade Social

Citação

Coleções