A evolução do marketing: estudo de caso da marca Mercedes-Benz

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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Pereira, Phellipe
Orientador
Gambin, Aline
Coorientador
Resumo
Over the years, Marketing, brands and advertising gone through constant evolution. Kotler defines Marketing in 4 distinct phases, which are evolutions from the previous iterations and presente changes in the relationship betwenn the aforementioned assets. The main goal of this article is to understand Marketing and it’s evolutions to analyze changes in brands positioning over time. To reach this goal, there would bem ade a research to understand Marketing and it’s evolutions as described by McCarthy and Kotler, followed by a case study analysis of the German automobile manufacturer Mercedes-Benz, by analyzing advertising sets as a way of identifying changes in brand positioning over time. The conclusion was that it is imperative to understand the relationship between Marketing Mix, market segments selected by the company and how brands get the responsibility of comunicating to the target market which position the company occupies, helping on understading the role advertising plays in face of Marketing evolution and constant consumer behavior changes.
No decorrer dos anos o Marketing, as marcas e a propaganda sofreram constantes evoluções. Kotler conceitua o Marketing em 4 fases distintas, que são evoluções uma da outra e apresentam mudanças nas relações entre os três ativos apresentados acima. O objetivo deste artigo será compreender o Marketing e sua evolução para analisar as mudanças no posicionamento das marcas ao longo do tempo. Para atingir esse objetivo, será realizada uma pesquisa para compreender o Marketing e suas evoluções conforme McCarthy e Kotler e em seguida, uma análise do estudo de caso da fabricante de automóveis alemã Mercedes-Benz, por meio da análise de anúncios da mesma, afim de buscar identificar as mudanças no posicionamento da marca no decorrer do tempo. Concluindo que é necessário compreender a relação entre o Mix de Marketing, os segmentos de mercado selecionados para atuação da empresa e como as marcas ficam responsáveis por comunicar ao mercado qual a posição da empresa diante dele, auxiliando no entendimento do papel da publicidade e propaganda frente a evolução do Marketing e as mudanças de comportamento do consumidor.

Palavras-chave
Marketing, Branding, Marcas, Mercado Automobilístico, Publicidade e Propaganda, Posicionamento de Marca.
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