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  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fotografia experimental
    (2022-12-15) Affonso, Gabriel Nogueira; Stollmeier, Gabriela Johanna; Silva, Lucas Giovani da; Silva, Maria Ranielle da; Silva, Manoela Stollmeier da
    O presente artigo tem como objetivo mostrar alguns princípios básicos da fotografia e incentivar adolescentes do ensino médio que estão em busca de uma futura profissão sobre a área da fotografia. Já que é uma profissão pouco comentada nas escolas, criamos um Workshop teórico e prático onde trouxemos alguns conteúdos dinâmicos e de fácil acesso, proporcionando um momento de experiência, interação e aprendizado.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A análise da influência da experiência com o produto na satisfação, lealdade e comunicação boca-a-boca sob a perspectiva da experiência do cliente
    (2021-06-29) Hank, Larissa
    Com a evolução da internet e, consequentemente do comércio eletrônico, as pessoas possuem mais acesso a informações e conseguem adquirir produtos e serviços de forma rápida e fácil. A boa experiência do usuário se torna o fator decisivo para o sucesso de um produto no mercado. O presente trabalho teve por objetivo analisar a influência da experiência do produto na satisfação, lealdade e comunicação boca a boca sob a ótica da experiência do cliente. Para realizar o presente estudo, foi utilizada a pesquisa quantitativa descritiva, com a aplicação de 406 questionários de clientes que consumiram em e-commerce. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, com análise de médias e desvios padrão, bem como da análise confirmatória de dados e modelo de equações estruturais. Percebeu-se que a experiência do produto possui uma influência de 73% na satisfação do cliente, seguida de 68% de influência na lealdade do cliente e 60% sobre a comunicação boca a boca.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Narrativas transmídia: os princípios do storytelling inseridos na série Dark, da Netflix
    (2021) Waldrich, Bruna
    O presente trabalho tem por objetivo analisar a narrativa transmídia dentro da série Dark, partindo dos sete princípios do storytelling segundo o autor Henry Jenkins (2010). O estudo caracterizou-se como exploratório qualitativo, com técnica de observação. Os dados foram trabalhados pela análise de conteúdo. Os resultados apresentam que a série Dark possui uma narrativa robusta e eficaz.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A colaboração para o desenvolvimento de novos produtos no mercado cervejeiro artesanal de Santa Catarina
    (2021-06-29) Morais, Paola Neves Mota de Oliveira de
    O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa sobre a utilização da colaboração para o desenvolvimento de novos produtos no mercado cervejeiro artesanal em Santa Catarina, que vem despontando em evolução e relevância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, que utiliza como método de coleta de dados uma entrevista estruturada, realizada com 12 cervejarias artesanais localizadas no Estado, com o intuito de identificar quais são os objetivos da colaboração entre as cervejarias artesanais para o desenvolvimento de novos produtos, assim como seus principais parceiros na colaboração, os benefícios que essa parceria traz aos negócios, além de identificar a relação e importância da indústria da hospitalidade para o desenvolvimento de novos produtos. A análise dos dados qualitativos coletados foi feita através de análise de conteúdo, classificando-os em categorias, agrupando as respostas recebidas por similaridade. Com o propósito de ampliar o conhecimento sobre colaboração, na revisão de literatura são apresentados alguns aspectos sobre o tema: o mercado cervejeiro e o desenvolvimento de novos produtos.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Linguagem audiovisual, uma análise da série de Breaking Bad
    (2021-06-28) Pascoalini, Allan
    O presente artigo teve como proposta analisar a forma como a linguagem audiovisual da série Breaking Bad influencia diretamente no desenvolvimento de seu protagonista. Para isto foi feita uma coleta de dados e posterior análise de capítulos da série com base em roteiro de observação. O seriado televisivo criado por Vince Gilligan foi transmitido pelo canal norte-americano AMC nos anos de 2008 a 2013 e faz parte da estrutura da televisão americana. Tal seriado cativou seu público não somente por sua história, mas também pela criação de um personagem icônico, seu protagonista Walter White, que neste artigo, tem sua narrativa apresentada e analisada, com objetivo de entender a evolução de seu personagem a partir das cenas e movimentos construídos. Ao final do artigo pôde-se compreender que a análise apresentada cumpriu com seu objetivo proposto, onde foi possível perceber que realmente a linguagem audiovisual evoluiu com a história de seu personagem.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Linguagem cinematográfica: uma análise do filme “Era Uma Vez... Em Hollywood”
    (2021-06-28) Leite, Amanda
    Este artigo tem por objetivo realizar a análise da linguagem cinematográfica de uma cena do filme “Era Uma Vez… Em Hollywood”, de Quentin Tarantino. A análise é construída a partir do método de pesquisa qualitativa, exploratória, com coleta de dados observatória. A observação das técnicas audiovisuais aplicadas na cena escolhida foram analisadas para que se possa compreender os motivos implícitos introduzidos em cada ação, desde os planos de câmera, até velocidade de cortes e etc. Com isso, ao fim deste estudo pode-se perceber a complexidade do universo audiovisual, combinado com a revelação de alguns significados de ações técnicas que foram aplicadas e também o quanto a identidade do diretor influencia na obra como um todo, principalmente quando o nível de profundidade da história é mais amplo, como este.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    As tangências entre os campos de UX design e da comunicação: uma revisão bibliográfica de publicações no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
    (2021-06-28) Almeida, Fernanda Caminha de
    O presente estudo trata sobre as tangências entre os campos de UX design e da comunicação e teve como objetivo a análise de artigos sobre estes assuntos e a prática de UX/UI Design na comunicação. Para isto, foram tratados assuntos como design de experiência do usuário, UI Design e UX Design. Para atingir os objetivos propostos, a metodologia adotada foi a pesquisa exploratória qualitativa, com a técnica de revisão bibliográfica, contemplando os anais do Intercom Nacional dos anos 2020, 2019, 2018 e 2017. Entre os resultados observados após a realização dos estudos de campo, pode-se notar o uso UX/UI com resultados de sucesso às marcas, porém ainda é necessário o aprimoramento das interações com os consumidores.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Análise da influência da tranquilidade de compra na satisfação, lealdade e comunicação boca a boca sob a ótica da experiência do cliente de e-commerce
    (2021) Santos, Larissa
    A experiência do cliente é definida como as interações entre o cliente e um produto ou empresa. Ela implica no envolvimento racional, emocional e sensorial do cliente e da empresa em todas as etapas da jornada de compra. Para mensurar a experiência do cliente é preciso entender que ela é composta por quatro dimensões: a experiência com o produto, o foco nos resultados, a tranquilidade, os momentos da verdade, de acordo com Maklan e Klaus (2011; 2013). O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência da dimensão Tranquilidade na satisfação, lealdade e comunicação boca a boca sob a ótica da experiência do cliente. Para desenvolver a pesquisa, foi utilizada a pesquisa quantitativa descritiva, com aplicação de 406 questionários de consumidores de e-commerce. Os dados foram analisados pela estatística descritiva, com análise das médias e desvio padrões das questões e análise confirmatória de dados e modelos de equações estruturais para verificar o percentual de influência da dimensão tranquilidade sobre os principais resultantes do marketing: a satisfação, lealdade e comunicação boca a boca. A partir da análise dos dados, identificou-se que a tranquilidade influencia a satisfação em 81%, seguido da lealdade com 54% e da comunicação boca a boca com 51%.