Odontologia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 22
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Técnicas cirúrgicas para remoção dos terceiros molares: uma revisão narrativa da literatura sobre as recomendações para coronectomia ou extração completa
    (2023-12) ERHARDT, Liziane Regina Schafer; LUZ, Jhenefer M. Santos da; BANFI, Tainara Kisner
    Os terceiros molares são os últimos dentes erupcionados na cavidade bucal, sendo que este processo ocorre em torno dos 20 anos. No entanto, devido a condições adversas que promovam sua inclusão no tecido ósseo, pode haver intercorrências clínicas que necessitem de intervenções de um profissional da odontologia para alívio dos pacientes. Dentre as diversas técnicas adotadas, foram analisadas, no presente trabalho, as indicações e intercorrências da remoção dentária completa e da coronectomia, a fim de identificar se há um melhor procedimento a ser indicado ou recomendado para a prática clínica baseada em evidências dos profissionais que atuam na área bucomaxilofacial. O trabalho consistiu em uma revisão narrativa da literatura a partir de pesquisas realizadas nas bases de dados da Pubmed e do Google Scholar. Observou-se que tanto a coronectomia quanto a exodontia completa apresentam riscos inerentes ao procedimento cirúrgico em si, como infecções, dor e edema. No entanto, a coronectomia, a partir dos estudos analisados, tem sido amplamente recomendada para a remoção de terceiros molares inferiores inclusos em posições de alto risco de complicações envolvendo o nervo alveolar inferior. A extração dentária completa é também recomendada para pacientes ortodônticos, além das indicações de cáries, pericoronite, problemas periodontais na face distal dos segundos molares, cistos odontogênicos e apinhamento. No caso da coronectomia, estas indicações também são associadas à aplicação da técnica, mas como há a chance de migração das raízes com a necessidade de um novo procedimento cirúrgico para o tratamento do problema, a técnica, segundo dados da literatura, é mais recomendada nos casos específicos onde o nervo alveolar inferior possa ser comprometido. Desse modo, é importante que o profissional esteja ciente das aplicações, indicações e particularidades de cada técnica a fim de avaliar sua aplicabilidade especificamente ao seu paciente, a depender do caso clínico em questão.
  • Monografia Acesso aberto
    Respirador bucal na infância e suas consequências: uma revisão de literatura.
    (2023-12) GESSER, Daiani Cristina Machado; DAL RI, Sophia Catharine
    A presente pesquisa tem como objetivo elaborar uma revisão de literatura sobre a Síndrome da Respiração Bucal na infância e suas consequências, abordando etiologias, como a obstrução das vias aéreas, os impactos gerados pela amamentação materna e artificial, repercussão no sistema estomatognático, alterações periodontais, características, meios de diagnóstico e a multidisciplinaridade do tratamento. Metodologia: A revisão da literatura para este estudo baseou-se em uma análise de fontes de informação entre os anos de 2000 e 2023, incluindo ScienceDirect, Scielo e Google Acadêmico, resultando na seleção de 21 estudos. Os requisitos para a inclusão dos artigos eram que eles fossem publicados e abordassem tópicos relacionados a pacientes respiradores bucais, promoção da saúde bucal e odontopediatria. Os critérios de inclusão salientam as causas, tratamentos e consequências da síndrome do respirador bucal em pacientes odontopediátricos, com ênfase na importância da promoção precoce da saúde bucal. Conclusão: Os resultados desta pesquisa destacaram a importância dessa síndrome perante suas implicações na saúde, abrangendo não apenas a disfunção respiratória, mas também seu papel nas alterações morfológicas faciais, qualidade do sono e bem-estar global dos indivíduos acometidos. Colaborações entre profissionais de saúde, como dentistas, otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos, mostraram-se fundamentais para fornecer cuidados de qualidade a pacientes com síndrome da respiração bucal.
  • Monografia Acesso aberto
    Acidentes e complicações em exodontias de terceiros molares: uma revisão de Literatura
    (2023-12) RENGEL, Patricia Feiber; DOMINGOS, Dayane Nascimento; DE SOUZA, Ana Paula
    A exodontia de terceiros molares é uma técnica muito realizada na rotina do cirurgião dentista, complicações e acidentes durante e após o procedimento cirúrgico são considerados relativamente comuns de acontecer. As causas relacionadas a estas situações poderiam ser evitadas com um bom planejamento e conhecimento de anatomia, manobra cirúrgica adequada para cada caso, através de um bom diagnóstico auxiliado através pela utilização dos exames de imagem. O objetivo do presente estudo é revisar a literatura sobre as principais complicações e acidentes na cirurgia dos terceiros molares, assim como prevenção e planejamento adequado para sua indicação. A metodologia deste estudo foi realizada a partir de uma pesquisa de revisão de literatura com análise detalhada dos artigos para obtenção dos dados de interesse específicos, de acordo com critérios estabelecidos, entre 2018 a outubro de 2023, contemplados na língua portuguesa e inglesa. Conclui-se que a revisão da literatura fornece fortes evidências relatando que o preparo e experiência do profissional é extremamente importante para evitar acidentes e complicações nas cirurgias, bem como a importância do conhecimento para saber intervir em cada situação clínica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A relação entre a cirurgia ortognática e a disfunção teporomandibular: uma revisão de literatura
    (2023-12) MIRANDA, Matheus Dias de; SCHUTZ, Milena
    Este trabalho foi desenvolvido no intuito de investigar a relação entre a cirurgia ortognática e a disfunção temporomandibular (DTM). Este estudo faz uma revisão de literatura que abrange anatomia e função da articulação temporomandibular (ATM), avaliação pré-cirúrgica a ATM e procedimento cirúrgico, destacando as osteotomias sagital bilateral do ramo mandibular e Le Fort I. A discussão busca examinar a controvérsia sobre os efeitos da cirurgia ortognática nas DTMs presentes na literatura, destacando os estudos que apresentam uma melhora nos sintomas após o procedimento. Complicações como a reabsorção condilar idiopática é brevemente abordada, com ênfase na avaliação pré-cirúrgica. Conclui-se com este estudo que a cirurgia ortognática, embora não esteja indicada como tratamento direto das DTMs, em grande parte dos casos apresenta uma melhora nos sintomas. Porém, alguns pacientes podem não apresentar melhora ou, em casos raros, pode haver o agravo dos sintomas, exigindo uma abordagem conservadora ou cirúrgica. Este estudo também destaca a necessidade de pesquisas bem controladas para esclarecer melhor a relação entre cirurgia ortognática e DTMs.
  • Monografia Acesso aberto
    Hábitos deletérios: Sucção não nutritiva na infância
    (2023-12) BERNDT, Danielle Litzenberger; COVALSQUI, Kaina Stephanie
    Hábito é um comportamento que ocorre de forma automática, mas quando praticado de maneira repetitiva, pode vir a se tornar um deletério. A sucção não nutritiva pode interferir no crescimento ósseo, ocasionar más posições dentárias e outras desordens de origem respiratória. A sucção digital é iniciada ainda na vida intrauterina, sendo considerada parte do desenvolvimento da criança. A chupeta, no entanto, acaba se tornando uma alternativa para os pais, pois além de satisfazer a necessidade de sucção, acalma o choro e é de fácil acesso. O presente trabalho discorre sobre hábitos deletérios e a sucção não nutritiva na infância, focando na sucção digital e no uso de chupetas. Entende-se que a relação entre os hábitos deletérios e a má oclusão é resultado das alterações no padrão de crescimento fisiológico. Além disso, esses hábitos aparentemente nocivos podem alterar o padrão da força muscular, que, em crianças em fase de crescimento, resulta no crescimento anormal da arcada dentária e das estruturas faciais.
  • Monografia Acesso aberto
    A utilização do laser de baixa potência no controle da dor orofacial em casos de disfunção temporomandibular revisão de literatura
    (2023-12) MARTINS, Karoline; MENESTRINA, Jennifer; ORSI, Luana
    A Disfunção Temporomandibular (DTM) representa um conjunto de complexas e multifatoriais desordens que afetam a articulação temporomandibular (ATM) e os músculos relacionados à mastigação e fonação. Essa condição clínica manifesta-se através de uma variedade de sintomas, incluindo dor orofacial, limitação dos movimentos mandibulares e ocorrência de ruídos articulares. Devido aos sintomas mencionados, a DTM exerce um impacto substancial na qualidade de vida dos indivíduos acometidos, causando desconforto, dificuldades na realização de funções básicas como mastigação e fala. O tratamento da DTM abrange tanto abordagens conservadoras quanto cirúrgicas. Inicialmente, é preferível adotar uma estratégia conservadora, que oferece a vantagem de ser um procedimento minimamente invasivo, priorizando a resolução dos sintomas sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Entre os recursos utilizados nesse contexto, o laser de baixa intensidade (LBI) tem se destacado como uma opção terapêutica eficaz, capaz de minimizar e controlar a dor associada à DTM. Adicionalmente, o LBI apresenta propriedades analgésicas específicas no local da dor, contribuindo para a redução do processo inflamatório.
  • Monografia Acesso aberto
    Celulite facial de origem odontogênica
    (2023-12) ALEGRIA, Bárbara Ruiz; SCHERNER, Fernanda; BUSS, Maiara; HAMES, Sophia Caroline
    Este estudo aborda as principais complicações relacionadas às infecções odontogênicas, como a Angina de Ludwig e a Celulite facial, mediastinite e trombose do seio cavernoso. Os objetivos incluem a exploração abrangente das manifestações clínicas, desafios diagnósticos e estratégias de manejo dessas condições complexas. Destacam-se a importância do diagnóstico precoce, tratamento eficaz e preservação das vias aéreas na angina de Ludwig, bem como a necessidade de intervenções rápidas para evitar complicações sistêmicas, como a disseminação para o mediastino, enfatizando o papel crucial da terapia antibacteriana de longo prazo. Conclui-se que as infecções odontogênicas podem ser problemas graves, com necessidade de abordagens multidisciplinares, garantindo seu manejo correto e diminuindo a incidência de óbitos. Essa revisão proporciona uma visão abrangente dessas condições, orientando futuras pesquisas e práticas clínicas.
  • Monografia Acesso aberto
    Métodos de reabilitação em casos de desgastes dentário severo em pacientes bruxômanos dentados totais
    (2023-12) FERREIRA, Ana Carolina; DIAS, Ana Soriane; SILVA, Beatriz Mikaella da
    Para realizar reabilitações complexas onde ocorrem múltiplas perdas das estruturas dentárias devido a desarmonia dos sistemas envolvidos na oclusão, faz-se necessário compreender a oclusão dentária, seus princípios básicos e os sistemas envolvidos, para poder devolver a estética e função ao paciente, devido às várias formas de tratamentos disponíveis para devolver estrutura aos elementos desgastados, esta revisão de literatura tem o objetivo de contextualizar os princípios da oclusão em uma reabilitação dentária múltipla, exemplos de reabilitação através de técnicas restaurações diretas como a reabilitação de acordo com o princípio de Dahl, técnica direct shaping by occlusion; semi diretas, como a técnica das placas vinílicas e as indiretas com materiais cerâmicos. Ao final da revisão foi observado que tanto com técnicas utilizando a resina composta quanto com a cerâmica são materiais confiáveis para a reabilitação, e que em ambas as técnicas, o uso da placa miorrelaxante é imprescindível pós-reabilitação. Esta pesquisa utilizou artigos das bases de dados PubMed, Google Acadêmico e livros publicados desde o ano 1975 ao ano de 2022. Como critério de inclusão, a literatura selecionada aborda o assunto do estudo presente, como reabilitar estruturas dentárias com múltiplos desgastes, princípios da oclusão, artigos e livros disponíveis integralmente na língua portuguesa, inglesa ou espanhola. Como critério de exclusão, os artigos não utilizados não se enquadram nos princípios do tema.
  • Monografia Acesso aberto
    Gestão de clínicas particulares
    (2023-12) ROTH,, Felipe; BACK,, Felipe; COSTA,, Maryah
    O presente trabalho de conclusão de curso explora a relevância da administração financeira eficaz, em conjunto com a experiência do cliente, e sua influência sobre as operações exercidas diariamente, escolhas estratégicas e a qualidade dos serviços oferecidos dentro de uma clínica odontológica privada. O estudo ressalta a necessidade de harmonizar profissionalismo com a integração de práticas de gestão financeira, com o propósito de assegurar a integridade da prática odontológica e aprimorar a experiência do cliente. Os principais tópicos abordados englobam o controle de custos, a determinação de preços dos serviços, a gestão do fluxo de caixa e a análise de desempenho, todos interligados à satisfação do cliente e de como melhorar a sua experiência. Isso proporciona uma visão abrangente das estratégias passíveis de implementação bem-sucedida em clínicas odontológicas. Acentua-se a importância crítica da gestão financeira no que diz respeito ao êxito profissional e à excelência na prestação de serviços odontológicos, ressaltando a necessidade de adotar uma abordagem equilibrada entre o profissionalismo e a gestão para enfrentar os desafios da prática odontológica contemporânea, e assim assegurar a eficácia no atendimento do paciente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A relação entre cirurgia ortognática e disfunção temporomandibular: uma revisão de literatura
    (2023-12) SCHÜTZ, Milena
    Este trabalho foi desenvolvido no intuito de investigar a relação entre a cirurgia ortognática e a disfunção temporomandibular (DTM). Este estudo faz uma revisão de literatura que abrange anatomia e função da articulação temporomandibular (ATM), avaliação pré-cirúrgica a ATM e procedimento cirúrgico, destacando as osteotomias sagital bilateral do ramo mandibular e Le Fort I. A discussão busca examinar a controvérsia sobre os efeitos da cirurgia ortognática nas DTMs presentes na literatura, destacando os estudos que apresentam uma melhora nos sintomas após o procedimento. Complicações como a reabsorção condilar idiopática é brevemente abordada, com ênfase na avaliação pré-cirúrgica. Conclui-se com este estudo que a cirurgia ortognática, embora não esteja indicada como tratamento direto das DTMs, em grande parte dos casos apresenta uma melhora nos sintomas. Porém, alguns pacientes podem não apresentar melhora ou, em casos raros, pode haver o agravo dos sintomas, exigindo uma abordagem conservadora ou cirúrgica. Este estudo também destaca a necessidade de pesquisas bem controladas para esclarecer melhor a relação entre cirurgia ortognática e DTMs.
  • Monografia Acesso aberto
    Laser de baixa potência no tratamento de parestesia do nervo alveolar inferior após extração de terceiros molares: revisão de literatura
    (2023-12) TESSAROLO, Georgia; BUBLITZ, Josiane Cristine Couto; NUNES, Sabrina Michelli
    A parestesia do nervo alveolar inferior pode ser manifestada após o procedimento de extração de terceiros molares inferiores. A lesão pode ser causada durante ou após a cirurgia e o paciente geralmente relata a alteração logo após a consulta. A sintomatologia pode variar e alguns dos principais sintomas relatados são: formigamento, dormência e ausência parcial ou total da sensibilidade. O objetivo do presente estudo é revisar a literatura sobre o tratamento com laserterapia em casos de parestesia após o procedimento de exodontia de terceiros molares inferiores e verificar a eficácia do tratamento para que seja utilizado na recuperação da lesão. Este estudo foi realizado a partir de uma pesquisa de revisão bibliográfica com análise detalhada dos artigos para obtenção dos dados de interesses específicos, de acordo com critérios estabelecidos, entre o período de 2018 a setembro de 2023, contemplados nas línguas portuguesa e inglesa. Foram selecionados 15 trabalhos. Os estudos utilizados para esta revisão avaliaram o total de 1001 pacientes, onde foram realizadas sessões de laserterapia como tratamento alternativo e com relato dos pacientes quanto a melhora na sensibilidade, devido a capacidade do laser em melhorar a função celular, regredindo o processo inflamatório e também ajudando na cicatrização da ferida cirúrgica. Este estudo discorre sobre a eficácia do uso do laser como terapia não invasiva no tratamento da parestesia. Conclui-se que a revisão de literatura fornece fortes evidências que embasam a utilização da laserterapia como alternativa viável e sem contra indicações para os pacientes com queixa de parestesia do nervo alveolar inferior, trazendo resultados positivos na melhora da sensibilidade dos pacientes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Manejo odontológico de pacientes com diabetes mellitus
    (2023-12) CASAGRANDE, Bruna M. Jansen; COSTA, Jady da; RONCAGLIO, Pablina R. Soeth; DAVID, Willian Jian Hertel
    O diabetes mellitus é uma doença metabólica causada por uma falha no metabolismoda glicose, onde o indivíduo portador da doença possui uma resistência à insulina ou a sua produção é pequena ou inexistente. O presente trabalho tem como objetivo orientar o cirurgiãodentista a diagnosticar e tratar as manifestações bucais dessa doença, como por exemplo: a síndrome da ardência bucal, a xerostomia, a hipossalivação, a doença periodontal, as infecções fúngicas e as lesões de cárie. Além de ensinar sobre as terapias medicamentosas, uso adequado de anestésicos e manejo odontológico nos casos de urgências e emergências durante o atendimento. Destaca também a importância do profissional da odontologia em saber orientar o paciente, tanto no controle da doença como no controle das complicações geradas pelo diabetes. Em vista disso, mostra o quanto é significante incentivar o paciente a seguir o tratamento correto, para que ele possa ter uma melhor qualidade de vida.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Medicina periodontal Doença periodontal e diabetes
    (2023-07-07) Canal, Melânia; Oliveira, Lucimar de
    O termo medicina periodontal define como uma infecção/inflamação periodontal pode afetar a saúde extraoral. Objetivo: discorrer sobre as diversas pesquisas e autores sobre a Medicina Periodontal, principalmente relacionando a Doença periodontal e Diabetes Mellitus. Materiais e Métodos: foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados: PubMed/Medline, google acadêmico, Scielo e livros. Conclusão: A Doença periodontal possui relação com doenças sistêmicas como Diabetes Mellitus, a inflamação causada pela doença periodontal piora a regulação dos níveis glicêmicos. Podendo interferir em seu tratamento se não controlada.
  • Monografia Acesso aberto
    Levantamento do seio maxilar: técnica da janela lateral versus transalveolar
    (2023-07-09) Rosa, Tainara; Nogueira, Helena Beatriz
    Introdução: Fisiologicamente o osso alveolar com o passar da idade é reabsorvido, outros fatores que influenciam, além da idade, são, perdas dos elementos dentais, patologias periodontais, reabilitação com próteses removíveis. Isso acarreta em uma perda considerável de rebordo alveolar no sentido horizontal e vertical. Para reabilitar pacientes com implantes ósseos integrados e que possuem um rebordo maxilar posterior sem altura suficiente para que o implante tenha estabilidade, é necessário o levantamento do seio maxilar. Podendo ser pela técnica da Janela lateral, aperfeiçoada por Tatum, 1976, traumática ou pela técnica dos Osteótomos de Summers, 1994, atraumática. Sua indicação dependerá do remanescente ósseo de cada paciente. Objetivo: É realizar uma Revisão de literatura comparando a técnica de levantamento do seio maxilar por meio da técnica da janela lateral e a técnica transalveolar, abordando, as indicações, complicações e biomateriais de enxertia.
  • Monografia Acesso aberto
    Lesões endoperiodontais: etiologia, diagnóstico, tratamento e classificações
    (2023-06-29) Hamm, Ana Caroline; Constante, Luiz Guilherme Heinz
    Introdução: Quando associadas as adversidades que afetam o periodonto e a polpa dental, formam as principais causas de perda de elementos dentários. As lesões endoperiodontais (LEP) ocorrem através de uma íntima relação entre os tecidos periodontais e pulpares. A LEP ocorre quando há uma degeneração de ambas as estruturas, que pode ser causada por patologias que acometem cada tecido, levando a progressão da lesão. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura acerca dos principais fatores etiológicos, diagnóstico, tratamento e classificações das LEPs. Metodologia: Foram selecionadas 56 referências, dentre elas bibliografias e artigos publicados entre 1964 e 2021. Revisão de literatura: Foram propostas diversas classificações para as LEPs, sendo a de Simon a mais utilizada, que dispõe de fatores etiológicos e forma de disseminação da lesão pelos tecidos como base. Sua etiologia ocorre pela interrelação das estruturas anatômicas, viabilizando a transição de patógenos de uma via para a outra. A principal forma de diagnóstico é por meio do histórico do paciente, exame clínico e exames de imagem, sendo indispensável o conhecimento do profissional sobre as características da lesão e da anatomia das estruturas envolvidas. Considerações finais: Um dos maiores desafios no tratamento da LEP é seu correto diagnóstico. Com seu foco inicial resultando da exacerbação de lesões endodônticas e ou periodontais, com sua etiologia ficando cada vez menos evidente conforme a lesão progride. As modalidades de tratamento são empregadas de acordo com o diagnóstico estabelecido, variando desde intervenções endodônticas e periodontais convencionais, à procedimentos cirúrgicos complexos. As expectativas futuras para o diagnóstico diferencial residem em parte na popularização das TCCB, bem como nas pesquisas que buscam materiais superiores ao agregado trióxido mineral (MTA).
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    O Uso da solução de Carnoy na remoção de Queratocisco redicivante
    (2023-07-07) Carvalho, Bianca Pratezi Rabello de; Rosa, Gabriela da Cruz; Silva, Laura Maria de Melo da
    De acordo com a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), os tumores odontogênicos são geralmente benignos, mas em casos raros, o queratocisto pode se transformar em um tumor maligno. Os tumores odontogênicos podem ser classificados em tumores epiteliais, mesenquimais/ectomesenquimais e mistos. O queratocisto odontogênico é um tipo de lesão cística que tem prevalência de se desenvolver nos ossos da mandíbula e é caracterizado por uma camada espessa de células que revestem o interior da lesão. O diagnóstico pode ser realizado através de exames de raio X. O queratocisto odontogênico é caracterizado por uma cavidade revestida por células epiteliais queratinizadas, as quais revestem a lesão que em seu interior possui um líquido aquoso e esbranquiçado contendo queratina, uma proteína que é produzida naturalmente no corpo humano. A remoção do queratocisto odontogênico ainda é um desafio na odontologia, devido à sua alta taxa de recorrência. No entanto, a solução de Carnoy tem sido utilizada como um adjuvante no tratamento desses tumores, com o objetivo de buscar reduzir as taxas de recidiva. A fórmula da solução é composta por etanol, clorofórmio e ácido acético glacial, apresentando propriedades fixadoras e desidratantes, além de ação citotóxica contra as células do epitélio cístico. A fórmula pode sofrer alterações dependendo do profissional e do objetivo do tratamento. Essa solução tem sido utilizada durante a cirurgia de remoção do Queratocisco, com o objetivo de destruir e inibir o crescimento do tecido cístico remanescente. Estudos têm demonstrado resultados encorajadores, com redução significativa das taxas de recorrência. É importante ressaltar que o paciente precisa ser acompanhado pelo cirurgião dentista antes e após a remoção do Queratocisco, a fim de monitorar a evolução do caso.
  • Monografia Acesso aberto
    Harmonização orofacial para pacientes com paralisia de Bell
    (2023-06-29) De Jeus, Gabriela Eloisa; Sehnem, Janiara; Bonamente, Marlon
    Esta revisão de literatura tem como objetivo estudar características da paralisia de Bell associada com os procedimentos de harmonização orofacial. Essa doença inicialmente pode ser confundida com Acidente Vascular Encefálico (AVE), porém a PB acomete somente a face, enquanto o AVE pode atingir diversas partes do corpo. Apesar de ser uma doença de origem idiopática, vem sendo associada a traumas e/ou infecções tanto bacterianas como virais (herpes simples e zoster). É descrita pela perda dos movimentos da face, consequentemente o paciente fica incapaz de estimular expressões faciais como sorrir, levantar a sobrancelha ou até mesmo piscar os olhos. A paralisia de bell na maioria das vezes afeta não somente a face do acometido, mas também o lado psicológico do paciente e familiares, impactando na autoestima podendo causar problemas sociais e profissionais ao mesmo. Para realizar o diagnóstico é necessário que o profissional esteja familiarizado com a doença, além do exame clínico é preciso realizar uma anamnese minuciosa para que seja diagnosticado e posteriormente tratado de uma forma eficaz, um tratamento multidisciplinar onde os profissionais buscam ajudar de forma significativa no bem-estar do paciente. Foi realizado uma pesquisa na base de dados do Google acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e PubMed, não houve restrições quanto ao período de busca e foram selecionados 33 artigos. Conclui-se que os procedimentos escolhidos são eficazes para tratamento da paralisia de bell, associado a ácido hialurônico, fios de sustentação e toxina botulínica. Os procedimentos são minimamente invasivos e tem como intuito proporcionar uma melhora na qualidade de vida dos pacientes.
  • Monografia Acesso aberto
    Prótese dentária móvel e qualidade de vida em idosos
    (2023-06-29) Requenha, Ândrea Corrêa; Requenha, Arnaldo Lázaro
    Resumo: Este trabalho envolveu uma pesquisa na literatura sobre os efeitos do uso ou não de próteses odontológicas móveis em usuários edêntulos e teve como objetivo avaliar as dimensões psicológica, física e social do efeito do uso de prótese móvel na qualidade de vida de idosos. A perda total ou parcial dos dentes permanentes é o resultado de ações mutilatórios que ocorrem ao longo da vida, condição esta que pode causar desconforto ao indivíduo e afeta sua qualidade de vida e por mais que alguns considerem como processo natural associado ao envelhecimento ela pode e deve ser evitada através de medidas preventivas, aconselhamento e higiene bucal correta. Os achados mostram que o edentulismo tem um impacto significativo na saúde bucal e na qualidade de vida das pessoas, pois afeta a fonética, mastigação, a ingestão de diferentes tipos de alimentos, levando a deterioração estética e efeitos psicológicos na população de idosos esses princípios diminuem o bem-estar e provocam alterações funcionais e psicológicas que parecem ser resolvidas com a solução de problemas estéticos. Quando os adultos são informados o suficiente para empregar na prevenção e tratamento odontológico, eles podem preservar seus dentes na velhice. Como esperado, o resultado final é que os usuários desdentados, quando se utilizaram de dentaduras para a reabilitação, exibiram transformações expressivas na saúde como: autoestima, reintegração social e condição física, qualidade de vida e recuperação da Estética, harmonia da face, mastigação, fala e deglutição. No entanto é necessário desenvolver novos trabalhos que abordem a relação entre dentes perdidos e qualidade de vida que venham a somar para uma melhor percepção sobre o assunto.
  • Monografia Acesso aberto
    O uso do laser de baixa potência como coadjuvante na prevenção e tratamento de Alveolite
    (2023-06-29) Costa, Camila Alessandra; Ely, Juliana; Palermo, Lilian Ferraz
    Este estudo aborda a alveolite, uma condição pós-extração dentária caracterizada por dor intensa, atraso na cicatrização e ocorre devido a degradação parcial ou total do coágulo, sendo de etiologia multifatorial. Podendo apresentar-se como alveolite seca (alvéolo vazio) ou purulenta (coágulo desorganizado e exsudato purulento). Por ser uma complicação dolorosa oriunda de interferências nos processos de reparo de feridas após as exodontias, o cirurgião dentista deve estar atento para os fatores que interferem nos processos de reparo, assim como conhecer as propostas de tratamento locais e sistêmicos, descritos na literatura variando desde o uso de soluções antissépticas pré-operatórias e pós operatórios. Diversos tratamentos têm sido descritos na literatura, incluindo a curetagem do alvéolo, irrigação com soro fisiológico e aplicação de alveogyl® como curativo. Além disso, a terapia sistêmica com antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos é frequentemente utilizada. No entanto, há relatos de tratamentos que retardam a cicatrização, destacando a importância de abordagens eficazes. A laserterapia tem surgido como uma opção complementar promissora, devido aos seus efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e cicatrizantes. Com baixas densidades de energia e comprimentos de onda adequados, a laserterapia tem mostrado resultados positivos no processo de reparação tecidual. Este estudo discute a eficácia da laserterapia como uma abordagem terapêutica não invasiva e complementar no tratamento da alveolite, fornecendo uma visão abrangente sobre sua aplicação e benefícios potenciais. Com base na revisão da literatura e evidências clínicas, a laserterapia surge como uma opção promissora para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e acelerar o processo de cicatrização em casos de alveolite pós-extração dentária.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Utilização de PRF em cirurgia parendodôntica
    (2023-06-29) Brandt, Ana Luiza; Mafra, Caroline; Strube, Julie Cristine
    O uso do PRF vem sendo utilizado em muitas áreas dentro da Odontologia e é considerado um material acessível por se tratar de um procedimento autógeno, rico em fatores de crescimento e com baixos riscos ao paciente. A cirurgia parendodôntica surgiu como método para promover a melhoria do quadro em lesões periapicais extensas em situações que apenas o tratamento endodôntico convencional não foi o suficiente. Portanto, estudos começaram a ser realizados para associar a cirurgia parendodôntica com a fibrina rica em plaquetas, aliada muitas vezes a outros materiais considerados favoráveis para uma reparação tecidual da região afetada como o MTA, enxertos ósseos de hidroxiapatita e membrana amniótica, métodos estes denominados como procedimentos de regeneração endodôntica (REPs). O objetivo deste trabalho foi comparar casos clínicos elaborados com o uso de fibrina rica em plaquetas associado ou não com procedimentos de regeneração endodôntica em cirurgias parendodônticas, através de revisão de literatura dos quais tiveram como propósito aprimorar a técnica inicial proposta por Choukroun de regeneração óssea e tecidual de áreas com lesões periapicais extensas, dentes com rizogênese incompleta, dentes com tratamento endodôntico insatisfatório e dentes acometidos por traumas. Resultados: Em todos os casos clínicos abordados os pesquisadores constataram a regeneração óssea e tecidual satisfatória das áreas afetadas em um período mais rápido do que os procedimentos sem a utilização do PRF, os períodos reduzidos de reparo ósseo utilizando técnicas com materiais associados enfatizando o método de REPs e constatando a potencialização da melhoria da região tecidual e diminuição do desconforto no pós operatório. Todos os casos clínicos apresentados obtiveram reparação 1óssea e tecidual no período entre seis meses a um ano, com resultados satisfatórios observados clinicamente e radiograficamente.