Psicologia

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    A saúde mental de voluntários: um diário de experiência
    (2023-12) KRIEGER,, Fernanda Samara Vaz; SABEL,, Natalie; SILVA,, Nathália da; CONTE,, Priscila
    Este trabalho tem como objetivo apresentar a construção dos afetos desenvolvidos e presentes no voluntariado, além abordar a saúde mental destes dentro do contexto do voluntariado na Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra de Blumenau, visando elencar os elementos Integrantes da qualidade de vida, relações afetivas e dinâmica do autocuidado dos voluntários inseridos nesse contexto, a partir de um relato de experiências das atividades desenvolvidas durante o estágio específico em psicologia. Foram elencadas como perguntas geradoras: (a) quais os afetos que norteiam a atuação desses voluntários? e (b) como esses voluntários gerenciam suas rotinas e mantêm seu autocuidado? Para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, o voluntário pode ser o único ponto de apoio, a única esperança de suporte e acolhimento. Assim, foi possível observar como a espiritualidade traz para esses indivíduos o senso de pertencimento à Comunidade através da atuação voluntária, os indivíduos possuíam faixa etária média entre 18 e 34 anos, fazem parte da comunidade há pelo menos 1 ano, majoritariamente casados e consideram sua participação como voluntário de forma essencial, adotando mais de uma função dentro da instituição, além de não identificarem tempo de lazer e autocuidado dentro de suas rotinas semanais. Assim sendo, conclui-se acerca da importância da implementação de formas de manutenção à saúde mental - como grupos terapêuticos - dentro de organizações que atuam com o voluntariado, uma vez que o espaço é visto pelos voluntários e participantes como parte do seu estilo de vida, além de que muitos não teriam esse acesso e apoio em outros ambientes de suas redes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Do quintal para o sofá: vivências e desafios de crianças e adolescentes durante a pandemia
    (2023-12) HARBS, Alexia Adriana de Oliveira; ROSA, Grazieli Georgi; OLIVEIRA, Luiza Cristiane de
    A presente pesquisa teve como objetivo geral discorrer sobre os efeitos experimentados por crianças e adolescentes ao longo do período da pandemia da Covid-19. O método utilizado foi o de pesquisa bibliográfica seguindo o formato de revisão integrativa da literatura, foram selecionados 20 artigos para compor essa revisão, publicados entre o período de 2020 a 2023, nas bases de dados SciELO, PePSIC, Periódicos CAPES e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), os termos utilizados para essa pesquisa foram “Pandemia da Covid-19”, “Saúde Mental” “Psicologia” e “ Crianças e Adolescentes”. Os resultados da pesquisa apontaram a prevalência de estudos publicados na região do Sul e Sudeste do Brasil. A discussão do presente artigo procurou salientar as principais dificuldades enfrentadas por crianças e adolescentes brasileiros durante o período da pandemia, sejam essas dificuldades de cunho psicológico, como o desenvolvimento ou agravamento de transtornos como o de ansiedade generalizada, transtorno depressivo e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), dificuldades no âmbito social como pobreza extrema, insegurança alimentar e a falta de acesso à internet e dispositivos eletrônicos adequados para participação de atividades escolares, que acarretaram em desafios significativos para crianças e adolescentes. Assim como, dificuldades educacionais, que além das limitações previamente mencionadas, notou-se que um grande número de crianças e adolescentes brasileiros abandonaram atividades lúdicas, recreativas e até mesmo suas responsabilidades escolares para ingressarem precocemente no mercado de trabalho, a fim de contribuírem com o sustento de seus lares. Além do aumento alarmante de atos de violência durante a pandemia da Covid-19 contra esses indivíduos, englobando violência física, sexual, psicológica e o trabalho infantil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A sobrevivência dos corpos sem lugar: expressões da transgeneridade na psicologia
    (2023-12) PAMPLONA, Jonas Rodrigo; SILVA, Laura Peters; FILIPPI, Lucas Simon
    A presente pesquisa foi produzida com o objetivo geral de analisar a produção da Psicologia relacionada à comunidade trans e travesti, buscando refletir sobre as formas de atuação da Psicologia em relação à vivência da comunidade trans e travesti e a partir deste ponto verificar os impactos da prática da Psicologia na vida de pessoas trans e travestis. Para tanto, o referencial teórico utilizado foi com base nas ideias de Michel Foucault, Achille Mbembe e Judith Butler, nomes que carregam perspectivas significativas nas discussões acerca do poder sob os corpos, necropolítica, biopoder e estudos de gênero. O método escolhido para contemplar os objetivos foi a revisão bibliográfica, sendo que nas bases de dados Scielo e CAPES foram selecionados 31 artigos entre os anos de 2004 e 2022. Durante toda a análise destes artigos relacionamos dados sobre violência levantados pela ANTRA a fim de destacar a importância das mobilizações em torno do tema. Os resultados encontrados revelam muito sobre a situação atual da produção acadêmica no Brasil e cria veredas ricas para o debate em várias direções, política, saúde, educação e trabalho são as mais citadas e a partir de cada um delas seria possível desdobramentos e contribuições significativas, porém, mantemos o foco na discussão, sobre a maneira que a produção acadêmica de Psicologia encara o sistema cisnormativo presente, enfatizando o impacto que o tema carrega, bem como a relação existente entre a problemática apresentada e necropolítica e biopoder. Por fim concluímos que a Psicologia está inserida em uma cultura e política cisnormativa pós-colonial, que corrobora com a perpetuação da necropolítica e poder sob os corpos, consequentemente para a violência e marginalização de identidades trans e travestis.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Contribuições da psicologia hospitalar frente aos impactos psicossociais na rede de apoio familiar
    (2023-12) MARANGONI, Eloise; PADILHA, Amanda; REMPEL, Carolina
    Este trabalho teve por objetivo apresentar as contribuições da psicologia hospitalar para minimizar os impactos psicossociais da rede de apoio familiar de pacientes internados. Para tanto, foi desenvolvido um breve contexto histórico sobre a Psicologia Hospitalar, o papel do psicólogo neste contexto e apontamentos sobre os possíveis impactos psicossociais na rede de apoio familiar. Trata-se de um estudo exploratório, com método de pesquisa bibliográfica que visou a busca de artigos nacionais como objetos de análise. Ao todo, foram analisados 20 artigos, publicados entre os anos de 2013 a 2023 nas bases de dados BVS e CAPES com os termos “Psicologia Hospitalar e Rede de Apoio”. Os resultados da análise apontaram a prevalência de estudos publicados nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do país, sendo observado que a predominância de publicações são de revistas da área da Enfermagem. A partir disso, a discussão do presente artigo focou na análise da visão dos profissionais da saúde sobre o papel da rede de apoio familiar e quais os impactos psicossociais desta rede no processo de hospitalização. Após, descreveu-se as intervenções realizadas para minimizar os impactos psicossociais da rede de apoio familiar. Constatou-se que a rede de apoio exerce um papel fundamental para a recuperação dos pacientes e que a Psicologia Hospitalar dentro de um trabalho multidisciplinar pode contribuir com uma conduta empática, comunicação efetiva, ferramentas de apoio e promoção da saúde.
  • Monografia Acesso aberto
    Neurobiologia do luto e suas implicações na prática clínica: abordagens e estratégias terapêuticas
    (2023-11) AMARANTE, Amanda Borges dos Santos; PINHEIRO, Jessica de Souza; CRUZ, Luana Almeida da; REICHERT, Maira Luiza
    Não obstante a incapacidade do ser humano de encarar a ideia de finitude da vida com naturalidade, a perda de um ente querido ainda se mostra como um acontecimento inevitável a ser enfrentado. Portanto, tratar acerca do luto têm se mostrado, com o passar dos anos e a evolução dos estudos na área, um feito essencial a fim de possibilitar ao indivíduo uma melhor compreensão a respeito da dor para então ressignificá-la. Mas mais do que isso, entender as alterações neurobiológicas que ocorrem nesse período é de suma importância para propor ferramentas ao enlutado que o permitam passar mais facilmente pelo luto. Destarte, esta monografia tem por objetivo compreender os aspectos neurobiológicos do cérebro enlutado a partir das fases de Elisabeth Kübler-Ross para então propor recomendações que atendam à necessidade do paciente ao longo do processo terapêutico. Para tal, a metodologia executada consistiu em uma pesquisa exploratória bibliográfica para identificar e analisar estudos relevantes acerca do tema, se utilizando de um arcabouço composto por livros e artigos científicos extraídos das bases de dados CAPES, SciELO e PePSIC. Quanto aos resultados, foi constatado um déficit de estudos que relacionem aspectos neurobiológicos do cérebro com os estudos das fases do luto de Kübler-Ross e, por consequência, de pesquisas que relacionem esses dois aspectos com a prática clínica, motivo pelo qual a presente monografia se prova relevante para os profissionais e demais interessados neste vasto campo de estudo.
  • Monografia Acesso aberto
    "Meu pai foi comprar cigarro": identificando a bibliografia acerca do estilo parental negligente e suas relações com a saúde mental e comportamento na infância e adolescência
    (2023-12) GONDIN, Kalil Lucas Xavier de Oliveira; FEDER, Lucilena Vogel Pitz; SOUZA, Stéfany Biondes
    Com o objetivo de examinar a relação entre o estilo parental Negligente, proposto por Maccoby e Martin (1983) e as suas influências na saúde mental de adolescentes e jovens adultos, bem como comportamentos observados, o presente artigo, utilizando-se de uma revisão integrativa da literatura científica, evidenciou o possível impacto causado em diversos aspectos da vida comum dos jovens. Para tanto, foram selecionados 18 artigos para a análise desta revisão, dispostos entre um espaço de tempo de 23 anos (2000-2023), publicados nas bases de dados Scielo, Periódicos CAPES e Pepsic, empregando os descritores “Estilos Parentais”, “Negligente” e “Família”. Os resultados alegaram preponderância em publicações nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, não havendo artigos selecionados na Região Norte e Centro-Oeste. Doravante, a discussão focou-se na apresentação de fatores ligados à saúde mental e/ou tendências comportamentais, além de justapor e argumentar com artigos presentes no referencial teórico cujo período antecede o marco temporal, de forma a justificar possíveis mudanças sobre a ótica da Psicologia. Em conclusão, o estudo concorda com a maioria dos teóricos ao reafirmar que, o ambiente familiar, caracterizado por conflitos e negligência, pode afetar negativamente o bem-estar emocional das crianças, levando a problemas como ansiedade e depressão. É crucial reconhecer que o equilíbrio entre limites impostos e comunicação aberta é a essência para o desenvolvimento saudável das crianças.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A vivência de pacientes submetidos ao transplante
    (2023-11) BAGATOLI, Milena Correia; FARIAS, Paloma
    A presente pesquisa teve como objetivo mapear a vivência dos pacientes submetidos ao transplante de órgãos sólidos e a importância do profissional de psicologia nesse processo. Para tanto, é apresentado um breve histórico sobre o início do transplante no Brasil, assim como a atuação do psicólogo hospitalar. O método utilizado foi a revisão integrativa, onde foram selecionados 28 artigos para a pesquisa publicados entre os anos de 2000 a 2022, nas bases de dados CAPES, BVS, Scielo e Pepsic, a partir das palavras chaves “Psicologia” e “Transplante”. Os resultados da análise apontaram para a prevalência de artigos relacionados ao transplante de rim, assim como a prevalência de artigos publicados na região Sudeste, seguido da região Nordeste, e ausência nas regiões Norte e Centro-Oeste. Houve uma predominância de autores com formação em enfermagem, porém foi identificado também que 10 dos artigos foram produzidos apenas por profissionais de psicologia. Com isso, a discussão do estudo focou em compreender como os indivíduos experienciam o processo de transplante desde o diagnóstico até o período após o transplante. A partir disso a discussão foi pautada pelas seguintes perspectivas: a vivência dos pacientes e a psicologia envolvida no processo de transplante. O referencial teórico utilizado foi Lev Vygotsky e Valdemar Augusto Angerami-Camon. Portanto, percebeu-se como é importante compreender a vivência dos pacientes de forma singular considerando todas as particularidades dos indivíduos, e em como o profissional da psicologia é essencial para minimizar o sofrimento causado pelo processo de transplante.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Conexões virtuais, impacto real: o papel das mídias sociais na saúde mental.
    (2023-11) SILVA, Gabrielle de Medeiros; KOPSCH, Ian Gustavo; MUELLER, Sabrina
    As mídias sociais têm um impacto significativo na saúde mental dos usuários, apresentando tanto efeitos positivos quanto negativos. Embora ofereçam oportunidades para conexões sociais e expressão pessoal, também estão associadas a preocupações crescentes, como o cyberbullying, a exposição a conteúdos prejudiciais e a comparação social, levando a sentimentos como tristeza e insatisfação. A presente pesquisa teve como temática esse impacto, a partir de uma revisão bibliográfica nas bases de dados CAPES e BVS. Foram analisados 24 artigos publicados entre 2018 a 2023. Inicialmente, a busca foi feita com palavras-chave mais amplas, porém, foram ajustadas para "mídias sociais" e "saúde mental" para obter resultados mais precisos. A pesquisa abordou os efeitos e as consequências das mídias sociais na saúde mental, bem como, as patologias desencadeadas pelo excesso das mesmas. Foi destacado a ressignificação das plataformas digitais durante a pandemia da COVID-19, a dependência e o potencial de vício, além dos riscos associados ao tempo prolongado de exposição às telas, incluindo o desenvolvimento de transtornos psicológicos como ansiedade, distúrbios alimentares e depressão.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Essa rua não é minha: as violências enfrentadas por mulheres que fazem dela sua morada.
    (2023-12) FARIA, Ligia de Paula
    Esta pesquisa teve como temática à violência em relação a mulheres em situação de rua e buscou conhecer e entender o que tem sido pesquisado sobre o tema a partir de uma revisão bibliográfica. Com isso, foi desenvolvido um breve contexto sobre a situação de rua no Brasil. Foram realizadas buscas nas bases de dados Scielo e CAPES, com os descritores mulheres, situação de rua e violência. A pesquisa foi feita considerando os anos 2010 a 2023, chegando à amostra final composta por 10 artigos. O objetivo geral foi conhecer o contexto de como as mulheres em situação de rua vivenciam a violência e como específicos a) identificar os tipos de violência aos quais as mulheres em situação de rua estão expostas; b) mapear as possíveis consequências dessas formas de violência; e c) descrever quem está produzindo sobre essa temática. Os resultados apontaram a prevalência de publicações na região Sul e Sudeste, com maior número de artigos publicados em 2021. O referencial teórico utilizado foi da psicologia social e apontou a violência como principal fator que desencadeou a situação de rua na vida dessas mulheres. Os principais tipos de violência apontados antes e após a vida nas ruas foram: violência estrutural, física, psicológica e sexual. A discussão desta pesquisa focou nos fatores de violências associados à condição de situar nas ruas, as dificuldades que as mulheres enfrentam e alguns dos motivos que as levaram à essa condição e a interconexão entre gênero, estar em situação de rua e saúde evidenciando a importância de políticas públicas voltadas para essa população, e a necessidade de se investir em mais investigações na área.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O degrau cinza e branco da escola: uma reflexão sobre a psicologia e a escola pública
    (2023-12) BAULER, Bruno Felipe; MODANESE, Gabriel Antonio; REGIS, Anna Carolina; SANTOS, Gabriela Araujo dos
    Este trabalho teve como objetivo principal identificar e analisar o papel da escola pública na vida dos estudantes. Para isso, foram realizadas pesquisas referentes a escola pública, o papel do psicólogo nesse ambiente e a percepção dos alunos sobre esses locais. O método de pesquisa utilizado foi de revisão bibliográfica e foram selecionados 19 artigos para a formulação deste trabalho. Os artigos analisados foram publicados entre os anos de 2021 e 2023 (nas bases de dado SciElo e Capes), com os termos ''psicologia'' e ''escola pública''. Analisando os resultados nota-se predominância de publicações nas regiões do sudeste e centro-oeste, sem nenhum artigo publicado nas regiões do norte e nordeste. O maior número de trabalhos identificados foram publicados no ano de 2021. Conclui-se que o papel do psicólogo nesse meio tem sua importância no momento de dar voz ao estudante e trabalhar como um mediador entre a saúde mental e as instituições de ensino, trabalhando com a não medicalização e com novas estratégias para amplificar a obtenção de conhecimento dos alunos por meio de um trabalho interdisciplinar com professores.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Conhecendo a morte através do livro infantil: “Pode chorar, coração, mas fique inteiro”
    (2023-06-07) Tironi, Karina Zulauf
    Parece haver a necessidade de esconder, de “superar” a morte o mais rápido possível. E se já é algo tão complicado para os adultos, como pode ser para as crianças? São essas questões que norteiam este trabalho que possui como objetivo principal analisar o livro infantil do autor dinamarques Glenn Ringtved, “Pode chorar, coração, mas fique inteiro”, partindo da perspectiva do luto vivenciado por crianças. E, como objetivos específicos: a) Descrever as diversas perspectivas do luto para a psicologia; b) Apresentar a obra “Pode chorar, coração, mas fique inteiro”do autor Glenn Ringtved; c) Analisar como o processo do luto infantil é desenvolvido nesta obra e d) Compreender como o livro de Glenn Ringtved pode ser utilizado no manejo de psicólogos/as. Para tanto, esta pesquisa baseia-se no método de pesquisas exploratórias e revisão bibliográfica de artigos e livros para a posterior análise do livro infantil de Glenn Ringtved. Os objetivos são elaborados e estudados com base em autores conhecidos por suas obras com temáticas de morte e luto, como Maria Júlia Kovács, Elisabeth Kübler-Ross, John Bowlby, entre outros, e também livros e artigos que tratam do luto infantil e o aprendizado lúdico das crianças. Por fim, uma análise sobre o potencial do livro de Glenn Ringtved para psicólogos ao se tratar de um momento e tema tão difícil quanto a morte.
  • Monografia Acesso fechado
    O desempenho da função materna de mães solo
    (2023-07-06) Lima, Sabrina Xavier
    O objetivo geral deste trabalho é analisar a vulnerabilidade e potencialidade na relação afetiva entre mãe e filho na ausência da figura paterna, tendo como base seus desafios e aspectos psicológicos, buscar compreender de que forma esses eventos acontecem e como eles são percebidos diante de uma sociedade. Também como os objetivos específicos, sendo eles: Identificar na literatura as alterações sociais frente a maternidade e as consequências para a relação mãe e filho; Apresentar os resultados do estudo realizados com mães solteiras e sua percepção sobre a maternidade. Assim, os sujeitos de pesquisa serão 05 participantes mulheres, com idade entre 20 e 40 anos de idade. Os dados serão coletos através de entrevista semi-estruturada, a partir de um questionário, contendo perguntas abertas. A análise de dados ocorrerá a partir da técnica de análise e conteúdo de Bardin, sendo esta pesquisa de caráter qualitativo. O campo de pesquisa se dará na cidade de Blumenau, Santa Catarina.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A influência da autoestima na qualidade de vida da mulher sob olhar da terapia cognitivo comportamental
    (2023-06-29) Oliveira, Thaysa; Fernandes, Bianca Nascimento
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo que envolve qualidade de vida e autoestima, sua relação e o olhar da terapia cognitivo comportamental diante disso. Por meio da aplicação de escalas de validação com cento e cinquenta mulheres, visando auxiliar na análise de fatos e aprofundar mais o estudo, com perguntas introdutórias focadas em entender o perfil de cada uma delas, e depois com perguntas mais específicas e com viés mais teórico, foi possível projetar como elas se percebem e quais aspectos têm influência nessa percepção, além de levantar discussões acerca do tema. A coleta de dados foi feita através de uma pesquisa quantitativa aplicada online, e foi tabulada com objetivos específicos no decorrer do desenvolvimento do trabalho.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O lugar do outro no discurso e na visão de mundo do paciente dentro de uma Clínica-Escola e deus desdobramentos
    (2023-06-19) Schütz, Aymê Luiza Brueckheimer; Correia, Andrielle da Rosa
    O lugar e a função do outro é fator determinante para a formação, o desenvolvimento, e a visão de si que o ser humano cria. A forma como o dizer do outro constitui e determina a vida de alguém vai mudar de acordo com a subjetividade e a interpretação de cada um, e, em muitos casos pode ser visto como fator de sofrimento e dependência. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é investigar o lugar e a função do outro a partir do discurso e da visão de mundo do paciente da Clínica-Escola e seus desdobramentos para o processo terapêutico dentro das teorias da Psicanálise e da Terapia Cognitivo Comportamental. Ainda objetivou-se identificar como este outro é visto e entendido por estas abordagens, bem como localizar o outro na escuta dos estagiários da Clínica-Escola de Psicologia e analisar os dados reunidos e as implicações destes para a prática clínica. A relevância deste estudo se dá nos desdobramentos dos resultados da investigação para o manejo clínico, pois a partir da identificação do nível de influência dos outros para o paciente pode-se delimitar as ferramentas mais adequadas para a condução dos casos. O resultado da pesquisa bibliográfica na área da Psicanálise apontou que o outro constitui o eu e o influencia em grande medida, assim como na área da Teoria Cognitivo Comportamental apontou-se que as pessoas influenciam e são influenciadas pela visão de mundo do paciente e por seu modelo cognitivo. A pesquisa referente à escuta dos alunos mostrou que o outro está presente e entrelaçado com os pacientes, de formas singulares e determinantes. O outro, desta forma, tem um lugar de destaque na vida dos pacientes, e isso pode ser usado no manejo terapêutico dentro da Clínica-Escola para auxiliar os pacientes a encontrar uma via com algum grau de autonomia deste outro, considerando sua função e importância para si mesmos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Síndrome do impostor no mercado de tecnologia da informação
    (2022-11-30) Souza, Luan Gustavo de; Kleine, Cintia; Morais, Luana; Schreiber, Lucas
    O presente trabalho teve como objetivo analisar a saúde mental, no que se refere à Síndrome do Impostor em pessoas que atuam no mercado da tecnologia da informação, além de analisar outros divisores sociodemográficos e averiguar seu impacto quanto a Síndrome do Impostor. Além dos objetivos diretos do trabalho um fator decisivo para o seu desenvolvimento foi a falta de materiais científicos brasileiros do assunto e a falta de consenso na maioria dos trabalhos quanto a certa predominância como do gênero feminino no Fenômeno do Impostor. A obtenção dos resultados ocorreu através de uma vasta pesquisa bibliográfica aliada à de um questionário sociodemográfico e da adaptação brasileira realizada por Thereza Christina Garcia Bezerra et al da escala Clance do Fenômeno do Impostor. Após a aplicação do questionário e análise dos dados, com uma base de respondentes de 133 pessoas chegou-se ao resultado de que o gênero não é o maior fator determinante da presença do Fenômeno do Impostor, mas sim a raça ou etnia. Concluindo assim que esta linha de estudo e aplicação de pesquisas pode e dever ser explorada em trabalhos futuros para uma análise de dados maior para uma opinião definitiva sobre o assunto.
  • Monografia Acesso aberto
    Generalização da adolescência: estigmas e implicações sociais vistas a partir da experiência do adolescente
    (2022-11-30) Schmidt, Leticia Karine; Souza, Amanda Cristiane Rosenbrock Alves de; Almeida, Andressa Rachinhas de; Mireider, Maria Carolina Furtado
    Quando o assunto é adolescência na sociedade contemporânea, há desafios referentes à compreensão e a aceitação das escolhas que são feitas nessa fase do desenvolvimento. Há dificuldade na compreensão de que todo o indivíduo se constrói a partir das relações sociais, ou seja, sujeitos sócio-históricos. A adolescência tem sido explicada somente de forma subjetivista, pelos olhos de quem tutela, e não singulariza-se o processo de quem está passando pela adolescência, portanto, deve se superar a visão biologizante que há na adolescência e que leva os adultos, e muitas vezes o próprio adolescente, a uma concepção determinista, ou seja, sendo entendida muitas vezes somente a partir das inquietações e mudanças decorrentes da puberdade. Com o aprofundamento do tema, espera-se um enfoque acadêmico mais atento para as contingências que dão vazão à estigmatização dos adolescentes, a análise crítica de comportamentos normalmente estigmatizados, para que o estudo sobre a adolescência não seja pautado apenas na visão dos adultos sobre o tema, que haja reflexão para entender a origem dos rótulos e sua serventia à aqueles que os projetam e as consequências para aqueles que os sofrem.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Transtorno de pânico e o vazio social
    (2022-11-30) Pereira, Amanda Larissa; Nazario, Danyelle Eberle; Ferreira, Paloma Rocha; Felski, Rafaela de Souza
    A ansiedade e seus transtornos atingem grande parte da população mundial e, consequentemente, geram impactos em suas atividades cotidianas. Sabemos que há vários fatores envolvidos na causa deste transtorno, um evento traumático, abuso de substâncias, situações estressantes, entre outros desencadeadores. Diante do cenário atual, onde se faz presente uma rotina de vida acelerada, é comum observarmos o crescimento de pessoas que acabam desenvolvendo o distúrbio conhecido como transtorno de ansiedade. Compreende-se que a ansiedade é uma característica comum do ser humano, e pode se tornar um indicador de um transtorno quando causa sofrimento e passa a interferir na vida social do sujeito. De acordo com pesquisas, alguns dos sinais e sintomas intensos da síndrome são: taquicardia, sudorese, sensação de formigamento, tontura, dor de cabeça e dores musculares. Nesse sentido, a pesquisa se aprofunda especificamente em torno do Transtorno de Pânico e Agorafobia, sendo que estes fazem parte dos distúrbios da ansiedade. De forma introdutória, o Transtorno de Pânico é caracterizado por frequentes ataques ou crises de pânico, cujo os sintomas mais comuns são taquicardia, tontura, falta de ar, dor de cabeça e no corpo, que atingem o sujeito em poucos minutos, mas principalmente a sensação de morte iminente. Como observado no decorrer da pesquisa, é comum que no Transtorno de Pânico apareça a Agorafobia. Esta, por sua vez, é caracterizada pela ansiedade ou medo intenso de se expor a diversas situações. O sujeito evita tais contextos que julga ser difícil de se retirar ou que podem lhe causar pânico, evitando principalmente situações em difíceis de encontrar uma saída ou alguém disponível para ajudá-lo. A Agorafobia é considerada o transtorno fóbico que mais incapacita o sujeito diagnosticado. Em alguns casos, ficar em casa e cada vez mais afastado do convívio social é muito frequente. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo pesquisar sobre como ocorrem as relações sociais do sujeito que sofre de Transtorno de Pânico e Agorafobia. Demonstrando através de pesquisa bibliográfica, a conceituação dos transtornos, uma melhor compreensão dos sintomas, critérios diagnósticos e a verificação do impacto na vida do sujeito acometido por estes transtornos. Diante do exposto, a proposta geral deste estudo torna-se relevante socialmente pois busca abordar o Transtorno de Pânico, assim como também a Agorafobia e o vazio social, as dificuldades encontradas em meio às relações sociais, a evitação de situações e/ou pessoas e as consequências no dia a dia do indivíduo, contribuindo assim para um maior entendimento acerca dos Transtornos. Em relação à relevância científica ao tema estudado, apresenta-se um olhar mais específico para o sofrimento do sujeito, principalmente no que se refere aos seus medos e angústias.
  • Monografia Acesso aberto
    Afetações psicológicas consequentes da idealização materna
    (2022-11-30) Flores, Anna Helena; Luz, Isadora Corrêa da; Botelho, Júlia Moretti
    A idealização da Maternidade traz consigo diversas consequências a saúde da mulher contemporânea. O presente trabalho busca identificar as afetações psicológicas oriundas da romantização do ser mãe, conceitualizando termos como a Maternidade Compulsória, Sentimentos de Ambivalência, Maternidade da Culpa. Além de, refletir acerca da construção histórica e cultural do conceito de maternidade, da maternidade na era pós-moderna-Moderna e suas implicações socioeconômicas. Dessa forma, optou-se por uma pesquisa bibliográfica dos últimos 20 (vinte) anos onde foram encontrados 15 (quinze) artigos que cumpriam com os seguintes critérios: serem escritos por psicólogos e/ou cientistas sociais e terem como temática central a idealização da maternidade. Tal fenômeno demonstrou-se ser um agravante para o desenvolvimento de transtornos como Depressão Pós-Parto, Ansiedade e Síndrome de Burnout. O papel da psicologia é desempenhar reflexões e compreender o contexto que os indivíduos estão inseridos a fim de auxiliar de forma assertiva no enfrentamento de angústias, martírios e dificuldades envolvidos nessa visão idealizada de maternidade.