A importância da educação física escolar na percepção dos professores da APAE de Jaguaruna/SC

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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Souza, Vitor José Silva
Orientador
Junior, José Acco
Coorientador
Resumo
This study aims to identify the perception of teachers who work at APAE in Jaguaruna / SC about the learning, experiences and development of students with intellectual disabilities after Physical Education curricular classes, thus seeking to describe how teachers perceive special students and what role they have in learning for the training of people with disabilities. The research was carried out at APAE in Jaguaruna / SC. The approach was qualitative and descriptive with a recalling characteristic and was applied to the teachers in the form of a questionnaire, without taking into account the age group, race or sex of the interviewees. The inclusion criterion was to be a school teacher and as an exclusion criterion, the teacher who did not answer all the questions or who refused to participate in the research. The results achieved were that, in the perception of teachers, students improved after Physical Education classes in the Relationship with Teachers, Walking more safelys a tie between improvement in Concentration and be came more participatory and critical.
O presente estudo tem como objetivo identificar a percepção dos professores que atuam na APAE de Jaguaruna/SC sobre a aprendizagem, vivências e desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual após as aulas curriculares de Educação Física, buscando assim descrever como os professores percebem os alunos especiais e qual papel que eles têm na aprendizagem e na formação da pessoa com deficiência. A pesquisa foi desenvolvida na APAE de Jaguaruna/SC. A abordagem foi qualitativa descritiva com característica recordatória e foi aplicada com os professores em forma de questionário, não sendo levada em conta a faixa etária, raça ou sexo dos entrevistados. O critério de inclusão foi ser professor da escola e como critério de exclusão, o professor que não responder todas as perguntas ou que se recusar a participar da pesquisa. Os resultados alcançados foram que na percepção dos professores os alunos melhoraram após as aulas de Educação Física no Relacionamento com os Professores, Caminhar com maior segurança e a melhora na Concentração e Tornaram-se mais participativos e críticos.

Palavras-chave
Percepção, professor, deficiência, APAE.
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