Lutas na educação física escolar: a realidade entre professores do município de Laguna/SC

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Burin, Anna Julia Beinlich
Orientador
Junior, José Acco
Coorientador
Resumo
The matter is part of the physical education curriculum, being primarily responsible for the development of physical, motor, cognitive and affective. Knowing that the content matches the block is part of the NCP's, this article seeks to verify, with Physical Education teachers in the municipality of Laguna / SC, about the use or not of the content of struggles in the school context. The work also hopes diagnose the causes that contribute or not to use the content fights, a historical context. To collect data for this study was used as a tool to collect a questionnaire with open and closed questions. This questionnaire was administered to ten professionals in Laguna/SC Schools, which were targeted individually to understand the importance, the reasons and the search criteria. The analysis of the data collected gave up descriptively, and found that although most teachers are aware of the benefits that the practice of providing struggles, they do not use content in specific classes. However, some teachers revealed using elements from the struggles in other content.
A matéria Educação Física faz parte do currículo escolar, sendo o principal responsável pelo desenvolvimento dos aspectos físicos, motores, cognitivos e afetivos. Sabendo que o conteúdo lutas faz parte do bloco de conteúdos citados dos PCN’s, o presente artigo busca verificar, junto aos professores de Educação Física do município de Laguna/SC, sobre a utilização ou não do conteúdo lutas no contexto escolar. Para a coleta dos dados deste estudo, foi utilizado como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas. Esse questionário foi aplicado aos profissionais de escolas de Laguna/SC, os quais foram orientados individualmente para entenderem a importância, os motivos e os critérios da pesquisa. A análise dos dados deu-se descritivamente, e constatou-se que embora a maioria dos professores tenha conhecimento dos benefícios que a prática das lutas proporciona, eles não utilizam o conteúdo em aulas especificas. Entretanto alguns professores revelaram utilizar elementos oriundos das lutas em outros conteúdos pedagógicos.

Palavras-chave
Educação Física. Lutas. Escola.
Citação