Estudo de caso: criação de um software com base em automação de processos para a realização de auditoria interna do programa 5s em células automatizadas aplicado em empresa na área têxtil

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Queiroz, Herman Schwank Silva
Parizotto, Vinicius Zgoda
Orientador
Oliveira, Solange Alves Costa Andrade de³
Coorientador
Silva Filho, Carlos Roberto da
Resumo
Uma célula automatizada tem como principal objetivo em indústrias têxteis a produtividade, porém uma automatização sem uma gestão adequada pode comprometer o investimento aplicado. Apesar de ser automatizada, a célula usada como estudo de caso, por esse trabalho, necessita de cuidados atentos pelo operador e realimentação da matéria prima. Dessa forma, foi sugerida a implementação de uma padronização e rotina alinhado com o desenvolvimento de um novo processo utilizando ferramentas digitais para facilitar a gestão e a governança de auditorias para manter e fomentar uma cultura empresarial para maximizar o potencial dos processos automatizados. O estudo de caso é feito com base no programa de 5S de uma empresa têxtil com instalações no Vale do Itajaí.
An automatic cell has productivity as the main goal in textile industries although automation without proper management can compromise investments. Despite being automated, the cell used as a case study for this work requires a lot of care and raw material supply on behalf of the operator. Thus, it was suggested the implementation of standardization and routine in line with the development of a new process using digital tools to facilitate the management and governance of audits to sustain and promote a corporate culture also to maximize the potential of the automated processes. The case study is based on the 5S program in a textile company with facilities in Itajaí Valley.

Palavras-chave
Metodologias, processos manuais, ferramentas digitais, 5s, Automatização de Processos
Citação