Aplicação das etapas define, measure e analyse da ferramenta dmaic a fim de aumentar a quantidade de vendas de uma microempresa do setor alimentício

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Cechin, Adriano
Orientador
Pires, Rafael Aparecido da Silva
Coorientador
Resumo
Com o cenário mercadológico cada vez mais competitivo, as empresas precisam estar em constante inovação, apresentando sempre um diferencial para atender às necessidades dos clientes. O mesmo acontece na área de vendas, em que a competição e a concorrência são cada vez mais acirradas. Dessa forma as ferramentas DMAIC e Six Sigma trabalhando de forma conjunta tem diminuído os problemas nos produtos e nos processos das empresas, buscando qualidade e aumento da lucratividade. Assim o objetivo deste artigo é demonstrar por meio de um estudo de caso em uma microempresa do setor alimentício, a aplicação das ferramentas nas partes iniciais de um projeto Six Sigma a fim de propor soluções estratégias para aumentar a quantidade de vendas e consequentemente a lucratividade. Realizou-se um levantamento dos dados de vendas através de análises do histórico dos últimos seis meses, aplicou-se ferramentas utilizadas nas etapas Define, Measure e Analyse, com o propósito de traçar um plano de ação. Com base nesse contexto, o presente trabalho destacou possíveis fatores relacionados ao baixo volume de vendas e propôs ações para obter um possível aumento nas vendas da empresa de estudo e, consequentemente, aumentar a lucratividade.

Palavras-chave
Six Sigma, DMAIC
Citação