Inclusão de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) nas aulas de educação física escolar: Uma revisão sob a perspectiva biopsicossocial

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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Martins, Ana Paula Souza
Orientador
Guimarães, Larissa Oliveira
Coorientador
Resumo
Certamente as crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) apresentam dificuldades motoras, em especial, na coordenação motora fina e global, que acaba interferindo na realização de tarefas cotidianas como, por exemplo, levantar um zíper ou amarrar o cadarço do sapato, fatos que levam à criança a depender do auxilio dos pais ou responsáveis a todo o momento, e por conta disso, sentir-se incapacitada para realizar atividades de caráter coletivo. Além disso, a principal demanda surge a partir da alta dificuldade de se relacionar socialmente, o que leva a desenvolver casos de ansiedade e depressão. Isto se torna a causa do isolamento social, lembrando que crianças com TDC, por apresentarem dificuldades motoras acabam sendo intimidadas por colegas em âmbito escolar, o que leva ao bullying e suas consequências. Desta forma, este estudo busca analisar a inclusão destas crianças nas aulas de educação física por meio de atividades lúdicas, para assim, ajudá-las a refletir acerca do bullying através da cultura corporal do movimento, sendo possível também pensar essa discussão em ambiente familiar, enfatizando a importância do respeito ao outro e a si mesmo. Para realizar tal fato, foi necessário realizar um levantamento bibliográfico de materiais científicos, capítulos de livros e artigos, trabalhos acadêmicos e teses de mestrado e doutorado na área da pesquisa. Concluindo, este estudo científico priorizou a reflexão sobre os aspectos da inclusão de crianças com déficit motor como o transtorno do desenvolvimento da coordenação nas aulas de educação física, buscando estratégias de inclusão através de estudos já publicados, e perceber como a educação física escolar pode contribuir para a formação desse aluno como um todo, dentro de uma perspectiva biopsicossocial, em um aspecto de ensino crítico e reflexivo.

Palavras-chave
Educação física, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, Inclusão, Dificuldade motora, Bullying
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