Estudo de implementação semafórica em uma interseção de Florianópolis

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Data

2021

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Oliveira, Felipe Ramos de

Orientador

Oliveira, Fernanda Soares de Souza

Coorientador

Resumo

Florianópolis é a capital de Santa Catarina, que no ano de 2010 obteve o 3º maior IDH das cidades brasileiras, entretanto em 2019 um estudo apontou como a cidade que possui a pior mobilidade urbana. Dentro deste contexto, este artigo propôs a analisar a implementação de semáforos em uma interseção da cidade. Para isto foi feita uma pesquisa bibliográfica para entender os tipos de interseção e suas soluções e o dimensionamento de um semáforo. Posteriormente foi necessário compreender os tipos de modelos e os softwares de simulação, o que resultou na escolha do Infraworks. Para o desenvolvimento do artigo, foram comparados dois cenários, o Cenário 1 que considera a interseção atual e o Cenário 2, o qual controla a interseção por meio de semáforos, os quais apresentam baixo custo de implementação e manutenção, e com uma faixa de retenção para a conversão. A análise foi feita com base em 3 indicadores, o tempo médio de cada via, o atraso e a fila máxima. A interseção escolhida é a Avenida das Rendeiras com a Rua Vereador Osni Ortiga, situada na Lagoa da Conceição em Florianópolis. O resultado mostrou um aumento destes indicadores na Avenida das Rendeiras, que não houve grande impacto, mas com redução significativa na Rua Vereador Osni Ortiga, o que mostra que a implementação do semáforo pode ser uma solução a ser adotada. Por fim, as autoridades locais devem observar e desenvolver estudos como este, para tentar resolver os problemas de mobilidade urbana de suas cidades.

Palavras-chave

Infraworks, Interseção, Semáforo, Traffic Analyst, Simulação

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