Intraempreendedorismo e inovação em tempos de pandemia: um estudo de caso em uma cooperativa de crédito
Carregando...
Data
2021
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Mendonça Filho, Eduardo
Orientador
Barcellos, Ana Paula
Coorientador
Resumo
Ante a crise instalada pandemia da COVID-19, a inovação tornou-se elemento essencial para que as empresas superem os desafios e se mantenham competitivas no novo cenário. Diante desse contexto, em que as organizações buscam adotar estratégias de inovação e de empreendedorismo para sobreviver em tempos desta pandemia, o objetivo deste artigo é, além de analisar o cenário atual dos estudos publicados em relação a esta temática, também analisar por meio de um estudo de caso o comportamento intraempreendedor de uma cooperativa de crédito localizada na região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, durante a pandemia da COVID-19. Para atingir esses objetivos, a metodologia adotada está fundamentada na
abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, contemplando o
levantamento e análise dos trabalhos recentes sobre o tema para fundamentar esta pesquisa. Já para a abordagem quantitativa, que é apresentada por meio da amostragem por acessibilidade, houve a construção de um questionário para o estudo de caso, através da análise descritiva. Os resultados do estudo de caso mostram que, durante o começo da pandemia, a prioridade para os gestores foi manter a qualidade do atendimento ao associado, frente as mudanças e a velocidade de circulação das informações. Os resultados ainda apontam a dificuldade no acompanhamento dos decretos estabelecidos, o que está intrínseco à velocidade de circulação das informações. Questões como o impacto da transformação digital no modelo de negócios das agências por parte dos gestores e colaboradores também foram apontados.
Palavras-chave
Inovação, Empreendedorismo, Intraempreendedorismo, COVID-19