Análise do tráfego proveniente de publicidades em um ISP

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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Zietz, Douglas
Redel, Renan Augusto
Orientador
Pfitscher, Ricardo Jose
Coorientador
Resumo
Com o constante aumento de disponibilidade da internet nos últimos anos, e com a grande oferta de conteúdo, a priori de forma gratuita, houve um aumento relevante em relação ao consumo de dados na rede, e com a publicidade online não é diferente. Tal projeção tem promovido um aumento da quantidade de anúncios nos últimos anos. Esta ferramenta de divulgação proporciona que os anunciantes consigam alavancar seu capital por meio de sua plataforma e permite uma divulgação de produtos e serviços dentro da rede. Entretanto, o consumo destes dados derivados de anúncios, que em sua maioria são indesejados, incidem negativamente na franquia e a disponibilidade do plano de pacote de dados contratado pelo usuário. Neste contexto, esse trabalho tem como objetivo determinar o quão impactante é uso de dados provenientes de propagandas, identificar a utilização de bloqueadores de anúncio e sua eficácia, e caracterizar padrões de consumos com relação à quantidade de tráfego durante o período de análise – em um pequeno provedor de internet. Este trabalho utilizou de um segmento da área de atendimento do provedor, na qual foi analisado o consumo de dados de 33 equipamentos. Os resultados foram exibidos por via de gráfico e tabelas e mostraram que 18% do volume total de tráfego analisado é relacionado com conteúdo de publicidade.
With the constant internet access increase in recent years, and with a large offer of content, a priori free of charge, there has been a significant increase of data consumption on the network, and the online advertising follow this trend. Such a projection has promoted an increase in the number of advertisements in recent years. This dissemination tool offers advertisers the ability to leverage their capital through its platform and allows the dissemination of products and services within the network. However, consumption of these data derived from advertisements, which for the most part are unwanted, has a negative impact on the deductible and an availability of the data plan contracted by the user. In this context, this work aims to determine how impactful the use of data from advertisements is, to identify the use of ad blockers and their effectiveness, and to characterize consumption patterns - in a small internet provider. This work uses a segment of the service area of the provider, in which the data consumption of 33 internet nodes was analyzed. The results were identified throught of graphs and classifications and it was estimated that approximately 18% of the total volume of traffic relates to advertising content.

Palavras-chave
Publicidade, ISP, Anúncios, Tráfego de dados, Consumo de dados, Ads
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