A educação de jovens e adultos à luz da concepção Freiriana: uma análise histórica

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Data

2021

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Santos, Daiane
Sant'Ana, Magna

Orientador

Correia, Patrícia

Coorientador

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir as mudanças ocorridas na educação de jovens e adultos ao longo da história. Para isso, analisamos as metodologias utilizadas nesse viés temporal, através de pesquisa bibliográfica, pautada, principalmente, no aporte teórico do educador Paulo Freire que deixou um legado histórico para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa forma, esse estudo evidencia algumas medidas que se tornaram necessárias para amenizar os impactos do analfabetismo tardio presente na sociedade, dentre elas, os incentivos políticos, econômicos e sociais. Considerando essas perspectivas, ressaltamos a importância de uma educação conscientizadora para todos. Essa, surge por meio da construção dialógica, que visa a busca do saber e da constituição do pensamento crítico evidenciado. Assim, através dos estudos concluímos que a educação depende de práticas pedagógicas emancipadoras, para que o conhecimento possa proporcionar a liberdade que é inerente deste processo.

Palavras-chave

Educação, Jovens e adultos, Prática pedagógica, Percurso histórico

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