O LÚDICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão da categorização jogos, brinquedos e brincadeiras com ênfase na cultura nordestina
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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Passos, Naliene Ribeiro de Freitas
Orientador
Guimarães, Larissa Oliveira
Coorientador
Resumo
A Educação Física escolar, articula o conhecimento para ressignificar as práticas
corporais e a formação humana. O lúdico no ambiente educacional está relacionado a
qualidade daquilo que é estimulado através da fantasia, diversão ou da brincadeira.
Pode ser representada pelo jogo, uma atividade livre de caratér lúdico, que contém
regras convencionais competitivas ou não. É fundamental que se integre temas
pertencentes a BNCC que na Educação Física aborda a expressão dos alunos a
partir das práticas corporais, assim possibilitando experiências sociais, estéticas,
emotivas e lúdicas, sendo essenciais na educação básica. O objetivo desse estudo é
discutir o desenvolvimento de jogos, brinquedos e brincadeiras nordestinas nas aulas
de Educação Física Escolar. Esta é uma pesquisa bibliográfica sob os descritores:
“Educação Física escolar”, “exploração do lúdico”, “jogos, brinquedos e brincadeiras”
e “pluralidade cultural”, com arco temporal de 1996 e 2021. Observou-se que o lúdico
pode ser uma ferramenta que desperta interesse na criança, ao mesmo tempo em
que estimula a criatividade, o desenvolvimento motor e cognitivo. Além disso, o
professor de Educação Física pode trabalhar o tema sob a perspectiva regional, o
que agrega a pluralidade cultural à área, tema transversal, que desperta o respeito, o
pertencimento e a identidade locais.
Palavras-chave
Educação Física escolar, exploração do lúdico, jogos, brinquedos, brincadeiras, pluralidade cultural