Prevalência de uso de telas digitais por crianças em um ambulatório universitário durante a pandemia covid-19

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Steiner, Túlio Doerner
Elias, Adriana

Orientador

Elias, Adriana

Coorientador

Resumo

Introdução: Crianças crescem hoje imergidas em tecnologia, sendo quase inevitável o uso de telas digitais, sejam elas televisões, computadores ou dispositivos móveis, como celulares e tabletes. O tempo excessivo frente às telas digitais na primeira infância tem sido objeto de estudo, tendo seus efeitos relacionados com distúrbios de sono e doenças cardiovasculares, tais como: sobrepeso, hipertensão arterial, diminuição do colesterol HDL e resistência insulínica. A idade de introdução das telas e o tempo de exposição possuem recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria, que sugere tempo zero até 2 anos de idade. O objetivo geral deste estudo foi avaliar a prevalência do uso de telas digitais por crianças de até 4 anos em um ambulatório universitário de pediatria durante a pandemia COVID-19. Métodos: Os dados foram obtidos através de formulário aplicado presencialmente, contendo questionário desenvolvido pelos autores. A amostra foi composta por 175 participantes. Resultados: A prevalência encontrada de uso de telas por crianças foi de 88,00%. Houve correlação positiva entre uso de telas e sexo, tendo sido maior a prevalência entre o sexo masculino. Entre os tipos de telas mais utilizados, o mais citado foi o smartphone em associação com a televisão (40,6%). Conclusão: Os dados encontrados corroboram com a ideia de que as crianças estão sendo precocemente introduzidas as telas e mídias digitais, analisando. Estudos estão sendo realizados para avaliar os possíveis efeitos do uso de tela excessivo e precoce.

Palavras-chave

Tempo de tela, Crianças, Tela digital, Mídia

Citação

Coleções