Hábitos de sono em pré-escolares em ambulatório-escola no Sul do Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021-06-28
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Elias, Ariane Antunes
Orientador
Lobor Cancelier, Ana Carolina
Coorientador
Resumo
OBJETIVOS: Avaliar, a partir da percepção parental, o hábito do sono de crianças com 2 a 5 anos de idade que consultam no ambulatório de pediatria da Universidade do Sul de Santa Catarina em Tubarão/SC. MÉTODOS: Estudo observacional transversal com dados primários. Pesquisa realizada a partir do questionário validado da versão portuguesa do Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ-PT). RESULTADOS: Participaram do estudo 184 crianças, com idade entre 2 e 5 anos, com média de idade de 48,39 meses ± 14,39, sendo 105 do sexo masculino (57,1%). A média de idade das crianças que compartilham a cama com os pais foi menor (46,04±13,32 meses), em comparação com as que dormem no próprio no quarto (51,44± 15,08 meses). A cama compartilhada teve relação com maiores pontuações no questionário de sono. 51,1% das crianças acordam no mesmo horário todos os dias da semana. O hábito de acordar em horários diferentes durante a semana mostrou-se associado a escores mais elevados apenas na subescala início do sono (p=0,04). Por meio do IMC, verificou-se que 53,8% da amostra estava com estado nutricional adequado. Na amostra com sobrepeso e risco de sobrepeso houve diferença significativa nos quesitos início do sono e despertares noturnos, respectivamente. CONCLUSÃO: Verificou-se que a maior parte da amostra obteve escores compatíveis com provável distúrbio do sono. Cama compartilhada e excesso de peso estiveram relacionados com escores elevados em determinadas subescalas do questionário aplicado.

Palavras-chave
Hábito, Sono, Pré-escolar
Citação
Coleções