Nossa velha infância: memória teleafetiva na música infantojuvenil das décadas de 1980, 1990 e 2000

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Lessa, Leonardo Alexsander
Orientador
Bressan Júnior, Mario Abel
Coorientador
Resumo
Diante do fenômeno do consumo de memórias que ocorre na conjuntura atual, estamos acostumados a ver pessoas de diferentes faixas etárias se sentindo nostálgicas em relação às décadas de 1980 e 1990. Nos anos recentes, no entanto, observamos, também, jovens que experimentam a memória afetiva ao relembrar o início dos anos 2000. Essa tendência tem sido grandemente explorada pela indústria musical, com o retorno de artistas infantojuvenis de diferentes épocas que haviam encerrado suas carreiras. Por conseguinte, o objetivo desta pesquisa é analisar como a memória teleafetiva pode explicar os sentimentos e as sensações dos telespectadores, por meio das lembranças evocadas ao (re)verem na televisão, tempos depois, músicos infantojuvenis de diferentes décadas passadas. Assim, trabalharemos com A Turma do Balão Mágico (representando a década de 1980), Sandy & Junior (1990) e Rouge (anos 2000). Por meio de uma Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), investigaremos mensagens publicadas na rede social Twitter durante a primeira aparição de cada artista na TV após seu respectivo retorno. Com isso, buscamos, ainda, identificar as diferenças e semelhanças na composição dos afetos recordados entre as diferentes gerações de telespectadores, além de analisar o papel da televisão na formação e evocação de memórias afetivas diante do ressurgimento desses artistas. Os resultados apontam a TV como meio capaz de estimular memórias e afetos positivos no público, atuando como lugar de revisitação do passado, independentemente da faixa etária do telespectador. Destacamos, ainda, que o papel desempenhado pela música na recordação das memórias teleafetivas é tão significativo quanto o das imagens televisivas.
Given the phenomenon of memory consumption that occurs in the current scenario, we are used to see people of different age groups feeling nostalgic about the 1980s and 1990s. In recent years, however, we can also observe young people people who experience affective memory by remembering the early 2000s. This trend has been largely explored by the music industry, with the return of juvenile artists from different eras who had ended their careers. Therefore, the objective of this research is to analyze how tele-affective memory can explain the feelings and sensations of viewers through the memories evoked when (re)watching on television, years later, children and juvenile musicians from different past decades. Thus, we will work with A Turma do Balão Mágico (representing the 1980s), Sandy & Junior (1990s) and Rouge (2000s). Through a Content Analysis (BARDIN, 2011), we will investigate messages published on the social network Twitter during the first appearance of each artist on TV after their respective return. With this, we also seek to identify the differences and similarities in the composition of remembered affections between different generations of viewers, in addition to analyzing the role of television in the formation and evocation of affective memories in view of the resurgence of these artists. The results show the TV as a way of stimulating memories and positive affections in the public, acting as a place to revisit the past, regardless of the viewer's age group. We also emphasize that the role played by music in recalling tele-affective memories is as significant as that of television images.

Palavras-chave
Televisão, Memória, Memória teleafetiva, Música infantojuvenil
Citação