Educação no meio rural: uma proposta de formação cidadã

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Data
2021
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Colonetti, Paulo Cesar
Orientador
Bressan, Jurema de Andrade
Coorientador
Resumo
A temática de estudo está centrada na apresentação de fundamentos conceituais sobre a realidade da educação rural e da compreensão sobre a contribuição da inclusão de conhecimentos do direito na formação dos estudantes. A formação cidadã em uma perspectiva crítica sobre a realidade e uma nova consciência de desenvolvimento sustentável, desafia os projetos de políticas públicas, em especial a educação rural. Assim, define-se como tema central a contribuição do Direito nas escolas do meio rural nos municípios da região da AMREC- SC. Como critério de pesquisa, o estudo seguiu o roteiro de entrevista com uma pergunta pré-definida realizada aos secretários municipais de educação concernente ao tema educação no meio rural, alicerçada em uma proposta para um novo modelo de educação, qual seja a implantação do ensino do direito como disciplina obrigatória nas escolas do ensino regular. Bem como, a realização de pesquisa bibliográfica. A proposta de implantação da disciplina de Direito nas escolas do meio rural será o marco inicial para a construção de uma cidadania sólida, e dará oportunidade às pessoas de conhecer os seus direitos e deveres como verdadeiros cidadãos. Faz-se necessário a participação política das pessoas no meio rural, na qual seja assegurado o exercício dos direitos e deveres erigidos no ordenamento jurídico, buscando assim, eliminar a brutal exclusão e consequentemente o êxodo rural.

Palavras-chave
Educação, Desenvolvimento sustentável, Direito, Justiça, Cidadania
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