Administração

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estudo da percepção dos colaboradores de uma empresa de comércio exterior em relação às ações de endomarketing
    (2023-12) DEPINÉ, Ana Carolina Mafra
    O presente trabalho tem como objetivo avaliar a percepção dos colaboradores de uma empresa de comércio exterior do município de Itajaí/SC em relação às ações de endomarketing. Para tanto, procurou-se levantar as ações de endomarketing empreendidas pela empresa e avaliar a satisfação dos colaboradores em relação a essas ações, e sugerir melhorias. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, quanto aos fins, e pesquisa de campo, quanto aos meios. O método de coleta de dados utilizado foi um questionário composto por 21 questões fechadas, e enviado via Google Forms para os colaboradores da empresa. Os dados coletados apontam para a necessidade de mais estudos nesta área, pois percebeu-se uma deficiência no uso dos treinamentos como ferramentas do endomarketing, sendo necessário uma melhor aplicabilidade das ferramentas voltadas para ações de treinamento. Entretanto pode-se perceber que as ações promovidas pela empresa possuem uma boa aceitação por parte dos colaboradores e melhora na motivação e engajamento, sendo a comunicação interna a principal ferramenta utilizada em conjunto com as demais ações para um ambiente saudável para os colaboradores, pois quando se tem uma boa comunicação interna a formalização e compartilhamento de informações ocorre de forma correta, evitando rumores e mal-entendidos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Conflitos entre moradores em condominios edilícios: levantamento e indicativos de soluções: o papel do síndico na solução de conflitos entre moradores
    (2023-12) FRANÇA, Claudinei dos Anjos de
    A convivência em sociedade é um desafio diário, e, quando se trata de várias pessoas convivendo em um mesmo espaço (edifício), acaba sendo uma tarefa ainda mais desafiadora. Neste contexto, a busca por harmonia e solução dos conflitos, naturalmente gerados e, diariamente enfrentados por quem se encaixa nesta categoria (moradores e administradores/ síndicos) tem de ser levado muito a sério. Assim, o presente estudo, de caráter descritivo e exploratório, tem como objetivo realizar um levantamento dos principais conflitos vivenciados em edifícios de grande e pequeno porte, que fazem parte da carteira de clientes de uma empresa de administração de condomínios de Balneario Camboriu, e, a partir deste estudo, apontar e descrever as soluções propostas, nos casos estudados como forma de desenvolver e propor métodos simplificados de solução de conflitos nos edifícios verificados. Tal estudo conta com o levantamento referencial de publicações, legislação aplicada e, a análise da solução empreendida em casos concretos que foram relatados e registrados junto à administração dos condomínios estudados.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise da escolha e implementação de ERP em uma empresa do setor financeiro: estudo de caso
    (2022-07-06) Bellenzier, Vagner
    Os sistemas integrados de gestão, originalmente conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning), proporcionam uma mudança significativa nas empresas em que são implementados. Mudança esta que pode ser não somente benéfica, trazendo contribuições e facilidades, mas também pode gerar dificuldades e barreiras para implementá-lo. Assim, este estudo de caso analisou a escolha e a implementação de um ERP em uma empresa do setor financeiro da cidade de Florianópolis/SC, tendo como base o contexto antes do seu uso, e busca apresentar os impactos e dificuldades encontrados em todo o processo. Considerando as especificidades do local em que esse estudo foi realizado, optou-se por elaborar uma pesquisa quantitativa, com objetivo de comparar os indicadores de processos chave antes e depois da implementação. Como resultado, observou-se que apesar do processo exigir um grande esforço por parte da empresa escolhida, logo nos primeiros meses após a finalização do projeto, foram identificadas melhorias nos processos analisados. Por fim, espera-se que esse trabalho possa ampliar a discussão e servir como base comparativa para novos estudos acerca do tema.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Plano de marketing para a empresa Pousada Barra Mar, localizada em Imbituba (SC)
    (2021-12-08) Camila Della Giustina
    Este artigo teve como objetivo principal a elaboração de um plano de marketing da empresa Pousada Barra Mar, localizada em Imbituba (SC). A metodologia utilizada é uma abordagem quantitativa e qualitativa, caracterizada como estudo de caso. Para a coleta de dados foi utilizado o Desbravador, software de gestão hoteleira, além de uma entrevista semiestruturada junto aos sócios e um questionário estruturado para os colaboradores. Para a construção do plano de marketing foi utilizado como principal ferramenta o modelo utilizado por Malhotra (2013). Os resultados do estudo serviram para mostrar o quanto o plano de marketing pode ser favorável para as estratégias da empresa. Pois, é através do plano de marketing que a empresa consegue elaborar suas metas para se atingir os objetivos propostos.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Logística Reversa com base no caso da HP. Geração de uma proposta de práticas para novos empreendimentos.
    (2021-12-11) Oliveira Pereira da Cunha, Inah
    Este relatório apresenta uma pesquisa bibliográfica, aplicada, qualitativa e descritiva, tendo como referencais teóricos os conceitos de empreendedorismo, sustentabilidade e economia circular, priorizando a logística reversa, facilitando a identificação de iniciativas empreendedoras realizadas por empresas multinacionais atuantes no mercado brasileiro, de modo a viabilizar um estudo de caso consistente, contemplando a caracterização da empresa, a elaboração de um diagnóstico descritivo do segmento de atuação, a verificação da existência de fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais configurando um macroambiente propício às suas políticas, a análise de seu microambiente, abordando suas relações com clentes, fornecedores e concorrentes, e a significância dos resultados obtidos a partir da aplicação dos métodos e técnicas da logística reversa, finalizando com a proposição das linhas gerais um plano de ação aplicável a outras entidades, independente de porte ou segmento de atuação, que busquem implementar práticas semelhantes. objetivando maximizar seus resultados.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    A avaliação de desempenho 180º: Estudo de Caso em uma Empresa de Tecnologia
    (2021) Lisboa, Rosa Maria
    Atualmente existem diversas ferramentas voltadas para a Avaliação de Desempenho, e, estas ferramentas são aplicadas nas organizações com a finalidade de identificar as competências técnicas e comportamentais dos indivíduos no ambiente organizacional. A Avaliação de Desempenho 180º é uma destas ferramentas, e, traz uma peculiaridade interessante, pois, através dela os colaboradores possuem a oportunidade de avaliar seus gestores e os gestores possuem a oportunidade de avaliar a sua equipe. Esta pesquisa busca compreender a forma com que a Avaliação de Desempenho 180º pode beneficiar às organizações, para que tanto a gestão quanto os colaboradores sejam compreendidos e obtenham respostas satisfatórias. Os objetivos deste estudo baseiam-se em caracterizar a Avaliação de Desempenho 180º, aplicar este instrumento de avaliação e posteriormente apresentar os resultados desta aplicação na empresa Next Soluções Tecnológicas. Esta pesquisa pode ser caracterizada como de natureza quali-quantitativa, de cunho bibliográfico e também de campo. Foram elaborados dois questionários distintos, um direcionado para os gestores e outro direcionado para os colaboradores da organização. Os questionários foram criados e disponibilizados através do Google Docs, e, respondidos por 9 colaboradores e 2 gestores que exercem suas funções na sede da empresa que fica localizada em Cuiabá/MT. Através dos resultados obtidos pôde-se observar que a relação existente entre os gestores e colaboradores e vice-versa, contribui para o bom andamento do trabalho desempenhado.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Gestão da diversidade: Estudo da gestão da diversidade a partir da percepção dos coordenadores das Escolas de Inglês Teddy Bear.
    (2021-11-29) Franceschi, Eduardo
    O objetivo desse artigo é analisar como a gestão da diversidade é percebida pelos Coordenadores da Instituição de Ensino Teddy Bear; principalmente nos quesitos racial, de gênero e LGBTQIA +. Para atingir o objetivo proposto foi utilizada a abordagem descritiva, que se classifica com relação ao enfoque qualitativo no período do 2º semestre de 2021. Com relação aos procedimentos, consiste em um estudo de caso. Foi possível constatar que o tema Gestão da Diversidade foi e é amplamente debatido até os dias de hoje. Os principais resultados dessa pesquisa foram: a percepção de que o termo “inclusão” é bem visto pelos coordenadores, mas, por outro lado, a falta de conhecimento geral sobre os aspectos que envolvem a gestão da diversidade e um entendimento de que a gestão da diversidade é vista como algo majoritariamente positiva pelos entrevistados.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Repercussões do Home Office na área de engenharia de manutenção em uma empresa do setor elétrico na percepção de gestores
    (2021-09-17) Dandolini Tedesco, Diego Luis
    No contexto de uma situação excepcional trazida pela pandemia de COVID-19, insere-se esta pesquisa, de caráter qualitativo, apresentando o estudo de caso sobre as repercussões advindas das atividades laborais realizadas na modalidade de home office por engenheiros de manutenção na perspectiva de gestores de uma empresa do setor elétrico brasileiro. O estudo descreve as observações dos gestores acerca da implantação repentina do home office na empresa, bem como apresenta as características do ambiente organizacional no regime de home office, informando as iniciativas da empresa no enfrentamento da pandemia e o comportamento dos engenheiros neste contexto e se o home office é compatível com o escopo de atividades dos engenheiros de manutenção. A pesquisa também captou acerca da experiência dos engenheiros de manutenção trabalhando neste formato, segundo a óptica dos gestores, buscando identificar quais competências os mesmos devem apresentar ou desenvolver para atuar com desempenho adequado agregando valor a organização e trazendo satisfação ao teletrabalhador. Foram identificadas 42 competências a serem observadas neste contexto de home office para os engenheiros de manutenção, sendo em sua maioria atitudes e em menor grau habilidades e conhecimentos, configurando um sentido pragmático que pode ser considerado aderente ao que a escola francesa concebe ao significado de competências aplicada no ambiente corporativo.