Repercussões do Home Office na área de engenharia de manutenção em uma empresa do setor elétrico na percepção de gestores

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Data

2021-09-17

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Dandolini Tedesco, Diego Luis

Orientador

Antunes, Marcos Henrique

Coorientador

Resumo

No contexto de uma situação excepcional trazida pela pandemia de COVID-19, insere-se esta pesquisa, de caráter qualitativo, apresentando o estudo de caso sobre as repercussões advindas das atividades laborais realizadas na modalidade de home office por engenheiros de manutenção na perspectiva de gestores de uma empresa do setor elétrico brasileiro. O estudo descreve as observações dos gestores acerca da implantação repentina do home office na empresa, bem como apresenta as características do ambiente organizacional no regime de home office, informando as iniciativas da empresa no enfrentamento da pandemia e o comportamento dos engenheiros neste contexto e se o home office é compatível com o escopo de atividades dos engenheiros de manutenção. A pesquisa também captou acerca da experiência dos engenheiros de manutenção trabalhando neste formato, segundo a óptica dos gestores, buscando identificar quais competências os mesmos devem apresentar ou desenvolver para atuar com desempenho adequado agregando valor a organização e trazendo satisfação ao teletrabalhador. Foram identificadas 42 competências a serem observadas neste contexto de home office para os engenheiros de manutenção, sendo em sua maioria atitudes e em menor grau habilidades e conhecimentos, configurando um sentido pragmático que pode ser considerado aderente ao que a escola francesa concebe ao significado de competências aplicada no ambiente corporativo.

Palavras-chave

Home Office, Teletrabalho, Engenharia de Manutenção, Competências

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