Design de Animação

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 13 de 13
  • Monografia Acesso fechado
    Aquilo que cultivo
    (2022) Ramos, Ana Beatriz; Rossoni, Camila; Siqueira, Dener; Gemignani, Gabriella; Moreira, Julia; Camargo, Sophia
    Ao longo dos anos percebe-se que as relações e as habilidades sociais entre indivíduos refletem em seus estilos de vida, e em como isso os afetará como pessoas. O objetivo da animação “Aquilo que cultivo” é o de expor essas relações e habilidades de maneira intrínseca e a importância de desenvolvê-las, ressaltando o impacto que isso causa em cada indivíduo. Para alcançar o propósito do projeto foram feitas explorações dos conceitos de relações e habilidades sociais, listagem de obras com temas semelhantes, consultas com especialistas e profissionais bem como de obras literárias da área. “Aquilo que cultivo” se passa em um universo fictício, é uma animação 2D sobre o convívio social e de relações de confiança de uma família de espíritos para com seu fazendeiro, a fim de instigar o espectador a se questionar sobre relações ao entorno dele. A validação da hipótese se dá em pesquisas e análises de formulários preenchidos pelo público-alvo e opiniões de profissionais da área, confirmando a importância de se analisar as relações e habilidades sociais.
  • Monografia Acesso fechado
    Hope
    (2022) Soares, Anne Caroline; Machado, Laura Pinheiro; Comprido, Victor Salto Gabriel
    O cinema de animação possui o poder de deslumbrar diversos públicos de distintas faixas etárias, a começar pelas crianças. Esse estilo cinematográfico permite a exploração de temas e a expressão de ideias, pensamentos e sentimentos utilizando uma abordagem subjetiva. Desta forma, a animação possibilita abordar questões sérias utilizando um encontro de conexões entre abstrações e dados da ciência. Podemos ver nas representações fíilmicas a representação de reflexões dicotômicas que integram e espelham o cenário contemporâneo. Nesse contexto citamos a conjuntura ambiental, assunto tratado por meio de filmes animados desde o final dos anos 90, quando essa temática passou a ser mais representada em produções mainstream. O potencial de encantar o público e expressar ideias torna a animação um recurso que nos leva a refletir sobre seu potencial pedagógico e educacional. Desta forma, podemos pensar a animaçao aocumentai como um metodo para expiorar esse recurso. Este artigo tem por objetivo abordar a importância da utilização da animação para uma prática pedagógica em relação à conscientização ambiental, trazendo uma proposta de interdisciplinaridade e inovações.
  • Monografia Acesso fechado
    Home sweet home
    (2022) Posadas, Eliane Caroline Marquez; Gomes, Helena Pereira Kalil; Lopes, Sophia Figueiredo; Kimura, Vanessa Mari
    Esse projeto tem como objetivo a criação de um curta-metragem animado em 2D digital utilizando os fundamentos e teorias da área. A partir da análise de adaptações de Contos de Fadas através do tempo, o curta ilustra a mudança atual nos papeis de personagens clássicos em contraposição às suas caracterizações nos contos originais. O curta trata de uma adaptação do popular conto de João e Maria (Hänsel und Gretel) dos Irmãos Grimm, porém em um contexto onde a Bruxa não é necessariamente má, apenas momentaneamente uma antagonista. A partir da escolha de um conto amplamente disseminado, assegura-se certas expectativas por parte do público acerca dos personagens. Tais expectativas, no entanto, são quebradas durante a trama instigando a reflexão do espectador.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Artigo sobre TCC de Animação "Volte logo"
    (2022) Wapf, Beatriz; Santana, Lucas; Melo, Rebeca
    Uma história sensível e diversos questionamentos de uma das fases mais importantes de nossas vidas, o período pós-faculdade. O nosso curta de animação “Volte Logo” tem como objetivo trazer ao espectador questões sobre: o que fazer depois da faculdade? Manterei meus amigos por perto? Será que vou me mudar logo mais? Viver sozinho ou acompanhado? Vou realizar meus sonhos mesmo? Essas são apenas algumas perguntas que jovens na faixa média de 21 à 24 anos fazem a si mesmos logo após o diploma universitário. É um mar de dúvidas e possibilidades que surgem depois da formatura. São vários os caminhos possíveis tanto na vida profissional quanto na pessoal, familiar etc. Faz parte também o planejamento e a construção de uma carreira futura.
  • Monografia Acesso fechado
    Animação Bluu
    (2022) Ventura, Camila; Camargo, Gabriela; Felix, Luidgi; Nascimento, Lyvia; Itimura, Naomi; Anjos, Nayara
    Niara e seu monstrinho, Guigo, se esforçam para ficarem sempre alegres, tendo como base a criação de seus pais. Tasha é uma colega de sala de Niara que vive com seu próprio monstrinho, Lina. Tasha trata Niara de forma rude e hostil, e posteriormente descobrimos que Tasha presencia e vive cenas desrespeitosas e agressivas dentro de casa. Por fim, as duas questionam suas ações, mas decidem pelo caminho que aprenderam com os pais.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Redes sociais e o curta “Offline”
    (2022) Vieira, Solon da Geb
    O presente artigo vem a discutir sobre a internet e redes sociais, e como essas invenções mudaram o jeito de viver da sociedade, além de ser a estrutura base do curta Offline, onde é discutido esse poder que vem da internet e como ela altera nossa sociedade.
  • Monografia Acesso fechado
    Day-to-day
    (2022) Lobato, Ana Maria Antuniassi de Oliveira; Miranda, Gabriela Sakagute
    Este trabalho tem por finalidade analisar e explicar os conceitos e o processo de criação do curta-metragem Mainichi, que retrata a rotina de Yoshio. Para isso, foi realizada uma pesquisa para detalhar cada conceito e signo presente no curta-metragem, como o zen budismo e a desencarnação, além de conceitos ligados à linguagem audiovisual. O roteiro foi escrito em 2016 e sua produção teve início em janeiro de 2020.
  • Monografia Acesso fechado
    O controle do Antonio
    (2022) Barradas, Alexandre Magon; Felipe, Antonio Henrique Alves; Barrile, Murilo Henrique de Oliveira; Rodrigues, Rodrigo Yago Passos
    Cansado da rotina cotidiana, Antonio, volta para a casa e tenta ligar a televisão, mas o controle remoto não funciona. De repente ele é sugado para dentro da TV e surpreendido por vários acontecimentos: em um momento ele está como Danny Phantom, em outro como o Máskara, entre vários outros personagens. Para retornar ao seu mundo, precisa encontrar meios para capturar o controle remoto causador de toda a confusão, que fez com que o seu cotidiano mudasse drasticamente.
  • Monografia Acesso aberto
    Noite da Noiva em Chamas: Uma reflexão criativa sobre o gótico feminino
    (2022-06) Pires, Julia
    Esta monografia se trata de uma reflexão aprofundada sobre o gênero horror gótico, com ênfase no gótico feminino, e sua relação com o empoderamento feminino. A reflexão se dará por meio da proposta de uma nova animação, chamada Noite da Noiva em Chamas, que é baseada no conto folclórico da Mula sem Cabeça. Isso também oferecerá a oportunidade de explorar vários assuntos que foram estudados durante a graduação, com ênfase em animação 2D e algumas fases da pré-produção.
  • Monografia Acesso fechado
    Firmina
    (2022-06) Maio, Giovanna Polycarpo; Cavalcante, Natalia Neves; Machado, Victor Costa; Soares, Alex Fernandes dos Santos
    Firmina é um curta metragem de animação 2D digital feito pelo estúdio Gato Malhado como Trabalho de Conclusão de Curso. Ele se utiliza de uma diegese SolarPunk para contar uma história sobre esperança, comunidade e o impacto que causamos na vida das pessoas que estão em nossa volta.
  • Monografia Acesso fechado
    Tales of Teracea
    (2022-06-15) Cruz, Beatriz; Brito, Giovana; Marques, Renato; Santos, Mike; Mello, Larissa; Saraiva, Gabriel
    Tales of Teracea, arquivo de vídeo com duração de 3 minutos e 51 segundos no formato h264 16:9, Biblia da animação e artigo, contendo os processos de produção do curta.
  • Monografia Acesso fechado
    Café e bolinhos de chuva
    (2022-06-22) Paula, Aline Araújo de; Marinho, Bruno Calil; Fernandes, Waskar Felipe Torrez; Mingnoti, Samuel Luís Mingoti; Rodrigues, Augusto Marino Brigagão; Avila, Fernanda Spalato de Pieri; Cardoso, Matheus Vinicius Benato
    O estudo visa discutir a reunião de recursos para o desenvolvimento de um curta-metragem animado cujo objetivo é conscientizar o espectador a respeito de suas relações. Para tanto, é descrita a trajetória de produção do filme intitulado “Café e Bolinhos de Chuva”, permitindo a experimentação e documentação de dinâmicas de afeto emocionais e comportamentos sociais que se adéquam às relações humanas líquidas propostas por Zygmunt Bauman. Neste sentido, são apresentadas as principais etapas de desenvolvimento, incluindo a sua idealização, criação de estratégias de produção, desenvolvimento de roteiro e animação, até a sua finalização em pós-produção. A animação destina-se ao público-alvo jovem, que consome as redes sociais de maneira excessiva e nela desconta os impulsos sociais provenientes da idade. Portanto, espectadores que possuam suas vidas sociais pautadas na internet podem se identificar com a animação à medida que a narrativa exibe o arrependimento humano devido à inversão de prioridades.
  • Monografia Acesso fechado
    Narrativa através da música: A criação da animação "I hate myself, She hates the world, We wanna die"
    (2022-06-15) Costa, Guilherme; Cavalcanti, Gustavo; Neto, Alcindo
    A narrativa através da música, todo o processo da história da música envolveu a ideia de se comunicar através do som que não necessariamente são palavras, podendo transmitir emoções e muitos mais. Mas o processo de propagação da música foi lento, inicialmente ela se popularizou nas cantigas para as crianças e era de apreço dos adultos da alta classe, através da ópera o que limitava bastante a popularidade da música na sociedade. Porém com a chegada da tecnologia foi criada a cultura de consumo de massa, onde todos os produtos eram feitos em larga escala para abranger todas as camadas da sociedade, causando na popularização e ao mesmo tempo na desvalorização da música. Ou seja, o impacto que o audiovisual trouxe para a música foi revolucionário, pois permitiu a expansão em todas as camadas criativas, ao combinar o elemento visual com o sonoro se cria uma sinergia única, tornando o vídeo clipe em uma das maiores fontes de estímulos visuais e sonoros.