Arquitetura e Urbanismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 11 de 11
  • Monografia Acesso aberto
    SPA urbano "Levánta"
    (2023-12) CARVALHO, Mônica Patrícia Gusmão Lima Redoschi de
    O objetivo desse trabalho final de graduação é o desenvolvimento de um projeto de SPA urbano, LEVÁNTA, para a cidade de São Paulo. Serão coletados informações quantitativas e qualitativas para o desenvolvimento do projeto, através de levantamento bibliográficos que servirão de embasamento, compreensão e inspiração. Esse conjunto de análises proporcionará o desenvolvimento do projeto arquitetônico e o alcance dos objetivos pretendidos o bem-estar, uma edificação restauradora e biofílica.
  • Monografia Acesso aberto
    Instituto Encantos: pensando um espaço de cultura e inclusão social nas periferias
    (2022-12-11) RISCALA, José Carlos
    Este trabalho pretende apresentar um projeto arquitetônico para a sede do Instituto Encantos, buscando soluções viáveis dentro da realidade de demandas e obstáculos que enfrentam organizações da sociedade civil no Brasil. Como base para contextualizar as necessidades do espaço, o trabalho procura entender o papel da Cultura e, mais precisamente, da Música como ferramenta de inclusão social. O Instituto Encantos realiza seus trabalhos no Jardim Peri, periferia da Zona Norte de São Paulo. Um caso que representa a realidade de muitas organizações de todas as periferias da Capital, não somente pelos desafios e objetivos em comum, mas por sua própria história, pelas pessoas e seus sonhos.
  • Monografia Acesso aberto
    WAVE - centro de jogos eletrônicos
    (2023-12) MATTOS, Pamela Couto de Araújo
    No presente trabalho trataremos sobre a história dos jogos eletrônicos, desde a sua criação até os dias atuais. Abordaremos o crescimento de mercado da indústria dos jogos eletrônicos e, mediante disto, a importância de se ter um lugar específico para a organização e execução de campeonatos de tal modalidade. Serão apresentados trabalhos internacionais como referências e estudo de caso para análise. Além disso, o trabalho apresenta-se também a parte projetual de um centro de jogos eletrônicos na cidade de São Paulo, onde falaremos sobre o local escolhido para a construção e as informações necessárias para melhor entendimento do projeto.
  • Monografia Acesso aberto
    Condomínio Atlas - uma proposta residencial de luxo na capital paulista
    (2023-12) ALMEIDA, Ian Lopes de
    Este estudo tem como fundamento a pesquisa em habitação de alto padrão na cidade de São Paulo. Teve-se a percepção que após a pandemia do Covid-19, houve inúmeras necessidades de espaços maiores em habitações privadas, além de áreas verdes, lugares de lazeres e espaços de convivência, tudo que traga um melhor bem-estar para os residentes que se conecte com a natureza. Cada vez mais os empreendimentos vêm oferecendo inúmeras qualidades e inovações, dentre elas está a qualidade de vida, lazer e comodidade para os condôminos, tendo em vista que os moradores procuram a praticidade, seja desde a realização de tarefas domésticas até serviço de concierge, o que torna a vida desse público mais pratica no cotidiano. O objetivo do programa também deve ser levado em conta, pois o projeto sugerido pela pesquisa pretende abranger tanto as famílias recém-formadas quanto aquelas com famílias já estabelecidas.
  • Monografia Acesso aberto
    Requalificação da Avenida Giovanni Gronchi através da Multifuncionalidade
    (2023-12) ANKERKRONE, Matheus Sorna
    O presente trabalho trata de uma proposta de requalificação a uma localização pertencente ao bairro do Morumbi, de maneira que o estudo se concentrou no eixo viário da Avenida Giovanni Gronchi. Intentou-se por meio dele compreender as problemáticas que estão presentes no local e suas origens no desenvolvimento do bairro, como a questão da monofuncionalidade fundamentada na Legislação de Parcelamento, Uso e Ocupação do solo do município. Em conjunto a isto, foram identificadas as potencialidades e, portanto, estudado como associá-las a intervenções concretas com a finalidade de estabelecer, por meio de aplicações legais e físicas, a dinâmica multifuncional na localidade. O projeto resultou na implantação de um câmpus universitário que tem por objetivo sediar um polo tecnológico, gerando novas demandas e ofertas para região. Por fim, foi concebido um projeto de um edifício multifuncional, como modelo e tipologia a ser incentivada com o fim de representar intervenções pontuais que culminam em soluções para as atuais problemáticas do bairro.
  • Monografia Acesso aberto
    A escola e a cidade : pontes para a transformação
    (2023-07-19) Marimoto, Natalia Yumi Paceli
    Este trabalho tem como objetivo trazer a discussão sobre o cenário da educação brasileira em que predomina o ensino tradicional, bem como de repensá-la de forma integrada sob os pontos de vista pedagógico, arquitetônico e social. Para tanto, vislumbra-se a proposta de projeto arquitetônico escolar ao território de Guaianases, distrito localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo, a fim de possibilitar o acesso à educação inovadora e inclusão da comunidade do bairro dormitório. Ela tem por finalidade trabalhar com a carência de ensino fundamental do bairro Jardim Lourdes, onde está a área de inserção do projeto. O primeiro capítulo abordará a discussão sobre a metodologia tradicional com o objetivo de entender qual cidadão ela está formando e discorre também se a cidade e a escola atuam em conjunto para a formação educacional do indivíduo, tal qual será apresentado a metodologia de José Pacheco, referência mundial de ensino inovador. No segundo capítulo serão analisados estudos de caso e projetos de referência que embasam o presente trabalho. O terceiro capítulo abordará o estudo do Distrito de Guaianases, sua formação e cenário analítico e apresenta a área de estudo. O quarto, e último capítulo, apresentará o projeto arquitetônico e sua relevância a população do entorno.
  • Monografia Acesso aberto
    Arquitetura e Marte : ensaio da vida no espaço desconhecido
    (2023-06-13) Costa, Kauã Felipe Martins da Silva
    O ser humano começou sua jornada nômade a partir da revolução cognitiva há mais de 70 mil anos atrás e desde então conquistou lugares que nenhuma outra espécie conquistou. Agora se faz um próximo passo: nomadismo interplanetário. Uma nova corrida espacial se coloca a mesa e cresce a necessidade de se pensar ocupações humanas em lugares inóspitos à vida orgânica. Marte é um desafio extremo de ocupação humana onde tudo que existe não beneficia a vida humana sem tecnologia presente em 100% dos momentos. Mas historicamente movimentos arquitetônicos começaram a pensar situações em que se pode inspirar essas futuras ocupações: Archigram e Metabolismo. Esses movimentos impactaram diretamente a forma de se pensar o volume e técnicas deste trabalho. O uso de uma estrutura de espuma Weaire-Phelan permite um crescimento orgânico, metamorfo e flexível, além do dinamismo de uso que com gelo e ETFE formam uma barreira em conjunto para proteção populacional. O uso de vegetação, junto da tecnologia de materiais e técnicas construtivas, é chave para o sucesso da ocupação humana, onde pode-se criar índices de habitabilidade necessários à vida.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro Educacional Unificado Rudolf Steiner - CEU Grajaú
    (2023-07) Aparecido, Bruna Cavalcante
    Uma arquitetura bem estudada pode influenciar diretamente nas emoções e no sentimento de pertencimento e acolhimento de um espaço, principalmente relacionado a crianças em um ambiente escolar, um lugar fundamental para o desenvolvimento delas. O projeto bem pensado e executado de uma escola faz com que as crianças se sintam parte do espaço e gostem de estar ali, fazendo do aprendizado mais interativo. Esse trabalho tem como objetivo projetar um Centro Educacional Unificado (CEU) de ensino fundamental com princípios da metodologia Waldorf, localizado no bairro do Grajaú, em São Paulo, sendo pensado para suprir a necessidade da região da carência de equipamentos educacionais que estimulem a criatividades das crianças. Também irá relacionar a falta de espaços interativos que há em escolas públicas infantis em São Paulo, e como deve ser mais investido para todas as crianças terem o direito de um espaço educacional convidativo e dinâmico. Para isso, foi estudado sobre arquitetura escolar, desenvolvimento infantil, escolas públicas e a metodologia Waldorf. Foi analisado o distrito do Grajaú através de mapas, até chegar no terreno escolhido. Foram pesquisados estudos de caso para a orientação e como referências para o projeto. Foram realizados estudos e análises de setorização e condicionantes do terreno para formular as primeiras diretrizes para o desenvolvimento do projeto. Por fim foi feito o projeto do Centro Educacional Unificado Rudolf Steiner (CEU Grajaú), nome dado por conta do criador da metodologia Waldorf, e por se localizar no bairro do Grajaú.
  • Monografia Acesso aberto
    Raízes urbanas no Serviluz de Fortaleza : reconhecendo dinâmicas e garantindo direitos
    (2022-12-13) Nunes, Gabriela Parreira
    Falar de raízes urbanas é tratar do que está intricado no território, são os processos de urbanização e transformações urbanas que transcendem o espaço edificado e constroem uma relação entre a sociedade e espaço; é, por certo, dialogar com o espaço. Para se construir um diálogo com o espaço, primeiro cria-se o entendimento das dinâmicas históricas, do processo de espraiamento urbano e dos elementos que estimularam a ocupação nas bordas da cidade e fomentaram na urbanização do presente. A partir disto, este trabalho tem como objetivo entender das relações entre população e meio urbano, e questionar a legislação urbana, para propor a Urbanização das ZEIS Serviluz.
  • Monografia Acesso aberto
    Caminhar na cidade patriarcal : um manual para cidades feministas
    (2022-12-15) Medeiros, Maria Eduarda Cavati
    Em uma sociedade, historicamente patriarcal, o caminhar e o gênero feminino possuem múltiplas dinâmicas. Apesar das lutas feministas terem permitido que as mulheres ocupassem espaços na sociedade, é evidente que ainda há indagações sociais e culturais enraizadas na sociedade patriarcal, que em conjunto com problemáticas de planejamento urbano, impedem o caminhar feminino, e limitam as experiências femininas nas dinâmicas de cidade atuais. Desta forma, este trabalho tem como proposição compreender as relações entre os espaços urbanos projetados e o caminhar do gênero feminino, resultando assim, em um manual para a construção de diretrizes de planejamento urbano embasados sobre as perspectivas de gênero que visam a equidade nas cidades.
  • Monografia Acesso aberto
    Próxima estação : Pantanal : funk como manifestação cultural e o direito à cidade
    (2023-12-15) Feitosa, Jefferson de Carvalho
    Atualmente os bailes funk são uma manifestação cultural presente nas cidades brasileiras. Todavia que essa manifestação é palco para diversos conflitos que já culminaram na tentativa da criminalização do funk (assim como o samba no passado) ou, então, em questões mais cotidianas, dentro do direito à diversão, mas também ao descanso, para o incomodo causado pelos pancadões que ocorrem nos bairros comumente residenciais durante os bailes. A partir disso, foi elaborado um estudo no bairro de União de Vila Nova, terceiro maior bairro periférico da cidade de São Paulo, localizado na Zona Leste e que também é palco para alguns bailes funks. Esses bailes foram levantados pelo autor pessoalmente e discutido com funkeiros, moradores e comerciantes da região. O próximo passo foi fazer um levantamento decorrente do tecido urbano do bairro identificando os espaços livres públicos que poderiam ser palco para essas e outras manifestações culturais. A proposta de projeto inicial segue a reforma de um parque ocioso que fica muito próximo a um dos principais fluxos de funk, mantendo o campo de futebol existente no programa e incluído um equipamento cultural voltado a dança e música. Palavras-chave: Funk; Manifestação Cultural; Urbanismo; Direito À Cidade; Espaços Livres