Ciências Econômicas

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 16 de 16
  • Monografia Acesso fechado
    Desindustrialização brasileira: o processo de desindustrialização no período de 2010-2019
    (2023-06-16) SILVA, Cintia Rodrigues
    A desindustrialização é um fenômeno do processo de maturidade econômica em que devido a fatores como, a alta produtividade manufatureira e mudanças na elasticidade-renda da demanda pela elevação do nível de renda per capita, levam a perda da participação do emprego e valor adicionado manufatureiro relativo ao emprego e produto total. Esse processo é visto como fruto de um desenvolvimento econômico bem-sucedido que se traduz em um alto nível de renda per capita e melhor qualidade de vida, sendo assim, chamado também de desindustrialização positiva. A preocupação no caso brasileiro, no entanto, é que esse processo se iniciou antes de o país atingir o patamar de alta renda per capita e antes que se concluísse o processo de desenvolvimento industrial situação que é denominada de desindustrialização prematura, causando desemprego elevado, dependência de importações de produtos de maior teor tecnológico e baixo crescimento da economia. Desde do inícios dos anos 2000 está em processo de desindustrialização brasileira que se tornou ainda mais grave na década de 2010. No período de 2010-2019 o país sofreu desindustrialização pelas três formas de mensurara-la, pela ótica do valor adicionado, emprego e balança comercial, sendo especialmente grave a desindustrialização em setores intensivos em ciência e tecnologia que o país sofreu no período.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O agronegócio no Brasil: impactos econômicos, desenvolvimento sustentável e perspectivas futuras.
    (2023-12) OLIVEIRA, Júlia Ventura do Nascimento
    O presente trabalho irá tratar sobre as questões econômicas para os impactos do agronegócio, sendo que esse enfoque temático são pontos amplos e de grande valia para a exploração dos conceitos que as compõem. Sabe-se que o agronegócio vem a crescer cada vez mais, dados comprovados pela relação do PIB, sendo possível verificar como o pilar de sustentação no Brasil. O objetivo é relatar o valor que agrega economicamente no desenvolvimento realizado aos ganhos, de propositura que gera diversas vertentes benéficas para a implementação, assim como o conhecimento e a construção de oportunidades que isso gera. A conclusão do estudo confirma a importância do agronegócio no Brasil e sugere maiores estudos com relação aos impactos das políticas públicas sobre o agronegócio, uma vez que no âmbito internacional todos os países utilizam subsídios para proteger seus produtores, prática que reduz a competitividade no setor e afeta sensivelmente países exportadores como o Brasil.
  • Monografia Acesso aberto
    Inserção do Brasil nas cadeias globais de valor 2015-2019
    (2023-06-16) Amorim, Amanda Cardoso Louzada; Crisafulli, Giovanna Bax; Caminha, Lara Chaves
    O presente trabalho tem como objetivo analisar os tipos de comércio brasileiro, e da inserção do Brasil em cadeias de maior valor agregado, no período de 2015 a 2019. A pesquisa utiliza método quali-quantitativo, com o propósito de trazer teorias que discorrem o comportamento do comércio internacional do Brasil e analisar os dados de exportação e importação (dados quantitativos), incluindo-se também, o método bibliográfico e explicativo. Análise de qual padrão de comércio o Brasil se encaixa, juntamente comparando processos brasileiros com países já inseridos nessas cadeias globais de valores, como por exemplo, os países multilatinos e empresas multinacionais. Os resultados mostraram que muitos processos brasileiros têm baixa produtividade e apresentam diversas barreiras para essa inserção como infraestrutura, transporte, energia, telecomunicações, mão de obra qualificada, tarifas, educação, a exportação de produtos de baixo valor agregado e políticas que pouco estimulam essa inserção.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Os efeitos das políticas fiscais adotadas pelo governo brasileiro durante a crise de 2008
    (2023-06) Felix, Felipe Lima; Fonseca, Felipe Sousa; Dias, Miguel Ferrari; Silva, Marcus Vinicius Marinho
    Este TCC (trabalho de conclusão de curso) tem como foco, uma pesquisa descritiva, com objetivo de entender a crise de 2008 e a partir disso, compreender quais foram as mudanças que ela trouxe para a economia brasileira, e como as medidas fiscais adotadas pelo país afetaram os resultados econômicos na época, utilizando uma abordagem qualitativa com um método indutivo, analisando a crise do subprime e chegando a uma conclusão por meio desta com dados e gráficos que aqui também serão apresentados. Ao decorrer de todo o conteúdo apresentado, conclui-se que sim as medidas que foram aderidas à política econômica naquele período foram efetivas, mas tendo também o cuidado de ressaltar que o país já vinha de uma crescente na economia podendo citar como uma das medidas preventivas o PAC.
  • Monografia Acesso aberto
    COVID-19: uma análise de como a pandemia contribuiu para a transição do físico para on-line na forma de consumir
    (2023-07-14) Milanez, Andressa Carneiro; Coutinho, Nathalia Lima; Sales, Isadora Camille Queiroz de Almeida
    O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre como a pandemia do Covid-19 contribuiu para a transição do meio físico para o on-line na forma de consumir. Como método, será realizada uma análise qualitativa para entender a mudança no comportamento do consumidor na hora de consumir um produto. Para isso, serão abordadas também, variáveis quantitativas, de modo a descrever e mensurar o consumo da população nos meios físicos e on-line. Após obtenção de dados e análises, é entendido que, em meio ao isolamento social causado pela pandemia, o consumidor e as empresas passaram por um processo de adaptação e aceitação, em que devido as mudanças sociais, eles precisaram se ajustar as novas formas de consumir e comercializar produtos, alterando assim a forma tradicional de consumo da sociedade. Com os resultados encontrados, é notório que o comércio eletrônico cresceu exponencialmente durante os anos de pandemia e continuou em evolução após esse momento, confirmando a hipótese do impacto positivo no comércio eletrônico durante o período pandêmico, que será analisado com maior profundidade durante os capítulos.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    De Companhia Vale do Rio Doce à Vale S/A : benefícios e malefícios da privatização da empresa
    (2023-07-15) Paiva, Luana Silva de; Berbet, Natalha Camargo
    Este trabalho teve como objetivo analisar a venda da companhia vale do rio doce, verificando seus benefícios e malefícios no âmbito ambiental e econômico. Verificou – se desta forma o que essa venda trouxe ao Brasil. Além disso, a pesquisa tem como objetivo mostrar o quão maléfico foi essa privatização ao país, analisando o contexto histórico e nacional deste processo. Através deste estudo de caso, foi possível identificar os problemas causados pela venda, seja pelo seu preço menor que o esperado, tais como os problemas ambientais gerados pela empresa, que poderiam ser evitados. Portanto, foi possível constatar que a venda da Vale S/A foi muito mais maléfica do que benéfica ao país.
  • Monografia Acesso aberto
    Uma análise sobre a contribuição do pix na inclusão social dos micro e pequeno empreendedores na economia brasileira
    (2023-06-16) Cunha, Bruna Candido de Lima; Silveira, Edgar Mendes; Carvalho, Mayron Sousa de; Suminami, Nicolas Akiriko Morais; Oliveira, Thamires da Silva
    O Pix trouxe para população brasileira a capacidade de inclusão financeira, um tema de extrema relevância no cenário social de 2023, após um período em que a população enfrentou um longo tempo de distanciamento social durante a pandemia da Covid-19. O Pix, revolucionou os meios de pagamentos no Brasil após sua implantação em 2020, tem sido amplamente adotada pela população brasileira e tem se destacado como uma das mais relevantes inovações para os meios de pagamentos no Brasil. Uma das consequências de adaptabilidade desse período, foi a provocação da expansão digital do âmbito econômico, no qual a adesão às contas digitais ganharam cada vez mais espaço. Historicamente, os bancos convencionais não ofereciam muitos serviços e soluções no âmbito digital para que a população tivesse facilidade em compras online e o Pix foi um grande aliado na inclusão financeira no Brasil. Este estudo teve como objetivo principal investigar por meio de pesquisa bibliográfica, a facilitação nas vendas de micro e pequenas empresas por meio do Pix. O resultado da pesquisa indicou que o Pix já é a principal forma de pagamento para os dois tipos de negócios. Entre os Microempreendedores Individuais (MEI), 52% das vendas foram realizadas via Pix. Nas Micro e Pequenas Empresas (MPE), essa participação foi de 27% (MÁXIMO, 2023). Diante disso, políticas públicas de incentivo ao Pix entre MEI e MPE são bem-vindas. Em suma, o Pix é uma inovação que já apresenta resultados positivos concretos para as micro e pequenas empresas, facilitando suas operações de venda e, consequentemente, contribuindo para seu desenvolvimento. Espera-se que esse processo de transformação digital no setor continue avançando com a contínua adesão de empreendedores e clientes ao Pix. Os benefícios dessa nova funcionalidade e o aumento da inclusão financeira têm sido particularmente importantes para os micro e pequenos negócios, que sofreram forte impacto com a expressiva redução de vendas durante a pandemia. Muitos passaram a aderir ao comércio eletrônico por meio de plataformas digitais. Dessa forma, a implementação do Pix, por meio de um sistema ágil, seguro e de baixo custo, tem sido responsável por proporcionar diversos benefícios e auxiliar no processo de recebimento de pagamentos dos micros e pequenos empreendedores. A adoção do Pix permite que esses negócios reduzam despesas, recebam pagamentos de forma instantânea e ofereçam maior conveniência aos clientes. O crescimento do uso do Pix entre MEI e MPE deve continuar nos próximos anos, à medida que percebam suas vantagens. Os resultados são promissores e indicam que o Pix pode impulsionar o crescimento dos pequenos negócios, promovendo a inclusão financeira de seus clientes. Em resumo, o Pix é uma inovação com impactos concretos para as micro e pequenas empresas, facilitando suas vendas e contribuindo para seu desenvolvimento. Espera-se que a transformação digital desse setor avance com a crescente adesão de empreendedores e clientes ao Pix. As políticas públicas para incentivar o Pix entre MEI e MPE são bem-vindas, tendo em vista seus efeitos positivos.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto
    Análise do comportamento do consumidor no período da pandemia COVID-19 sob a ótica da teoria tradicional do consumidor no setor alimentício: carne bovina e ovo
    (2022-12) Paz, Alexandre Peres Farias da; Corredor, Derick Simão; Ribeiro, Naiara Alves; Assunção, Vinicius Nascimento de
    Este trabalho procura analisar o comportamento do consumidor durante o período da pandemia COVID-19 em relação ao setor alimentício. Para conseguir realizar um estudo mais aprofundado, dentro do setor alimentício foi escolhido dois produtos considerados bens substitutos imperfeitos para serem estudados: a carne bovina e o ovo. Esta pesquisa é baseada na economia tradicional do comportamento do consumidor, em que é considerado que os agentes tomam suas decisões de forma racional. Para essa teoria, a decisão ótima de consumo que o consumidor irá fazer tem como base duas coisas: a preferência deste consumidor e sua restrição orçamentária, onde a escolha de uma cesta ideal para ele será a que maximize sua utilidade e seja compatível com sua renda. A análise de como a pandemia veio a influenciar a tomada de decisão do consumidor será realizada da seguinte maneira: de que forma a mudança na renda e no preço da carne bovina neste período afetou a restrição orçamentária do consumidor fazendo com que este optasse por consumir ovo ao invés da carne bovina. Com base no trabalho realizado, comprova-se, portanto, que a mudança no comportamento do consumidor em relação a carne e o ovo pode ser explicada pela teoria clássica do consumidor.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto
    Mercedes: um estudo sobre a saída da multinacional do Brasil
    (2022-12-14) Silva, Luiz Henrique Gelli da; Tavares, Patrick Caires
    Este trabalho busca entender quais foram os principais motivos que levaram o fechamento da fábrica e encerramento das atividades da empresa Mercedes-Benz, buscando antes apresentar características fundamentais para o entendimento do funcionamento e organização do setor, entendendo seus principais pontos. Para atingir o objetivo, foram utilizadas metodologias de pesquisa explicativa, aliado à uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, utilizando livros, artigos científicos, monografias, dissertações, leis e artigos históricos, levando em consideração também, alguns dados quantitativos de pesquisas, jornais e artigos acadêmicos, para melhor entendimento e compreensão dos conteúdos. O trabalho está dividido em dois capítulos, sendo o primeiro, um capítulo referencial teórico para melhor entendimento do funcionamento da indústria automobilística brasileira e mundial, e posteriormente um capítulo voltado para melhor entendimento da empresa Mercedes-Benz. Por fim, entende-se os desafios enfrentados pela empresa, devido as reduções de incentivos, os problemas relacionados aos custos produtivos e ao baixo poder de compra de uma grande parcela da população brasileira, assim como uma mudança de estratégia por parte da empresa, pensando no futuro, com a eletrificação da frota automotiva.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto
    Observações empíricas sobre o desemprego tecnológico
    (2022-12-07) Daibes, André Luiz de Lima; Prefeito, Rodrigo De Paula Padula; Ferreira, Yuri Câmara
    Há muito tempo se debate se existiria uma relação direta de causa e efeito entre o uso da tecnologia e a geração de desemprego, o que se convencionou chamar de desemprego tecnológico. Muitos pensadores clássicos, como Adam Smith, David Ricardo, Karl Marx e John Maynard Keynes trataram do tema de forma especulativa, concluindo, cada um com suas peculiaridades, que o uso maciço da tecnologia causaria desemprego tecnológico. Falta, todavia, concretude a essa conclusão, até por ausência, à época dos referidos autores, dos atuais ferramentais estatísticos e de tratamento de dados. Revisitando o tema à luz de trabalhos empíricos recentemente elaborados verifica-se que o uso da tecnologia, embora efetivamente cause inicial aumento do desemprego decorrente da substituição do trabalho humano, acaba compensando posteriormente esse desemprego pela criação de novas formas de trabalho que decorram da própria tecnologia, do crescimento econômico que deflui do aumento da produtividade e da adaptação social mediante o ganho de novas balizas nas relações de trabalho, tais como se afiguram as reduções da jornada de trabalho semanal e diária que já são observadas em alguns países.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto
    Fatores determinantes da crise da década de 1980: o II PND e os impactos na economia brasileira
    (2022-12-14) Silva, Narriman Marques França
    O presente artigo tem por objetivo analisar, por meio da análise de material bibliográfico, os impactos das decisões tomadas pelo governo, no período compreendido entre 1975 e 1979, que focava na retomada e continuidade do crescimento econômico vistos até então. Por meio da implementação do II PND, busca-se a perpetuação do processo de substituição de importação de forma diminuir a dependência externa da economia, mas que ao mesmo tempo se baseava em uma visão otimista frente a crise internacional que se apresentava a época – Choque do Petróleo e Aumento das taxas de juros (EUA). A opção pela continuidade da utilização do crédito externo para o financiamento do desenvolvimento do Brasil se mostrou ao longo dos próximos anos ser detentor de um peso cada vez maior sobre o balanço de pagamentos até que, em meados de 1979, a situação se tornaria insustentável tendo que o governo interromper o modelo para dar início ao processo de ajustamento da economia que viria acompanhado da forte redução do PIB, por altos índices inflacionários e tendo os anos subsequentes ficado conhecida como a “década perdida”.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto
    Política monetária do Quantitative Easing: desempenho na aplicação no Japão de 1990/2000 e EUA 2008
    (2022-12-07) Cintra, Ana Júlia Freitas; Costa, Daniel Siqueira; Carlota, Pedro Henrique; Olimpio, Rafael Silva; Ferreira, Leonardo Carvalho Del Bosque
    Este trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa empírica sobre as políticas monetárias não convencionais adotadas pelos Estados Unidos e Japão após a crise das hipotecas subprime. A política adotada pelos países desenvolvidos acima mencionados, ou seja, Quantitative Easing (QE para abreviar), é baseada na teoria do economista Milton Friedman para explicar a Grande Depressão nos Estados Unidos na década de 1930. Conhecido como armadilha da liquidez, esse fenômeno destoa quando a “propensão ao entesouramento” das pessoas aumenta e elas preferem poupar dinheiro a investi-lo. Nesse momento, as pessoas e os bancos passam a preferir a liquidez, tornando os preços e o consumo inelásticos em todo tipo de política monetária. O "quantitative easing (QE)" se refere a um modelo de política monetária onde as autoridades financeiras lançam pesados ​​programas de recompra de ativos na economia, injetando grandes quantidades de recursos nela. Isso se soma a outros modelos de política monetária, tais como os depósitos compulsórios e redução das taxas de juros exigidas pelos bancos. Dentre essas medidas, o trabalho compara o uso do Quantitative Easing no Japão e nos Estados Unidos.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto
    O custo Brasil no setor automobilístico e a saída da Ford
    (2022-07-02) Cruz, Camila Pereira da; Araujo, Leticia Vasconcelos de; Furini, Pamela Gomes Ferreira; Schiftan, Pedro; Costa, Rayane Cristine
    Este estudo aborda quais os impactos causados no setor automobilístico com a saída da Ford do país, de maneira a se aprofundar mais nessa temática, tem-se como o objetivo principal identificar o custo Brasil e seus desafios na economia. Para se alcançar este objetivo, dados e informações contidos neste trabalho foram obtidos por meio da metodologia de pesquisas qualitativas bibliográficas, base de dados científicos, como livros, monografias e dissertações, de maneira impressa e digital. O trabalho está dividido em quatro capítulos. O trabalho traz primeiro capitulo de intrudução, o segundo capítulo traz informações sobre a produção da indústria automobilística no mundo. No terceiro, traz a cadeia produtiva. E em relação ao quarto capítulo, será abordado as transformações e impactos do setor automobilístico no custo Brasil. Ao final, o que se evidenciou é que ainda é um grande desafio para a economia brasileira, muitas fábricas lidam ainda com a transformação tecnológica e alto custo em sua produção.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso fechado
    Análise da mudança de direcionamento econômico chinês durante o governo Deng Xiaoping
    (2022-06-23) Mesquita, Estevão Almeida; Sales, Regina da SIlva; Almeida, Tifany Dantas de
    O presente trabalho tem como objetivo investigar como foi a criação das Zonas Especiais Econômicas durante o governo Deng Xiaoping e como serviram de base para o desenvolvimento da economia chinesa, através de investigação bibliográfica, de coleta de dados em artigos, livros acadêmicos e relatórios divulgados em órgãos internacionais; inicialmente é apresentado a transição do governo de Mao-Tse Tung para Deng Xiaoping e brevemente descrito o contexto economico anteriormente a posse de Deng; no segundo capitulo é são expostas informações sobre a criação e funcionamento das Zonas Especiais Econômicas, os principais fatores que os tornaram atrativos economicamente para os investimentos estrangeiros, e por fim é analisado os impactos iniciais das reformas realizadas a fim de tornar as cidades em polos de investimento, trazendo comparações entre as ZEEs e o restante de china. Após a pesquisa, concluí-se que as Zonas Especiais Econômicas tiveram papel funcamental na transformação da economia chinesa, tanto diretamente, através do desenvolvimento das provincias inicialmente previlegiadas, quanto na expansão do modelo bem sucedido para outras provincias e cidades chinesas.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto
    Nova economia: análise do novo padrão no século XXI
    (2022-06-23) Souza, Leandro Rinaldo de
    O objetivo deste trabalho é identificar o novo padrão econômico no século XXI e apontar as mudanças no setor financeiro e os impactos no emprego. Dentro desta pesquisa fez-se o estudo explicativo de prováveis relações existentes entre crises, evolução tecnológica e econômica; A partir destes estudos, constrói-se uma análise para verificar se a metodologia possuía itens suficientes para garantir as fundamentações do tema abordado. No 1º capítulo remete a transição da economia, revolução tecnológica, grandes crises, e o que mudou a forma de como a economia é prestada. Este novo padrão competitivo, que destoa dos critérios de competição da era industrial vigente até final século XX, assim, começa a sair de cena a economia estática, fortemente dependente de recursos naturais e commodities, para alçar um voo numa economia ligada à continua inovação, sustentada por modelos de gestão ágeis, menos hierárquicos, com times diversos e compromissos com a sustentabilidade. Portanto, os avanços tecnológicos causaram a elevação das exigências em todos os aspectos, nesse contexto, tal fenômeno gerou a necessidade de que a economia acompanhassem esses movimentos, logo, o padrão da nova economia é um conceito que engloba automação e tecnologia de informação, onde pode ser entendida como o desenvolvimento evolutivo da velha economia, que deixa de se concentrar em produtos para priorizar serviços (cultura centrada em pessoas), a digitalização e a necessidade de maiores investimentos tecnológicos para elevação do grau de benefícios, representará uma disrupção em relação a muitas premissas tidas como base, como a centralização do mercado e consumidores passivos. No 2º capitulo será abordado a revolução financeira, que diante do ambiente em constante transformação, uma série de inovações e tecnologias permitem mais liberdade e facilidade para as pessoas, de outro, temos, na maior parte dos países, a versão analógica em papel-moeda, em contraste com novas formas de dinheiro, que não dependem de estados ou organizações para funcionar, e no 3º e último capítulo, coteja-se os impactos do novo padrão econômico sobre as relações do emprego. A conclusão geral demonstra que o novo padrão da economia é decorrente de grandes crises, com um ponto de virada e outro de desenvolvimento, marcada por mudanças rápidas e contrastes acentuados.
  • Trabalho de Conclusão de Curso Acesso aberto
    O SUS no neoliberalismo: uma análise de como as políticas do governo Temer afetaram o Sistema Único de Saúde
    (2022-06-23) Lima, Carolina dos Santos; Damasceno, Karina Gomes
    UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI – Campus Vila Olímpia Curso: Ciências Econômicas Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso Profa.: Alessandra Cavalcante de Oliveira Acadêmico: Carolina dos Santos Lima; Karina Gomes Damasceno São Paulo, 23 de junho de 2022. LIMA, Carolina dos Santos; DAMASCENO, Karina Gomes. O SUS no neoliberalismo: uma análise de como as políticas do governo Temer afetaram o Sistema Único de Saúde. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2022. O presente trabalho tem como objetivo analisar as medidas tomadas durante o governo de Michel Temer e compreender de que forma o funcionamento do SUS foi afetado por essas medidas. A pesquisa utilizada no presente trabalho, tem abordagem quali-quantitativa, pois contém dados quantitativos importantes para a análise pretendida, assim como informações qualitativas relevantes para o entendimento. Quanto ao seu objetivo, a pesquisa é descritiva, descrevendo dessa forma, os conceitos e fenômenos estudados. O trabalho utiliza fontes bibliográficas, como artigos e livros, para expressar os conceitos abordados, para o melhor entendimento dos mesmos e para a análise dos dados relevantes para a pesquisa. O trabalho está estruturado em três capítulos, no segundo capítulo, são apresentadas as origens das políticas sociais no mundo, o Estado de Bem-Estar Social, como as políticas sociais se desenvolveram no Brasil, a influência do Welfare State na Constituição de 1988, conceitos da economia neoclássica, como o neoliberalismo se expandiu no mundo e de que forma as ideias neoliberais foram aplicadas no Brasil em cada governo. No terceiro capítulo, é tratada a evolução do sistema de saúde pública no Brasil, desde o Brasil Colônia, até a redemocratização e as reformas feitas no governo PT. No quarto capítulo, são abordadas as políticas do governo Temer, o teto de gastos e seu impacto sobre a saúde pública. A pesquisa conclui que as medidas do governo Temer, principalmente o teto de gastos, afetaram o funcionamento do SUS, diminuindo a variação das despesas em saúde. Palavras-chave: SUS. Neoliberalismo. Teto de gastos.