Jornalismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 15 de 15
  • Vídeo Acesso aberto
    Instrumentos da fé
    (2023-11) LOPES, Felipe; GARCEZ, Larissa; LIRA, Leonardo; AUGUSTO, Lucas; CASTELLANI, Luiza; LAGONEGRO, Victor
    O "Instrumentos da Fé" nasceu diante de casos vistos na mídia e, principalmente, pelo contato que membros do grupo tiveram, direta e indiretamente, com situações de instrumentalização da fé dentro de igrejas evangélicas durante os períodos eleitorais de 2018 e 2022. Com esse projeto, visamos contar a história de pessoas que foram vítimas de abuso da fé, entendendo como elas percebem as situações sob as quais foram submetidas, como conseguiram lidar com essas situações e como passaram a se relacionar com a prática da fé depois dessas vivências. Dessa forma, daremos espaço para as vozes dessas pessoas, contribuindo para o jornalismo e para o debate público sobre o tema; além disso, através dessas histórias e do contato com pesquisadores e especialistas do tema, queremos alertar nossos ouvintes e conscientizá-los sobre os perigos que situações de manipulação, exclusão e uso indevido de suas crenças e convicções, podem causar - e, pr fim, apresentaremos alternativas para que pratiquem sua fé de maneira saudável e construtiva.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O neopentecostalismo e a mídia
    (2023-11) FERREIRA, Luiza Castellani
    Este trabalho faz uma pesquisa sobre a relação entre o neopentecostalismo e a mídia, examinando como as igrejas neopentecostais utilizam os canais de comunicação para divulgar sua mensagem e ampliar sua influência. O estudo examina as estratégias midiáticas neopentecostais, como a produção de programas de televisão, rádio, internet e outras mídias como espaços de evangelização. O estudo tem como objetivo se aprofundar na compreensão do papel significativo que a mídia desempenha na formação de identidades religiosas, investigando como as representações midiáticas podem influenciar a percepção do público e a experiência religiosa. O objetivo principal é investigar como as mensagens da mídia moldam e constroem identidades religiosas, analisando o impacto das representações midiáticas na construção de significados, crenças e práticas relacionadas ao neopentecostalismo. Durante o desenvolvimento deste artigo, foram utilizados estudos teóricos como livros e dissertações para fornecer informações sobre a correlação entre neopentecostalismo e mídia. Além disso, foram coletados dados de fontes oficiais das igrejas neopentecostais, como seus sites. A metodologia utilizada permitiu uma análise abrangente e fundamentada dos aspectos importantes da interação entre neopentecostalismo e mídia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto e o poder de influência do evangelho no meio dos jovens
    (2023-11) OLIVEIRA, Felipe Lopes de
    Este artigo aborda o tema da influência e persuasão do evangelho no meio dos jovens. Através da análise de teorias sobre influência e persuasão, bem como estudos de caso e reflexões éticas, foi possível constatar que o direcionamento religioso, em especial o evangelismo juvenil, possui um grande poder de influência sobre a identidade, crenças e comportamentos dos jovens. No entanto, é importante considerar as possíveis consequências negativas do evangelismo juvenil, como a alienação, o fanatismo e a intolerância, bem como a necessidade de respeitar a diversidade religiosa e outros valores sociais. Recomenda-se que futuras pesquisas abordem essas temáticas com mais profundidade, incluindo estudos comparativos entre diferentes religiões e crenças, bem como a análise da eficácia de programas educacionais religiosos. Em conclusão, o estudo da influência e persuasão do evangelho no meio dos jovens é um tema relevante e complexo, que merece atenção e estudo interdisciplinar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O ensino religioso na educação
    (2023-11) LIRA, Leonardo Oliveira de
    Este artigo acadêmico possui como objetivo contextualizar a presença do ensino religioso no Brasil, apresentando a presença de tal conceito desde os primórdios do país, e a sua evolução conforme o passar dos anos. Mostrar os prós e os contras do ensino religioso, de acordo com experiências e ocorridos. Também estará presente no artigo uma maneira de procurar entender como e se o ensino religioso poderia de alguma forma ter participação e ajudar na diminuição dos casos de intolerância religiosa que ocorrem no país e tem ganhado mais visibilidade durante os últimos meses e se pode influenciar as próximas gerações o respeito com as diferentes crenças e culturas, incentivando o pluralismo religioso. A ideia é que o artigo possa fluir e funcionar de maneira didática, de forma imparcial, trazer dados e fontes que auxiliem no entendimento de que existem fatores que pesam favoravelmente e contra o ensino religioso, e por fim, com os dados apresentados permitir que cada um conclua se o país precisa dessa disciplina, e de que forma ela poderia entrar em exercício. Dentre os métodos utilizados para a construção do conteúdo deste artigo acadêmico estão incluídos uma pesquisa feita via plataforma de formulários com alunos de duas universidades particulares do Estado de São Paulo, uma conversa com a Professora de Ensino Fundamental, Ana Maria Gonçalves, formada no Magistério em Minas Gerais, e o auxílio de obras como “Ensino Religioso – Perspectivas Pedagógicas” e “O Ensino Religioso no Brasil: Tendências, conquistas, perspectivas”, ambas da autora Anísia de Paulo Figueiredo, entre outras.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Modéstia cristã: a influência da fé na vestimenta feminina
    (2023-11) ALENCAR, Larissa Garcez Fraga de
    Este artigo aborda a influência da fé religiosa na vestimenta feminina. Perpassando pelo contexto de moda, religião e comportamentos do cotidiano religioso. Cada religião possui crenças e costumes diversos que, no decorrer do tempo, vieram reforçando o comportamento dos fiéis principalmente as do sexo feminino. A vestimenta feminina é uma forma importante de expressão da identidade e individualidade da mulher, mas muitas vezes é influenciada por fatores culturais e religiosos. A religião, em particular, tem sido uma influência significativa na vestimenta feminina ao longo da história. Neste artigo, examinaremos a relação entre a fé e a vestimenta feminina, destacando algumas das principais religiões e suas práticas de vestimenta.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Interesse público ou interesse político, o papel da comunicação pùblica institucional
    (2023-12) OLIVEIRA, Thiago Araujo; ALVARES, Maria Cecília
    Este artigo científico tem o objetivo de discutir o papel e a importância da Comunicação Pública Institucional. Os avanços das implementações tecnológicas, maior conhecimento por parte da população e a velocidade da informação noticiada pela imprensa e mídia em geral exigem da Comunicação do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário), grande esforço e trabalho para estimular o acesso à informação, com transparência, participação popular e diálogo. Este trabalho tratará em uma primeira parte no contexto histórico da comunicação pública no Brasil; em uma segunda etapa tratar das diferenças conceituais entre comunicação pública, Governamental e Política; e a possibilidade ou não de comunicar com imparcialidade, atendendo ao interesse público, sem influências políticas ou ideológicas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Idolatria política: quando ídolos são eleitos
    (2023-11) SOUZA, Lucas Augusto Silva de
    Este artigo científico tem o objetivo de investigar o fenômeno da idolatria política no contexto brasileiro, com foco na atuação do ex-presidente Jair Bolsonaro. A idolatria política é caracterizada pela adoração e devoção a um líder político, muitas vezes manifestando-se através de uma crença exagerada em suas capacidades e promessas. Acredita-se que a idolatria política de Bolsonaro tenha sido impulsionada pelo uso de narrativas religiosas e valores morais durante sua campanha e governo, bem como pela polarização política presente no país. A pesquisa evidencia a importância da fé e da religiosidade na formação de grupos de apoiadores tão fiéis, que são capazes de ignorar as falhas e erros de um líder político. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, incluindo revisão bibliográfica sobre o conceito de idolatria política e sua relação com a fé na política. Também são analisados dados sobre a relação de Bolsonaro com seus apoiadores, como ações e discursos. A análise é feita de forma crítica, buscando identificar as causas e implicações da idolatria política no contexto brasileiro, com foco no problema, não tratando somente dos indivíduos citados, a fim de contribuir para o debate sobre o tema
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Ecossistema da bancada evangélica no congresso nacional
    (2023-11) MARTINHO, Victor Lagonegro Santana
    Este artigo aborda um breve histórico do pentecostalismo, contextualizando sua chegada ao Brasil, a fim de compreender suas características dentro do território nacional, bem como as diferenças entre o pentecostalismo e o neopentecostalismo, para, posteriormente, visualizar como sua conexão com a política institucional brasileira aconteceu. Para tanto, construiu-se uma linha do tempo das principais transformações das constituições brasileiras no que se refere à relação da religião com o Estado, até a definição do Brasil como um Estado laico, e as discussões dos limites práticos desse conceito. Com tal construção em mente, partimos para uma análise da bancada evangélica no mandato de 2018-2022, nomeando seus principais expoentes e as pautas que mais movimentaram os parlamentares durante o período. Por fim, uma prévia do que se espera da FPE (Frente Parlamentar Evangélica) no mandato que se inicia em 2023.
  • Vídeo Acesso aberto
    Por Trás do Red Pill
    (2023-11) DERTONIO, Everton; KAMBILIS, Guilherme; PRAXEDES, Guilherme; VARJÃO, Larissa; RODRIGUES, Leandro; FARIA, Maria Isabela; JUNQUEIRA, Raíssa
    O produto final é um podcast estruturado em um episódio com duração de 37 minutos explicando o que é movimento Red Pill, como ele funciona, seus valores, como e onde surgiu. Além disso, tentamos entender todos os lados do movimento, que consome, quem é afetado, etc. Para isso, reunimos entrevistados essenciais, como sociólogos, psicólogos, vítimas, além de viver na prática como esses grupos funcionam.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Procuro um Amor - documentário sobre amor e aplicativos de relacionamento
    (2023-12) DIAS, Aurea de Souza Lana; PAVON, Mariana dos Santos; COSTA, Thalita; EVARISTO, Romerio
    Quando se trata de amor e suas relações afetivas dentro da atualidade, conseguimos pensar em dois cenários: as uniões duradouras, como os longos casamentos, e as relações curtas e passageiras, iniciadas por apenas uma curtida. A atual dissertação apresenta o recorte de uma pesquisa sobre o aumento do uso das redes desses aplicativos de relacionamento, em caráter especial, o Tinder, abordando as suas três fases de uso: o início, mostrando quais eram as funcionalidades do aplicativo e as expectativas de seus usuários no ano de 2019, o desdobramento desse período e as evoluções causadas pelo mesmo. Seu ápice com a chegada da pandemia da Covid-19 em 2020, e por fim, os resultados e/ou efeitos causados pela frequência do consumo de redes sociais ao longo do uso nos anos seguintes, chegando a 2023. Com a finalidade de entender os impactos comportamentais provocados pelos avanços tecnológicos nas relações afetivas, presentemente visto de forma mais fluida e até descartável, será então, abordado de forma quantitativa, e através de pesquisas em artigos acadêmicos, mais entrevistas via Google Forms, buscar o que motivou a expansão do número de usuários do Tinder, dentro de um recorte geracional de pessoas na faixa etária de 17 a 30 anos.
  • Vídeo Acesso fechado
    Aparelhamento da fé e a vida pós-abusos
    (2023-11) LOPES, Felipe; GARCEZ, Larissa; LIRA, Leonardo; AUGUSTO, Lucas; CASTELLANI, Luiza; LAGONEGRO, Victor
    O "Instrumentos da Fé" nasceu diante de casos vistos na mídia e, principalmente, pelo contato que membros do grupo tiveram, direta e indiretamente, com situações de instrumentalização da fé dentro de igrejas evangélicas durante os períodos eleitorais de 2018 e 2022. Com esse projeto, visamos contar a história de pessoas que foram vítimas de abuso da fé, entendendo como elas percebem as situações sob as quais foram submetidas, como conseguiram lidar com essas situações e como passaram a se relacionar com a prática da fé depois dessas vivências. Dessa forma, daremos espaço para as vozes dessas pessoas, contribuindo para o jornalismo e para o debate público sobre o tema; além disso, através dessas histórias e do contato com pesquisadores e especialistas do tema, queremos alertar nossos ouvintes e conscientizá-los sobre os perigos que situações de manipulação, exclusão e uso indevido de suas crenças e convicções, podem causar - e, pr fim, apresentaremos alternativas para que pratiquem sua fé de maneira saudável e construtiva.
  • Monografia Acesso aberto
    A auto exposição da Imagem Dos Influenciadores Digitais
    (2023-12) ELISEU, Lucas; GUAZZELLI , Pedro; MONTEIRO, Pietro
    A auto-exibição da imagem dos indivíduos digitais Influencers em suas próprias redes sociais. As consequências da própria auto-exposição da imagem sendo um digital influencer em suas próprias redes sociais, e os riscos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Invisíveis: "heróis" dessa pátria não tão gentil
    (2023-12) CAETANO, Leonardo Queiroz, Leonardo Queiroz Caetano; GERSSIANO, Leticia Cerdeira Ramos, Leticia Cerdeira Ramos Gerssiano; NASCIMENTO, Matheus Pereira do, Matheus Pereira do Nascimento; SANTOS, Pedro Henrique dos, Pedro Henrique dos Santos; TRINDADE, Thais Cristina Cegalla, Thais Cristina Cegalla Trindade; SILVA, Tiago Pereira dos Santos, Tiago Pereira dos Santos Silva
    Este trabalho compila os artigos elaborados pelos membros do grupo durante o período correspondente ao sétimo semestre do curso de Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi, na disciplina de Reportagens Especiais. Esta disciplina, com o Trabalho de Conclusão de Curso I, marca o início do desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nesta graduação. Neste caso específico, o grupo optou por elaborar um Documentário em Vídeo como seu TCC, explorando o tema: Invisíveis: “heróis” dessa pátria não tão gentil. O objetivo é investigar a invisibilidade de profissionais frequentemente ignorados na sociedade, destacando a significativa contribuição desses "heróis" invisíveis para o funcionamento da sociedade, especialmente em profissões pouco reconhecidas, mas essenciais.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Startalent além da dublagem
    (2023-12) FERRARI, Camila Leite; SOUSA, João Paulo da Silva; BONCI, Laura Moraes; ANGELI, Matheus De; NASCIMENTO, Natalia Silva do; GUIMARÃES, Pedro Pereira
    O intuito deste trabalho é analisar a forma como os as novas celebridades e os influenciadores digitais têm aparecido nas produções de diferentes materiais artísticos da indústria cultural, como novelas, filmes, em coreografias e músicas. Se apropriando do termo startalent, originário do mundo da dublagem, e que é usado para descrever o ato de chamar uma celebridade - ou qualquer personalidade notória - para participar da produção de uma dublagem de uma obra, este presente material irá analisar o impacto dessa problemática em diferentes áreas artísticas e os seus efeitos na carreira de profissionais dessas respectivas áreas.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Ecovila e permacultura caminhando juntas pelo desenvolvimento sustentável
    (2023-06) Liberatore, Victoria
    O objetivo deste artigo é mostrar as relações de atividades de ecovilas com princípios e éticas da permacultura, juntamente com as características de desenvolvimento sustentável e o quanto os três estão interligados e como é inevitável a construção de um mundo sustentável sem essa conexão. Propõe-se assim, estudar conceitos como: comunidades alternativas, o papel da GEN, histórico de ecovila, permacultura como uma cultura permanente e sustentabilidade. Para ajudar a confirmar as questões classificadas e com o intuito de afirmar a hipótese, o trabalho teve como base pesquisas, livros e artigos (como Bill Mollison e David Holmgren), além de visitas e vivências em uma ecovila localizada no município de Embu-Guaçu, na grande São Paulo, onde se pôde constatar a utilização do sistema de permacultura nas comunidades alternativas. Alguns resultados obtidos pelas ecovilas foram: 97% na depuração das águas, onde trabalharam de forma ativa para restaurar ou repor as fontes e os ciclos hídricos; e 85% que converteram em adubo todo o lixo orgânico.