Teatro

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 11 de 11
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância do ensino de teatro na periferia: um estudo de caso na E.E. Veridiana Camacho Carvalho Gomes
    (2023-12) ALBUQUERQUE, Beatriz Domingues de Medeiros; GUIMARÃES, Irene Dayani de Oliveira; CELEBRONE, Nina Sofia de Sousa
    Este artigo apresenta um projeto de ensino-aprendizagem proposto para a Escola Estadual Professora Veridiana Camacho Carvalho Gomes em São Paulo, no bairro Jardim Brasil. O plano de aulas foi pensado para jovens adultos com o intuito de destacar a importância da arte-educação como forma de transformação social, oferecendo oportunidades de expressão, reflexão e desenvolvimento pessoal para os estudantes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O ensino da arte como fio condutor para o desenvolvimento da empatia e da autoestima na educação infantojuvenil
    (2023-12) VIEIRA, Henrique de Paula; PERES, Isabella Martarello; ANTUNES, Lia Gonçalves da Silva; SILVA, Luan Mascarenhas da; SILVA, Marcella Mori Arone da
    Neste artigo, pretendemos discutir como o ensino da arte, especificamente o teatro, pode ser um fio condutor para o desenvolvimento da empatia e da autoestima, na educação infantojuvenil da Escola Estadual Raul Cortez, localizada em São Paulo-SP, permitindo que cada aluno se reconheça como um ser único, diverso, criativo, autônomo e solidário. Para isso, vamos apresentar algumas estratégias e atividades que podem ser realizadas em sala de aula, com o objetivo de estimular e desenvolver essas habilidades por meio dos jogos teatrais de Viola Spolin (2001) e metodologia de Ricardo Ottoni Vaz Japiassu (2001).
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Ver, fazer, contextualizar no teatro: ação pedagógica no cca irmã derly fabres.
    (2023-12) BERGOCCE, Diego Leme; BALIO, Giovanna Lucchesi Alves; MIRANDA, Laís Santos; CABRAL, Luan de Andrade Duarte
    O artigo discute, mediante a aplicação de um processo de ensino aprendizagem em teatro dentro do CCA Irmã Derly Fabres, localizado na região do Baixo do Glicério, em São Paulo (SP). Voltado para crianças e adolescentes, o projeto é desenvolvido a partir das bases da Arte-Educação no Brasil, voltado para a área do teatro, fazendo uso da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. A partir das possibilidades de experiência artística apresenta e discute os procedimentos desenvolvidos na instituição aplicando a tríade: Ver, Contextualizar e Fazer.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Teatro: jogos e brincadeiras como auxílio na transição de crianças entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I
    (2023-12) GHIRALDELLO, Renata, MAGALHÃES IVOGLO, Ianka; IVOGLO, Ianka Magalhães
    O presente artigo apresenta um processo de ensino-aprendizagem desenvolvido no Colégio Batista da Penha, em São Paulo, voltado para crianças de seis anos devidamente matriculadas no primeiro ano do Ensino Fundamental I. Visando demonstrar o potencial das práticas teatrais e brincadeiras como possíveis ferramentas no desenvolvimento de habilidades sociais e adaptabilidade no processo de transição dessas crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I a partir dos estudos de Jean Piaget (1975) sobre a Psicologia da Criança, adotamos práticas teatrais de Viola Spolin (2008) e Peter Slade (1978), com isso, observou-se que o Teatro contribui de forma lúdica para o processo de ensino aprendizagem em vários aspectos, principalmente no estímulo à criatividade e imaginação na hora do brincar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Percepção do espaço e a autonomia do indivíduo: uma proposta voltada para o colégio guilherme de almeida em guarulhos (sp)
    (2023-12) ROSA, Edilson soares; MOURA, Andrew Araujo; VILIOTTI, Mateus De Castro Rosa
    Este artigo apresenta um projeto de ensino-aprendizagem voltado para o Colégio Guilherme de Almeida, em Guarulhos. Reflete sobre o desenvolvimento da imaginação a partir das reflexões de Augusto Boal (1974) e Andrea Copeliovitch (2016). Voltado para o público adolescente, debate sobre os procedimentos apresentados para a percepção do espaço e discute a possibilidade de desenvolvimento da autonomia dos estudantes a partir do pensamento de Viola Spolin (1973) e Peter Slade (1978)
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Reflexões sobre teatro-educação: proposições para a escola prof.ª Lândia Santos Batista
    (2023-12) CARVALHO, Gabriel Thomas; PIOVESANA, Raul Martins; VIANA, Sileide Silva; SOUZA, Ynara Balbino
    O presente artigo apresenta considerações a partir de um projeto de ensino aprendizagem em teatro proposto para Escola Estadual Profª. Lândia Santos Batista, com estudantes do ensino fundamental II. Apresenta os procedimentos que poderiam ser apresentados na escola e discute sobre uma proposta de teatro-educação na grade curricular da instituição, a partir do pensamento de Ricardo Japiassú (2001).
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Teatro educação como linguagem de transformação através do afeto.
    (2023-09-15) Santiago, Rhávilla
    Este trabalho se propõe a relatar e refletir acerca do teatro como agente transformador, tendo como ponto de partida experiências artísticas e educacionais vivenciadas no ambiente escolar, transitando entre a compreensão do interior do indivíduo (aluno), experimentação de processos que possibilitem a descoberta de si e do outro, construção de resultados que transparecem e traduzem suas dores e angústias, assim como as conquistas e desejos, e a importância de cada um desses estágios para a construção de uma identidade (artística ou não) focada na descoberta e reinvenção de si. O texto tem como foco experiências vividas no projeto de extensão Trilhas Potiguares (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Estágio não obrigatório no Mundi Colégio e Curso (2022). Com o objetivo de dar visibilidade à importância do teatro como espaço de descoberta, cura, empatia, afetividade e transformação, este artigo trará evidências sobre a urgência de olhar para dentro de si artística e humanamente, dialogando com trabalhos do pai da educação Paulo Freire, assim como Augusto Boal e outros(as) escritores(as) que acrescentam significativamente nesta temática. A escrita desse trabalho de conclusão de curso tem como fim registrar formalmente um percurso de muitos processos que até podem ser sobre minha experiência em sala de aula, mas nunca será só sobre os meus processos de aprendizagem e (des)construção.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O Teatro como Agente de Transformação Social em Cidades Pequenas
    (2023-08-25) Iamarino, Maria
    Meu Trabalho de Conclusão de Curso é voltado para a importância do teatro e da arte-educação em cidades pequenas, onde não há muito acesso ao teatro. O teatro e a arte-educação são elementos fundamentais para o desenvolvimento cultural e educacional de uma sociedade. No entanto, em muitas cidades pequenas do Brasil, a oferta dessas atividades é insuficiente ou inexistente. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do teatro e da arte educação em cidades pequenas, o impacto positivo que pode ser trazido, e apresentar evidências que comprovem a falta dessas atividades nessas localidades, também evidências de que o teatro pode causar os impactos positivos levantados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O ensino do teatro na formação integral à luz da psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon
    (2023-06-19) Lima, Francieli
    A presente pesquisa aborda o tema: O ensino do teatro na formação integral à luz da psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon. Tem como objetivo analisar a pesquisa Walloniana sobre a origem dos processos psicológicos, que de acordo com o autor aparece na infância e a partir daí são classificadas cinco fases do desenvolvimento infantil. Compreender como os estudos do francês contribuíram para a educação, uma vez que Wallon acreditava que a psicologia e a pedagogia trabalham juntas. Conceituar o que é a psicogênese da pessoa completa e como a escola deve suprir as necessidades dos estudantes proporcionando uma formação integral que abranja os aspectos: afetivo, motor e cognitivo. Compreender como o ensino do teatro age nos conjuntos funcionais sendo um aliado na educação básica com o objetivo de proporcionar uma formação integral. Utilizar a experiência no ensino do teatro da autora em uma escola pública e uma escola privada de ensino regular, descrevendo procedimentos em sala de aula que estão de acordo com a teoria Walloniana fomentando o objeto de pesquisa.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da cultura para o desenvolvimento do jovem: a necessidade de ser exposto por meio da arte-educação
    (2023-06-19) Cortez, Chloé
    O presente trabalho propõe-se a analisar a importância da arte educação para o aluno, sendo criança ou jovem. A análise se baseia, principalmente, em uma experiência com alunos de uma escola estadual em São Paulo, também são apresentados outros relatos de outras escolas, duas brasileiras e uma belga. Para poder analisar apropriadamente a pesquisa é feita, de início, a partir dos ensinamentos de Carl Jung, e seu estudo de crianças e jovens com a arte, complementado pelo trabalho de Nise de Silveira e seus estudos de saúde mental em relação à arte. Assim, a pesquisa prossegue vendo como a educação da escola se encaixa nesse desenvolvimento, através dos trabalhos de Ana Mae Barbosa e John Dewey.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A necessidade de mais Paideias
    (2023-06) Alexandre de Souza Ramos, Agatha
    Meu trabalho de conclusão de curso foca em discutir a falta de ações teatrais, o que causa essa falta, refletir sobre como o ensino das artes é tratado nos diversos meios que é lecionado, e abordar os meios que poderiam ser trabalhados para expandir e dar mais condições para essa área ter seu devido valor na arte do ensino como um todo