Engenharia Mecatrônica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Sistema de Correção de Rotas para Mobilidade Aérea Urbana
    (2022-12-03) Cerqueira, Kevin; Padilha Jr, Rui
    Esse trabalho foi desenvolvido com a finalidade de contribuir para a resolução de problemas relacionados à mobilidade aérea urbana, tendo como objetivo principal o desenvolvimento de um sistema capaz de calcular rotas e corrigir uma das rotas quando houver um possível ponto de colisão entre essas. O sistema foi desenvolvido em Python, utilizando bibliotecas como a Geopandas, a qual foi essencial para a construção do mesmo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Automação na piscicultura de pequeno porte: dispositivos para assessoria na infraestrutura na criação de tilápias
    (2022-12-06) Dias, Amanda; Moreira Neto, José
    Este artigo trata-se de um projeto de automação em tanques de tilápia para criadores de pequeno porte, no intuito de que o criador possa monitorar a temperatura, qualidade da água, quantidade de oxigênio e nitrogênio, PH, fazendo com que o quantitativo de ração seja adequado a todas essas variáveis, proporcionando assim uma produção mais lucrativa e peixes com uma melhor qualidade. A implementação desse projeto na piscicultura de tilápias, busca sua automatização visando um consumo de ração versus a temperatura, evitando assim o desperdício e proporcionando uma maior eficiência na produção. Especula-se um custo reduzido, examinando a escassez de aporte financeiro dos mesmos e atingir resultados superiores ao obtidos de maneira manual. Utilizamos como metodologia um estudo teórico e qualitativo na criação de um protótipo que utilizará a plataforma Arduíno, em conjunto com sensores específicos, para identificar e solucionar problemas de maneira automatizada. A proposta apresentada tornar-se interessante pela praticidade no sistema de alimentação versus um aumento na produção da Tilápia, porém a sua viabilidade econômica depende do tamanho da produção.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Mineon: sistema de controle de manutenção e produção de frotas na mina subterrânea
    (2022-12-03) Queiroz, João Pedro Nunes
    O presente trabalho apresenta a origem, funcionamento, integração e arquitetura da solução MineOn em suas três dimensões Web API, aplicação Web e aplicação Android, pensadas para o controle da manutenção e produção de frotas de veículos em mina subterrânea sem acesso à rede, na Fazenda Brasileiro de Desenvolvimento Mineral, conhecida como FBDM. O trabalho traz em sua conjuntura as informações específicas para o desenvolvimento das aplicações do sistema, baseado nas tecnologias empregadas, desde a linguagem de programação e seus padrões arquiteturais, frameworks, redes e bibliotecas até sua implementação na nuvem. Também será descrita a metodologia empregada no desenvolvimento do sistema, além da sua aplicabilidade e futuras atualizações.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    As barreiras tecnológicas na implementação de carros autônomos no trânsito brasileiro
    (2022-12-03) Gonçalves, Matheus; Nascimento, Herick
    Através de uma pesquisa exploratória, este artigo trás uma visão sobre as condições tecnológicas atuais de implementação de veículos autônomos no Brasil e os desafios que o país precisará enfrentar antes que eles possam andar livremente. Propõe-se assim, uma leitura clara de relatórios governamentais e necessidades técnicas sobre a qualidade da infraestrutura rodoviária, da qualidade da comunicação de rede e das suas vigências legislativas. Concluindo-se que para a sua total efetivação será necessária uma série de desenvolvimentos e inovações nos tópicos discutidos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Sistema de medição de nível de combustível para um carro Baja SAE.
    (2022-06-27) Pires, Danielle
    O presente trabalho visa a análise da viabilidade de um sistema de medição de nível de combustível por sensor magnético de efeito Hall baseado na criação de um protótipo, com condições semelhantes ao uso real. O sistema será empregado no projeto Baja SAE em desenvolvimento por uma das equipes competidoras. O projeto estudantil objetiva a criação de um exemplar automotivo com possibilidade de fabricação em massa. Os alunos que compõe as equipes devem utilizar seus conhecimentos para executar o projeto. Este artigo trará o estudo de um protótipo que irá compor a parte eletrônica do automóvel que será desenvolvido.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Análise qualitativa das impressoras 3D de pequeno porte
    (2022-06-14) Oliveira Mota Barreto, Icaro; Mendes Figueiredo, João Victor
    O presente trabalho compara a qualidade de impressão da impressora Cliver Cl2 Pro da instituição Unifacs, com outras disponíveis no mercado regional (Sethi3D S3, Tevo Tarantula Pro e a Creality Ender 3). Através de peças modeladas no SolidWorks, na versão 2016, foram impressas, pelo método FDM, uma unidade do parafuso sextavado M24 e uma porca sextavada M24. Por fim, foram qualificados em uma tabela alguns dados das máquinas, por meio de notas em nível e grau. Após o preenchimento completo do quadro, foi efetuada a escolha da impressora 3D que mais se adequa às necessidades da instituição.