Transposição da lógica de consumo para as relações interpessoais
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Data
2021-12-07
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Matos, Bianca
Fernandes, Dáfila
Silva, Luana
Orientador
Veloso, André
Coorientador
Resumo
Este artigo é uma revisão de literatura que tem como foco principal abordar a temática acerca da transposição da lógica de consumo para as relações interpessoais. A discussão é feita a partir da apresentação de alguns marcos históricos dos SÉCS. XIX e XX ocorridos na sociedade ocidental, da descrição das características das gerações “Baby Boomers”, “X”, “Y” e “Z” e da reflexão dos aspectos psicológicos e sociais dessas gerações, em relação ao contexto em que surgiram. Captando assim, possíveis modos de como a lógica de consumo interfere nas relações das pessoas membros da sociedade estudada. Para isso, foram utilizadas as bases de periódicos e revistas como: Scielo, Google Acadêmico, Lilacs e Pepsic e utilizadas algumas obras como a de Huberman, L. (1981), Harari, Y. N. (2016; 2020), Comazzetto, L. R et al., (2016), Freud, S. (1996), Bauman, Z. (2018) entre outros. Nesse estudo constatou-se que o consumo que vigora hoje na sociedade moderna é fruto da busca por desenvolvimento econômico e fez nascer um novo estilo de vida, que se estrutura pela marca da insaciabilidade, na qual, uma necessidade já satisfeita gera outra necessidade, em um ciclo que não se esgota. Modos de consumo tão marcantes que chegam a ser apropriados e interiorizados pelos sujeitos, influindo sobre seus comportamentos e relações interpessoais.
Palavras-chave
Aspectos psicossociais, Consumo, Gerações, Marcos históricos, Relações interpessoais