Jornalismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Monografia Acesso fechado
    A massificação da cultura Hip Hop no Brasil através do rap
    (2023-06) Bohana, Yara
    Este estudo explora o processo de massificação do rap no Brasil, enfatizando sua trajetória desde uma expressão artística marginalizada até sua aceitação e popularização na indústria da música mainstream. O rap brasileiro, inicialmente, emergiu nas periferias urbanas como uma forma de expressar a realidade e as frustrações sociais, culturais e econômicas de suas comunidades de origem. A monografia analisa as principais etapas desse processo de massificação, incluindo a influência da cultura afro-americana, os momentos de maior visibilidade e os agentes de mudança significativos no cenário musical. Além disso, a pesquisa considera os dilemas inerentes à comercialização do rap, avaliando como o gênero conseguiu preservar suas raízes e sua mensagem crítica mesmo ao se tornar parte do mercado musical mainstream. O estudo contribui para a compreensão do rap como uma expressão cultural de grande relevância no Brasil, capaz de dialogar com questões sociais profundas e influenciar o panorama musical nacional.
  • Monografia Acesso aberto
    Como a trilogia dos the carters está inserida nos conceitos jornalísticos e envolve e entrelaça a cultura negra, convergendo passado, presente e futuro
    (2023-08-16) Costa, Daniel
    O presente projeto de conclusão de curso tem como finalidade explorar a história narrada na trilogia composta pelos respectivos álbuns “Lemonade, 4:44 EVERYTHING IS LOVE”, da cantora Beyoncé Knowles e do rapper Jay Z, o qual evidencia e explora a vivência de pessoas negras e sua conexão com o passado, não só do ponto de vista individual, mas também, todo o coletivo. Traçando uma análise cultural na jornada de autoconhecimento, vulnerabilidade e identidade, a obra é objeto deste estudo, ancorada em marcos teóricos abordados na Cultura da Convergência, por Henry Jenkins, envolvendo elementos de narrativas transmídia e conceitos abordados em diversas Teorias da Comunicação, como Teoria Crítica e Culturológica. Através de estudos, teses sociológicas, conceitos do jornalismo e fundamentos culturais, busca-se compreender e analisar a obra e seus impactos para dentro e fora do âmbito virtual e social.
  • Monografia Acesso aberto
    Educação para Paz: a proposta holística de Pierre Weil
    (2023-07-04) Peixinho, Edinólia Pinto
    A presente monografia analisa o contexto da educação para a paz, a partir da perspectiva holística desenvolvida por Pierre Weil, que aborda toda a sua trajetória no investimento de meios facilitadores para sensibilização da sociedade, no sentido de contribuir para a consecução dos objetivos propostos, como uma necessidade vital à sobrevivência da pessoa humana e dos demais entes habitantes do nosso planeta. Focaliza a mudança paradigmática em curso, demostrando que a cosmovisão da modernidade ainda é insuficiente para a resolução dos desafios gerados por ela mesma. Das novas descobertas da física e da psicologia, emerge uma visão de mundo integrativa, sistêmica ou holística. Este paradigma emergente propõe modelos de educação que se caracterizam pela compreensão da pessoa humana como ser, essência e existência multidimensional, em processo evolucionário, que a conduzirá a uma vivência abrangente, de forma a superar a fantasia da separatividade reinante; ele integra sujeito e objeto, as esferas culturais, ciência, filosofia, religião e arte, o homem, sociedade e natureza. A partir desta proposta educativa, o professor Pierre Weil apresentou seu projeto de educação para a paz, aprovado pela UNESCO, para agilizar a operacionalização dos objetivos por ela definidos, facilitando a formação de educadores e educandos. Em paralelo, este trabalho também apresenta um conjunto de iniciativas internacionais para se alcançar a paz, tais como a criação da ONU, da Universidade para a Paz a Costa Rica, da Universidade Sathya Sai para a Excelência Humana, na Índia e da Universidade Holística Internacional, em Brasília. Aborda ainda as sugestões para se estabelecer entidades educacionais com pressupostos ancorados no paradigma emergente, a geração dos facilitadores por meio da Formação Holística de Base e a didática necessária à realização das atividades escolares focadas no aluno e na arte de viver em paz.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Várzeapod: o impacto socioeconômico do futebol de várzea
    (2022-12-14) Jesus, Douglas
    O presente trabalho visa discutir o impacto socioeconômico causado pelo Futebol de Várzea, modalidade amadora do futebol praticada em bairros carentes, na vida de crianças e adolescentes. Diante do cenário de limitações de possibilidades e oportunidades impostas pela pobreza, o esporte e, sobretudo o futebol, é tido como uma das ou a única alternativa de ascensão social desses meninos e meninas. Com este trabalho, pretende-se apresentar o futebol de várzea desde a sua prática e seu potencial de manifestação cultural, até o ingresso deste menor à carreira profissional como atleta de futebol, demonstrando a importância e a contribuição direta que a participação nesta modalidade trás dentro deste contexto. Ademais, serão também discutidos os papéis exercidos pela comunicação e pela mídia na temática do futebol, como sugere a teoria do agendamento, proposta por Maxwell McCombs e Donald Shaw. Como resultado deste trabalho de pesquisa, ilustrando de forma prática as questões trazidas pelo projeto, foi produzido um podcast jornalístico, o Várzeapod, que pode ser acesso através do link: https://open.spotify.com/show/2A8OvaTAW4ud8oZscPNTyx