Educação Física

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Monografia Acesso aberto
    Paulo Freire e o corpo consciente em educação física escolar: um olhar reflexivo a partie da pedagogia da esperança
    (2023-11) SILVEIRA, Cristian Saul; WELTER, Luis Henrique; SANCHES, Tamily do Prado
    Este Trabalho de Conclusão de Curso, investigou o tema Paulo Freire e o corpo consciente em “Educação Física Escolar: um olhar reflexivo a partir da pedagogia da esperança”. O problema de pesquisa abordo, quais são as contribuições de Paulo Freire sobre o corpo consciente a partir da Pedagogia da Esperança para a Educação Física Escolar? O objetivo geral foi investigar quais são as contribuições de Paulo Freire sobre o corpo consciente a partir da obra Pedagogia da Esperança para a EFE. A pesquisa sinalizou que são inúmeras as contribuições de Paulo Freire sobre o corpo consciente para a EFE como ficou evidenciado na pesquisa. A metodologia traz uma revisão bibliográfica através do levantamento das produções publicadas, em forma de livros, revistas, artigos, entre outras, para oportunizar ao pesquisador ter contato direto com o tema escolhido. (MARCONI; LAKATOS, 2011) A pesquisa permitiu o contato com 15 artigos científicos que teve como descritor “Educação Física Escolar e Paulo Freire”. A partir do contato com os diferentes autores pesquisados na área da EFE, observou-se que eles abordam a importância da teoria e prática de Paulo Freire para a EFE sob diferentes movimentos, sem desconsiderar o conhecimento específico da área. Pode-se destacar além do corpo consciente como possibilidade de relações no mundo e com o mundo; ação/reflexão como base dos ensinamentos Freirianos; a práxis; o diálogo; conscientização; pois através destas categorias e outras, que o homem conhece o mundo e o transforma. Freire reflete que devemos estimular o conhecimento pela educação problematizadora, para superar a “educação bancária” e oportunizar aos educandos serem seres curiosos e ambiciosos, tornando-os mais críticos e preparados para ler o mundo. A pesquisa realizada desvela como a EFE pode transformar a prática pedagógica quando o currículo cultural é trabalhado e fundamentado nos pressupostos freirianos. Paulo Freire deixou contribuições fundamentais sobre o corpo consciente para complementar a Educação Física Escolar como uma prática pedagógica conscientizadora, transformadora e libertadora.
  • Monografia Acesso fechado
    Benefícios da atividade física para pessoa idosa
    (2022-12-11) Gonçalves, Vitória Marcon; Barbosa, Lucas dos Anjos; Guimarães, Juan Gabriel Elísio
    A adoção de um estilo de vida ativo proporciona diversos benefícios à saúde, uma vez que é considerado como um importante componente para a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema os Benefícios da atividade física para a pessoa idosa. A pergunta de pesquisa ficou constituída, como as atividades físicas para pessoa idosa podem contribuir para a qualidade de vida? O presente estudo teve por objetivo geral, analisar e propor alguns benefícios da atividade física para pessoa idosa visando qualidade de vida. Enquanto, os objetivos específicos foram: conceituar pessoa idosa, atividade física e qualidade de vida; apontar alguns benefícios da atividade física para pessoa idosa; sinalizar os riscos da inatividade física para pessoa idosa; verificar na literatura os desafios do profissional da educação física para trabalhar com pessoa idosa. Foram analisadas as literaturas sobre os benefícios da atividade física dos autores Nahas (2017), Maciel (2010), Brasil (Brasil, 2006) entre outros, a partir da metodologia da pesquisa bibliográfica. Os resultados indicaram que os benefícios da atividade física contribuem para a qualidade de vida da pessoa idosa a partir de um programa de atividades físicas que deriva de uma série de atos, incluindo o planejamento, adaptação inicial, participação/manutenção e as experiências anteriores dos indivíduos que vão atuar nos aspectos biológico, psicológico e social. A pesquisa ainda nos alertou sobre a necessidade da formação específica do profissional de Educação Física para trabalhar com esta faixa etária.
  • Monografia Acesso aberto
    O perfil dos profissionais de educação física e seus saberes docentes
    (2021-12-08) Amanda Cristina Poli de Oliveira, Carolina Ricardo; Jéssica de Fatima Pereira Baschera
    O professor tem um papel fundamental no desenvolvimento do aluno, sendo essencial para incentivar e habituar as crianças com a atividade física. Deste modo, o profissional de educação física se torna essencial no desenvolvimento das crianças em todos os aspectos. Na educação infantil as atividades devem ter o propósito de promover o desenvolvimento global da criança, tendo a ludicidade como um dos principais eixos norteadores, sem deixar que a competitividade floresça nas aulas. O currículo é formado por atitudes, valores e saberes que integra o processo de formação da criança, portanto, para se tornar um profissional na área de atuação, é necessário ter habilidades e domínios para executar suas estabelecidas funções. Para ser um professor é fundamental passar por um processo de construção de conhecimentos, a construção de saberes. O objetivo dessa pesquisa é descrever o perfil dos profissionais de educação física que atuam na educação infantil do município de Guaramirim e analisar os saberes que fundamentam sua prática. O delineamento metodológico adotado nesse estudo é a pesquisa de campo de caráter quantitativo, pode-se apontar que essa investigação trata-se de uma pesquisa descritiva. A população do presente estudo caracteriza-se com o total de 29 profissionais de educação física da educação infantil do município de Guaramirim, referindose a um estudo de amostragem não probalista intencional. Fazendo uso de um questionário referente aos saberes docentes para coleta de dados, por meio de uma plataforma digital. Os dados foram apresentados contemplando a descrição do perfil dos profissionais e à análise dos saberes docentes que foi categorizada em; (a) prática e vivência; (b) base profissional. O número de professores participantes da pesquisa, foi o total de 5 profissionais. Em relação ao perfil dos profissionais de educação física que atuam na educação infantil do município de Guaramirim participantes desta pesquisa, foi identificada uma faixa etária entre 36 e 58 anos de idade, sua grande maioria(n=2) residem no município de Jaraguá do Sul, o gênero masculino esteve em prevalência nesta pesquisa. Observou-se também que os saberes docentes citados pelos professores, com unanimidade foi o saber experiencial. Como conclusão aponta-se para o direcionamento de alguns elementos presentes nesse processo, como: um conjunto de saberes adquiridos na formação pessoal e profissional, um entendimento de prática pedagógica que, também, se associa com a maneira de como se vê a docência.
  • Monografia Acesso aberto
    A busca pela formação continuada pelos docentes de escolas do ensino básico de Jaraguá do Sul.
    (2021-12-02) Caglioni, Gabriel Holzinger
    A formação continuada é um termo presente na vida de um professor de Educação Física desde a sua formação inicial, pode-se dizer que a importância de exercer esta prática é praticamente indiscutível para que um profissional possa desempenhar a docência da melhor maneira possível. Este trabalho buscou auxiliar na compreensão sobre como os professores de Educação Física atuantes no município de Jaraguá do Sul buscaram a formação continuada durante a sua carreira profissional. Após a coleta de dados realizada através de um questionário online, foi realizada uma discussão entre os dados obtidos na pesquisa de campo com as informações disponíveis em outras pesquisas sobre este assunto, caracterizando este trabalho como um estudo quali-quantitativo. Os resultados obtidos na pesquisa de campo apontaram que todos os professores que participaram da pesquisa possuem a o título de Licenciado em Educação Física, 88,2% destes obtém pelo menos uma especialização e 23,5% obtêm o título de mestre. Quanto a discussão destes dados com outras pesquisas, conclui-se que de acordo com a pesquisa de campo utilizada neste estudo, Jaraguá do Sul apontou melhores indicadores acerca da formação inicial e continuada dos professores de Educação Física de outras regiões do país.
  • Estudo de Caso Acesso embargado
    Treinamento pliométrico como possibilidade na melhora do salto vertical de uma dupla feminina de atletas de vôlei de praia de Jaraguá do Sul
    (2021-12-17) Markiewicz, Gustavo; Schmucker, Guilherme; Junioe, Léo; Silva, Renan
    O salto vertical é um elemento de grande influência para o desempenho no Vôlei de Praia, tornando-o um importante variável a ser desenvolvida no treinamento. Nesta modalidade o salto vertical se faz presente na ação de vários gestos motores da modalidade (BERRIEL et al 2004). A valência física predominante do Vôlei de Praia são os movimentos explosivos e curtos, com ênfase no salto vertical, onde o mesmo pode ser treinado por meio da pliometria, pois segundo D’elia (2018) o treinamento pliométrico possibilita que o músculo gere a maior força no menor espaço de tempo possível. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi mensurar a eficácia do treinamento em atletas do sexo feminino da categoria sub-21 por meio de uma pesquisa exploratória, baseado em um programa de pliometria na melhora do desempenho do salto vertical em um período breve, totalizando duas semanas. Foram avaliadas duas atletas sub-21 de vôlei de Praia do sexo feminino. Tanto para o teste 1 como para o teste 2 do salto vertical foi utilizado o protocolo Sargent Jump Test (SARGENT, 1921), utilizando-se uma fita métrica para medir uma superfície lisa vertical. Após as duas semanas de intervenção do modelo de treino, obtivemos resultados significativos na melhora do salto vertical para as atletas de vôlei de praia, trazendo uma nova possibilidade de treinamento para a modalidade.