Fisioterapia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 19 de 19
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Dupla tarefa como estratégia na minimização da ptofobia na pessoa idosa: uma revisão de literatura integrativa
    (2023-12) CAVALCANTI, Júlia Gabrielly; SILVA, Laiane Keila da; SOUZA, Luanna Brígida de; SOUZA, Mikaelly Adriana de
    No processo de envelhecimento a queda é um dos problemas mais temidos pelos idosos, e após um evento de queda a pessoa idosa pode desenvolver a Ptofobia, isto é, o medo fóbico de cair. Essa doença prejudica a qualidade de vida do idoso, pois pode ocasionar a perda da autoestima, prejudicar a independência, além gerar danos à saúde mental, desencadeando problemas como a depressão, ansiedade e isolamento social. O exercício de dupla tarefa (DT) ajuda no tratamento da Ptofobia, pois tem enfoque motor e cognitivo. Trabalhando o equilíbrio físico e mental, proporcionando assim benefícios para a pessoa idosa. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi investigar a utilização da dupla tarefa como estratégia na minimização da Ptofobia na pessoa idosa. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, realizado por meio de levantamento bibliográfico, nas bases de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online), Pubmed, Medline, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e as Revistas Científicas, entre os anos de 2013 a 2023 e após a seleção pelos critérios de elegibilidade foram utilizados 20 artigos. Os grupos testados nos estudos mostraram que as pessoas idosas que fizeram fisioterapia usando o treinamento de DT, tiveram uma melhora significativa na marcha, equilíbrio, independência, diminuição do medo de cair e dor. Quanto à relevância da pesquisa, espera-se despertar interesse e possibilitar que futuras pesquisas possam ser implementadas no sentido de aprofundar os estudos sobre a temática. Tendo em vista a importância do exercício de dupla tarefa para a melhoria na qualidade de vida das pessoas idosas.
  • Monografia Acesso aberto
    O efeito da Dupla tarefa no tamanho da passada em paciente com Parkinson
    (2023-12) SILVA, Maria Eduarda Santos da; SANTOS, Vyvian Maximino Marques dos; SILVA, Yasmin Gabrielly da
    INTRODUÇÃO: O envelhecimento é um processo multidimensional que acontece em todas as etapas da vida com alterações cognitivas e sociais, acarretando manifestações. Parkinson é uma doença crônica degenerativa e progressiva, tem sua incidência no sistema nervoso central. Os seus sintomas englobam tremor em repouso, freenzing, rigidez muscular, postura vulnerável, bradicinesia, diminuição da velocidade de caminhada e do comprimento da passada e desestabilização na marcha. OBJETIVO: Deste trabalho é analisar na literatura os efeitos da dupla tarefa nos aspectos do desempenho motor e cognitivo repercutindo no tamanho da passada em indivíduos com a Doença de Parkinson. MÉTODOS: É um estudo integrativo de caráter de revisão da literatura com o intuito de contribuir e agregar conhecimentos sobre a importância da fisioterapia no efeito da dupla tarefa no tamanho da passada em pacientes de Parkinson. O levantamento ocorreu nas bases de dados, PubMed, SciElo, PEDro e BVS. Com a utilização dos idiomas Português, Inglês e Espanhol. RESULTADOS: É comprovado que a marcha em pacientes com DP é prejudicada, mas com a utilização dos protocolos de tratamento de equilíbrio, treinamento de força, observou-se uma melhora significativa no comprimento da passada, no tempo de balanço, equilíbrio e risco de queda. É recomendado o treinamento simultâneo com tarefas motoras e cognitivas para reabilitação e a utilização de telereabilitação e ciclismo. CONCLUSÃO: DT é eficaz, pois é um recurso de baixo custo e contém muitos benefícios aos pacientes na DP e na utilização da marcha. Com isso foi observado uma melhora significativa no efeito da DT na deambulação de pacientes com DP, ocorrendo redução da bradicinesia, freenzing , instabilidade postural melhorando a realização de AVD 's com segurança.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Eficácia da fisioterapia respiratória no ambiente intradialítico em pacientes com doença renal crônica
    (2023-12) SILVA, Camila Rafaela Correia da; SANTOS, Maria Eduarda; CUNHA, Sarah Mikaelle de Souza; LIMA, Tais da Silva Ferreira de
    Introdução: A Doença Renal Crônica (DRC) é uma condição em que os rins não funcionam adequadamente, resultando na perda progressiva da função renal ao longo do tempo. Os pacientes com DRC em tratamento de hemodiálise podem apresentar diversos sintomas e comprometimentos. Dentre eles, o comprometimento da função pulmonar, que se não forem tratadas, podem acarretar em complicações do sistema respiratório. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo abordar a importância da fisioterapia respiratória no paciente com DRC em hemodiálise e identificar os métodos utilizados para a reabilitação pulmonar desses pacientes. Metódos: A pesquisa foi realizada através de consulta nas bases de dados: SCIELO, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), PUBMED e ANIMA, publicados nos de anos de 2013 a 2023, foram selecionados 63 artigos para avaliação, dos quais foram excluídos 51 e 12 incluídos para compor a referência bibliográfica deste estudo. Resultados: Sendo assim, a fisioterapia respiratória é de extrema importância para melhorar a função pulmonar e prevenir complicações respiratórias. Exercícios respiratórios, treinamento muscular respiratório e exercícios resistidos demonstram serem eficazes para melhorar a função pulmonar e restabelecer a força muscular respiratória. Conclusão: Portanto, o fisioterapeuta exerce um papel indispensável na abordagem multidisciplinar para melhora da qualidade de vida desses pacientes.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O impacto da fisioterapia no tratamento de idosos com alzheimer residentes em lares geriátricos
    (2023-12) RODRIGUES, Élida Clara Nascimento; RIBEIRO, Hyasmim dos Santos Barbosa; BORGES, Larissa Sabrina do Nascimento
    Introdução: O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta principalmente a pessoa idosa levando à perda da memória e outros sintomas adversos, pois através do depósito das proteínas beta-amiloide e tau a doença altera a vida do indivíduo de forma global, e nos lares geriátricos é grande o número de pacientes com DA . Objetivo: Neste trabalho temos o objetivo de mostrar como a fisioterapia pode ser utilizada para impactar a vida da pessoa idosa residente em lares geriátricos com DA. Metologia: Foi realizado uma busca de referencial teórico e artigos científicos disponíveis nas plataformas, Scientific Eletronic Library Online (Scielo), e PubMed, com busca nos períodos de agosto a novembro de 2023. Resultados e Discussão: Foram detectados a partir das pesquisas bibliográficas o total de quinze artigos elegíveis aos objetivos pretendidos neste estudo. Desta forma, foi detectado que a fisioterapia é uma grande aliada no tratamento do paciente com DA institucionalizada, pois o diagnóstico e o tratamento são necessários para minimizar os danos na qualidade de vida da pessoa idosa institucionalizada. Conclusão: Portanto, faz-se necessário a ampliação deste objeto de pesquisa , tanto em ambrangência nacional, quanto internacional. Pois os elementos perdidos em qualidade de vida e independência, na pessoa idosa institucionalizada e com o diagnóstico da doença de Alzheimer, terão ampla necessida de maiores estratégias e abordagens de tratamento conservador não medicamentoso, previstos pelo manejo do tratamento fisioterapeutico.
  • Monografia Acesso aberto
    Efeitos da fisioterapia intradialítica nas atividades de vida diária (AVD's) do paciente com doença renal crônica (DRC): revisão integrativa da literatura
    (2023-12) SANTANA, Marcia Maria de; LUCENA, Mykaelen Ferreira; SILVA, Rute Gomes da
    A Doença Renal Crônica (DRC) é uma grave doença caracterizada por perda progressiva da função dos rins e consequente perda da capacidade de filtração sanguínea e manter a homeostase do corpo. A hemodiálise (HD) substitui a função renal, que retira as substâncias tóxicas, água e sais minerais pelo auxílio de uma máquina. Porém, esse tipo de tratamento causa danos à diversos sistemas e reflete na perda de massa muscular a na capacidade funcional. A fisioterapia realizada durante as sessões de hemodiálise desempenha um importante papel no controle das disfunções musculoesqueléticas causadas por tal doença e pelo tratamento hemodialítico. O objetivo desse estudo é analisar na literatura o efeito da fisioterapia intradialítica na melhoria das Atividades de Vida Diária (AVD’s) do paciente com DRC. O estudo é do tipo revisão integrativa da literatura. Foram realizadas buscas de artigos nos bancos de dados digitais: PubMed; Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); PEDro; e (SciELO), em português e inglês, do ano de 2013 à 2023. Teve-se como critérios de inclusão artigos que falem sobre a DRC e a intervenção da fisioterapia durante a diálise, e como critérios de exclusão artigos do tipo revisão de literatura e que não abordam um protocolo fisioterapêutico aplicado durante a HD. Foram selecionados 27 artigos potencialmente elegíveis para a revisão, após observar os critérios de exclusão foram incluídos 19 artigos na presente revisão. Os artigos estudados demonstraram que a fisioterapia tem desempenhado um importante papel nas melhorias clínicas e patológicas dos pacientes com DRC, e seus efeitos durante as sessões de HD tem contribuído para a melhora da diálise e dos distúrbios musculoesqueléticos. Conhecer o papel da fisioterapia intradialítica é imprescindível para a tratamento e reabilitação do doente renal, além disso, tem por intuito devolver a autonomia em realizar suas ADV’s e a melhoria da capacidade funcional.
  • Monografia Acesso fechado
    A incidência de canelite e fascite plantar em corredores de rua amadores: revisão de literatura
    (2023-12) LIMA, Amanda Patricia Tomaz de; COUTINHO, Carlos Antonio Carvalho; SILVA NETO, Geraldo Barbosa da; SILVA, Maria Eduarda Onorato
    Introdução: Este trabalho possui a temática referente a incidência de canelite e fascite plantar em corredores amadores. A canelite é uma condição inflamatória na tíbia, enquanto a fascite plantar é caracterizada pela inflamação da fáscia plantar do pé. Ambas resultam em desconforto e dor, impactando negativamente o desempenho do atleta e limitando a continuidade de suas atividades esportivas. Objetivo: O presente estudo buscou realizar uma revisão de literatura para investigar a incidência de canelite e fascite plantar em corredores amadores. Método: A metodologia utilizada foi a revisão de literatura integrativa, com busca em bases de dados acadêmicas e institucionais, selecionando estudos publicados entre os anos de 2017 e 2023. Foram incluídos estudos com amostras de corredores amadores que relatavam a incidência de lesões musculoesqueléticas relacionadas à prática da corrida de rua. Resultados: Dentre os estudos analisados, foram identificadas várias lesões musculoesqueléticas em corredores de rua, com destaque para a canelite e a fascite plantar como as mais comuns. As taxas de lesões variaram entre os estudos, mas em geral, houve uma prevalência significativa de lesões nos membros inferiores, como joelho e pé. Fatores como excesso de treinamento, falta de orientação técnica adequada e características específicas de gênero influenciaram na incidência de lesões. Conclusão: A prática da corrida de rua é uma atividade popular que oferece inúmeros benefícios para a saúde, mas que também pode acarretar lesões musculoesqueléticas se não for realizada de forma adequada. A conscientização sobre a importância do acompanhamento técnico, controle do volume de treinamento, fortalecimento musculoesquelético e a busca por orientação especializada são essenciais para prevenir e tratar as lesões. Além disso, é crucial considerar as particularidades de cada gênero na abordagem preventiva.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Dupla tarefa como estratégia na melhora das atividades de vida diária da pessoa idosa
    (2022-12-13) Sarinho, Ellen Nayara Brito; Araújo, Karen Letícia Santos de; Souza, Maria Eduarda Santos; Souza, Maria Isabela Oliveira de
    O crescimento da população idosa no Brasil já é uma realidade. O envelhecimento humano é marcado por diversas mudanças, como, alterações físicas, psicológicas e sociais, o que pode ocasionar algumas limitações funcionais, gerando impasses na rotina diária. Com o envelhecimento é natural que a mobilidade seja afetada, o que faz o idoso ter dificuldade em realizar atividades simultâneas. A fisioterapia utiliza diversas técnicas para melhorar o desempenho das atividades de vida diária da pessoa idosa, dentre essas técnicas existe o treino de dupla tarefa. O objetivo do presente trabalho é analisar se a dupla tarefa tem impacto positivo na melhora das atividades de vida diária da pessoa idosa. A metodologia aplicada, trata-se de uma revisão sistemática embasada em artigos encontrados na base de dados do LILACS, SciELO e PubMed. Os achados desse trabalho mostraram que foi possível ver a melhora significativa na função física, função executiva e função cognitiva utilizando a dupla tarefa.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A eficácia da fisioterapia no tratamento da cefaleia: uma revisão de literatura
    (2022-12-15) Silva, José; Lins, Juliana; Souza, Milena
    A cefaleia, ou simplesmente dor de cabeça, como costuma ser chamada, é um mal neurológico importante que atinge grande parte da população mundial. Cerca de 80 a 90% da população passarão por essa experiência, causando enormes prejuízos nas áreas financeira, social e também psicológica de seus portadores. Quase sempre é mal diagnosticada, pela sua complexidade de sintomas e periodicidades variadas, e apenas 10 a 20% das pessoas acometidas procuram um médico especialista. Assim, por várias vezes acabam usando da automedicação como solução para este mal. Preocupado com essa condição, esse estudo de revisão tem como objetivo esclarecer e mostrar de forma direta que a fisioterapia traz efeitos benéficos e que pode por várias vezes substituir a intervenção medicamentosa. Neste estudo selecionou-se artigos dos últimos cinco anos, os quais falavam da cefaleia primária dos tipos: tensional (CTT), migrânea (EXQ) e em salvas (CS), e suas possíveis intervenções dentro da fisioterapia. Após as exclusões e seleção optou-se pelo uso de um total de 22 artigos para execução deste trabalho. Desse modo foi comprovado que dos três tipos de cefaleia pesquisados, apenas dois são tratáveis com recursos da fisioterapia. Na CTT e na EXQ, mostrou-se que há evidências científicas que provam que a terapia manual, em conjunto com outras modalidades de tratamento fisioterapêutico, traz efeitos benéficos e até mesmo a dispensação do uso de medicamentos em alguns casos. Já na cefaleia em salvas o tratamento só é possível através de suporte medicamentoso, bloqueio de nervos e gânglios e intervenção cirúrgica, tendo como ponto forte (classificado como padrão nível A), o uso da oxigenoterapia para as crises agudas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação da fisioterapia na estimulação precoce para o desenvolvimento motor em crianças com síndrome de down: revisão bibliográfica integrativa.
    (2022-12-14) Paula, Adrielly Almeida de Souza de; Silva, Arthur Victor Ferreira da; Sena, Bruna Letícia Galvão
    A Síndrome de Down (SD) ou “trissomia 21”, foi a primeira alteração cromossômica identificada pela ciência. No Brasil, nasce uma criança com SD a cada 700 nascimentos. Nascidos com trissomia apresentam atraso no desenvolvimento de habilidades motoras, a fisioterapia visa, por meio da estimulação precoce, proporcionar ao recém nascido com SD o desenvolvimento neuropsicomotor mais adequado estimulando o ganho das habilidades motoras e cognitivas afetadas pela Síndrome. O estudo objetivou investigar quais são as evidências científicas descritas sobre a eficácia da estimulação precoce no tratamento fisioterapêutico durante o desenvolvimento motor em crianças com SD. A busca on-line foi realizado através de uma revisão de literatura nas bases de dados eletrônicas: Scientiic Electronic Library Online (Scielo), National Library of Medicine (Pubmed), Physiotherapy Evidence Database (PEDRo) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) dentro do Centro Universitário dos Guararapes, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco, entre agosto a dezembro de 2022. Concluímos que as intervenções fisioterapêuticas realizadas de forma precoce, proporciona qualidade de vida e melhoria das habilidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais da criança, promovendo independencia funcional desde sua fase inicial da vida.
  • Monografia Acesso fechado
    Atenção primária fisioterapêutica na prevenção de quedas em idosos: uma revisão de literatura
    (2022-12-15) Gonzaga, João Augusto Marques; Meira Neto, Gerson da Silva; Santos, Elvis Martins dos; Silva, Deyvison José dos
    O envelhecimento da população, é uma estatística que só cresce com o passar dos anos e esta proporção aumenta em razão da diminuição da taxa de produtividade, sendo o envelhecimento considerado um fenômeno mundial. O objetivo central deste estudo foi investigar os fatores de risco que predispõe as quedas em idosos, assim como investigar a incidência de quedas, ao mesmo tempo o que se pode ser feito para desenvolver estratégias preventivas que se mostrem eficazes para diminuição das quedas em idosos. Constituiu-se na revisão de literatura, a qual fortaleceu o referencial teórico do presente estudo e auxiliou na definição dos objetivos a ser elaborado, a qual abrange publicações indexadas nas bases de dados SciELO, CAPES e PubMed, com o tema: atenção primária na atuação fisioterapêutica para a prevenção de quedas em idosos. Foi observado que as quedas em idosos são tão recorrentes que se trata de uma questão de saúde pública com alto índice de morbimortalidade. Dentre os principais fatores capazes de amenizar os impactos e frequências dessas quedas, se destacam os meios preventivos, como realização de atividades físicas, atividades aquáticas ou no próprio solo que auxiliam no equilíbrio, fortalecimento, postura, entre outros, ocasião que se mostra indispensável a atenção primária na atuação fisioterapêutica para a prevenção de quedas em idosos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação da fisioterapia no transtorno do espectro autista: revisão de literatura
    (2022-12-16) Correia, José Michael Morais; Santos, Lidiane Leite Silva dos; Silva, Vithória Régia do Carmo
    O Transtorno do Espectro do Autismo é uma desordem que prejudica o desenvolvimento motor e cognitivo, e compromete também a comunicação e a interação social das crianças, deixando evidentes alterações no comportamento, interesses ou atividades restritas e estereotipadas. É fundamental a inclusão do tratamento fisioterapêutico precocemente para desenvolver as funções das atividades de rotina, como também a melhoria da evolução do desenvolvimento da coordenação e interação interpessoal. Objetivou-se investigar as evidências cientificas sobre a atuação da fisioterapia em pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura de caráter descritivo e exploratório de artigos relacionados a atuação da fisioterapia no Transtorno do Espectro do Autismo. A pesquisa foi realizada através de consulta na Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo, Pubmed e PEDro, no período de julho a novembro de 2022, sendo considerados artigos na integra, publicados em português, espanhol e inglês no período de 2015 a 2022. Foram encontrados 1525 trabalhos, sendo selecionados 6 artigos para o estudo. A fisioterapia possui influência positiva no acompanhamento e tratamento das crianças portadoras de Transtorno do Espectro do Autismo. As técnicas utilizadas como fisioterapia motora, hidroterapia, musicoterapia, dançaterapia trazem benefícios inegáveis e visíveis em diversos âmbitos da vida das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Sugere-se novos estudos em decorrências da escassez de resultados e para aumentar os embasamentos científicos sobre o Transtorno do Espectro Autista.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A Aplicação do Método Mckenzie no Tratamento da Lombalgia: Uma Revisão de Literatura.
    (2022-12-15) Ferreira, Lidiane de Souza; Santos, Ludymilla Souza Dos; Araújo, Priscila Tamires Cavalcante de
    A lombalgia acomete cerca de 80% da população, sendo responsável por boa parte de afastamentos de trabalhadores de seus setores, pode ser: aguda, subaguda ou crônica. Seus sintomas são locais, podendo acometer todo arco costal ou especificamente, e podendo chegar até ao cóccix. O real objetivo para este estudo é promover a comprovação do método Mckenzie em pacientes com lombalgia, utilizando o método isoladamente e com outras técnicas e terapias específicas. Concluindo que o método Mckenzie se faz eficaz em comparação com outras técnicas, sendo usados isoladamente com resultados significativos e mostrando resultado positivo ao ser associado a outras técnicas. Este trabalho foi feito por meio de uma revisão de literatura englobando artigos científicos a partir de 2011 até 2022. O método é subdividido nas síndromes de Mckenzie: síndrome desarranjo (SD), síndrome postural (SP) e síndrome da disfunção (SDF); o protocolo se tornou conhecido no mundo por sua eficácia e custo benefício, um dos objetivos é permitir que o paciente conseguisse continuar em casa seu tratamento, fazendo com que o quadro álgico reduza significativamente. Estudos mostraram que o método Mckenzie associado a outras terapias tem um resultado significativamente melhor que outras técnicas usadas isoladamente. Concluímos neste estudo que técnicas associadas com o método Mckenzie mostraram um resultado melhor que serem aplicadas de forma isolada.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Benefícios da fisioterapia respiratória na melhoria da qualidade de vida de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica: uma revisão sistemática
    (2022-12-16) Silva, Maísa; Silva, Marianne; Ramos, Mayara; Souza, Suanny
    A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença inflamatória causada por exposição a gases e partículas nocivas que geram, juntamente com anormalidades das vias aéreas, uma obstrução do fluxo aéreo. Seu diagnóstico é dado através de realização do teste de espirometria na qual confirma o nível de obstrução. Ela integra duas patologias: bronquite crônica e enfisema pulmonar, sendo definidas por expectoração, dispneias de esforço, tosse, muco e fadiga. Estes sintomas são completamente interligados a alterações nos níveis de citocinas, aumento de inflamações e auxiliam em uma má qualidade de vida. O objetivo deste trabalho foi demonstrar, por meio de uma revisão sistemática da literatura, os benefícios da fisioterapia respiratória na melhora da qualidade de vida de pacientes com DPOC. Foram coletados estudos que envolvessem pacientes com DPOC, qualidade de vida, reabilitação e modalidades da fisioterapia. Para isso, procedeu-se uma busca nas bases de dados de periódicos SCIELO, PUBMED e PEDro, tendo como escolha final 9 artigos, sendo 7 randomizados, 1 retrospectivo e 1 descritivo, transversal e quantitativo. Os resultados demonstraram melhoras significativas através de Programas De Reabilitação Pulmonar (PRP); Teste de Caminhada de 6 min (TCM6); dispositivos móveis; Exercícios De Condução Pulmonar (LCE) e atividades físicas, indicando que a adesão ao tratamento fisioterapêutico contribui para a redução da sintomatologia. São necessários novos estudos e análises abrangendo a temática e conduzindo a melhores opções de tratamentos.
  • Monografia Acesso aberto
    Benefícios do Pilates em pacientes com Fibromialgia
    (2022-12-16) Ferreira, Juliana Catarine; Oliveira, Otávio Dourado; Soares, Verônica Maria
    A Fibromialgia (FM) é considerada uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória e sem etiologia definida, apresenta sintomas tanto no sistema músculo esquelético como em outros aparelhos e sistemas. A condição clínica é reumatologia, com dados epidemiológicos variáveis. Os sintomas mais comuns são dores generalizadas nos ligamentos, tendões e músculos, além de cansaço, falta de sono e indisposição, comprometendo as funções diárias do indivíduo. A prática do Pilates pode auxiliar no tratamento, pois pode melhorar as dores, capacidade de movimento, e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes portadores da FM. O objetivo central do trabalho é abordar e analisar sobre os benefícios da prática do Pilates para com os portadores de FM, e a sua relação na diminuição das dores relacionadas a essa síndrome, sendo um meio de tratamento para diminuir o quadro de dor desses pacientes, para que os mesmos possam voltar a ter uma vida mais saudável. Propõe-se, assim, através de uma revisão bibliográfica e com uma abordagem qualitativa, apresentar reflexões e analisar a influência desta atividade, como uma alternativa para tratar a FM. Por falta de mais estudos que comprovem a fisiopatologia desta síndrome e o aumento de casos de indivíduos que sofrem com os sintomas, nota-se a necessidade de encontrar meios de prognóstico para que assim possibilite o tratamento e cura no controle do tratamento. Sob essa ótica, acredita-se que o Método Pilates é um recurso eficaz no tratamento da sintomatologia da Fibromialgia.
  • Monografia Acesso aberto
    Fisioterapia no paciente pé torto congênito e o uso da técnica Ponseti uma revisão de literatura
    (2022-12-16) Pereira, Otávio Augusto da Silva; Noya, Janaina Rodrigues Ximenes
    O pé torto congênito é uma deformidade que afeta 1 a cada 1000 crianças nascidas vivas e pode estar associada a várias condições entre elas a mielodisplasia, artrogripose ou anormalidades congênitas múltiplas, porém o mais comum é a deformidade isolada, considerada idiopática. A técnica de tratamento mais usada foi desenvolvida pelo médico Ignacio Vives Ponseti. Este trabalho tem por objetivo geral realizar revisão literária com base em artigos científicos encontrados nas bases de dados Scielo, Liliacs, pubmed sobre a atuação da fisioterapia em pacientes com pé torto congênito e sua relação com o uso da técnica de Ponseti. E tem por objetivos específicos conhecer a patologia pé torto congênito e conhecer a técnica criada pelo Dr. Ignacio Vives Ponseti e seu método para correção do pé torto congênito, técnica que leva o seu nome. Como método foram realizadas consulta a publicações no idioma português das bases de dados Scielo, Lilacs, Medline e Bireme, preferencialmente dos últimos 10 anos. Nelas foram analisados 36 artigos e após análises dos mesmos foram selecionados 12 artigos para a pesquisa e desenvolvimento sobre o tema Pé Torto Congênito e a eficácia da técnica de Ponseti sobre a patologia. Conclui-se que até hoje o tratamento mais indicado para o pé torto congênito idiopático é realizado através da técnica de Ponseti, sendo este o que traz melhores resultados associado a menores riscos de lesões de partes moles, por ser um tratamento eficaz e de fácil realização do método.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Gerontecnologia na saúde para melhora da autonomia da pessoa idosa
    (2022-12-15) Nascimento, Emilly; Medeiros, Érika; Silva, Giovanna; Chaves, Guilherme
    A gerontotecnologia é o estudo multidisciplinar que envolve a gerontologia, as tecnologias implementadas ao envelhecimento no cuidado aos idosos onde existem diversas patologias que acometem a esse público alvo, seja pelo envelhecimento, genética ou por doenças, tornando-os mais frágeis com o decorrer do tempo. O objetivo desse trabalho foi analisar os benefícios através da gerontotecnologia para população idosa. Trata-se de uma revisão de literatura. Sendo importante ter o apoio de cuidadores e familiares, para um olhar inovador na assistência e auxílios a saúde. O cuidado prestado ao idoso exige comprometimento, pois alguns não conseguem o autocuidado. Assim a gerontotecnologia pode proporcionar bem-estar, autonomia, conforto, adaptação, contribui com a socialização, aprendizagem e amparo à saúde e patologias, estimulando-os na participação e construção do empoderamento no processo do cuidar, juntamente com as pessoas próximas e os profissionais da saúde, conforme a situação clínica de idoso.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A eficácia da realidade virtual como tratamento fisioterapêutico na reabilitação em pacientes com doença de Parkinson: revisão bibliográfiica
    (2022-12-13) Caetano, Marcela; Santos, Mellynea; Andrade, Anuelly; Inácio, Aline
    A doença de Parkinson (DP) é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva, que apresenta alguns distúrbios motores, o sistema dopaminérgico é afetado e o estímulo desenvolvido por esta região é fundamental para a estabilidade durante o movimento de locomoção, o diagnóstico clínico é de suma importância para a identificação da DP. O uso da Realidade Virtual (RV) vem sendo proposto como um novo recurso que pode contribuir para a reabilitação motora de pacientes neurológicos, que atua por meio visual, auditivo e somatossensorial. Analisar a eficácia do tratamento fisioterapêutico com a realidade virtual, em paciente com Parkinson, onde pode ser utilizadas ferramentas como o videogame para desenvolver estratégicas físicas, visuais, auditivas, cognitivas, psicológicas e sociais para melhor desempenho na realização das atividades, especialmente ao caminhar, esse novo método de abordagem é libertadora e energizante, sendo capaz de promover habilidades motoras funcionais com dicas e exercícios virtuais fisioterapêuticos. Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre a utilização da RV em uma paciente portadora da DP, entre o período de agosto a dezembro de 2022, realizado no Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), localizado no município de Jaboatão dos Guararapes/PE. Diante dos artigos selecionados, a RV tem sido cada vez mais usada para auxiliar o tratamento fisioterapêutico de pacientes com DP, favorecendo a aprendizagem motora. A fisioterapia exerce um importante papel no tratamento da DP e novas tecnologias podem oferecer uma boa qualidade no serviço prestado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso de pistas visuais como estratégia na prevenção de quedas em idosos: uma revisão de literatura
    (2022-12-05) CORDEIRO, Aparecida Freire; DOS SANTOS, Cleyce Souza; NASCIMENTO, Liliane Kezia da Silva
    Several factors may be associated with the increased risk of falls, among them is agoing that brings changes physiological, muscles, sensory and visual limitions thus generating functoral and muscleskeletal limitations. The objetives of this study is to analyze the effect of using visual cues within the physioterapy protocol in improving the risk falls in the elderly. The present study characterized as a liteture review carried out throuth the SciELO, PUBmed, Lilacs, Pedro and magazines databases. 86 articles were used for the contructions of the works, however, the inclusion criterion was Applied and performed: 1) themes with a fall prevention strategy. 2)Articles that mentioned visual cues as a prevention strategy. 3) Elderly people who had difficulties in walking. And then the exclusion criterion: 1) Articles that fit the literature review. 2) Those whose sample was not exclusively composed of the elderly. 3)Incomplete articles. We finished with 10 articles. We observeral that with advansing age there are sereral functorial and muscleskeletal changes that contribute negatively to the elderly’s QV. In view of the study, we concluded that physioterapy together with training protocols associated with visual cues has a beneficial results in funcionality, balance, VM, spatial notion, as well as prevention falls in the elderly.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O benefício da acupuntura como recurso fisioterapêutico no tratamento de pacientes com dores crônicas: revisão de literatura
    (2022-12-16) Seixas, Beatriz
    As dores crônicas tratam-se de um mal comum na vida das pessoas, são dores persistentes que podem vir a durar meses, ou até anos, tratam-se de dores que podem vir a ser causadas tanto por inflamações como disfunções dos nervos. Como uma forma de trabalho além das terapias medicamentosas a acupuntura vem como um tratamento alternativo buscando tratar de forma que não seja necessário o uso de farmacológicos. Dando ênfase em uma forma alternativa para ser composta nos tratamentos das dores crônicas. Este estudo teve como objetivo avaliar os benefícios da acupuntura em pacientes com dores crônicas. Ao fazer a análise de artigos com base no scielo, considerando os requisitos de serem entre os anos de 2012 - 2022, artigos e editoriais, foram encontrados no teor acupuntura 494 dos mesmos, sendo posteriormente aprovados somente 7, na base de pesquisas das dores crônicas foram encontrados 966, no qual 7 passaram pelos critérios e nas modalidades de fisioterapia encontraram-se 318 com somente 2 sendo aprovados. Verificou-se então que o emprego da acupuntura é altamente recomendável por estudos e organizações de saúde em todo mundo.