Nutrição

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A asma e a relação da alimentação no impacto do estado nutricional de crianças e adultos
    (2023-12) OLIVEIRA, Gabriel Moreira de
    Introdução: A asma é uma doença de cunho alérgico que afeta tanto crianças quanto adultos, podendo ter vários níveis de acometimento e também várias formas de estímulos alérgicos, desde formas externas, através de poluentes, poeira, estilo de vida, até fatores genéticos. A asma se caracteriza através de sintomas como sibilos pulmonares, aperto no peito e falta de ar. Objetivo: O objetivo deste estudo serve para elucidar sobre quais são os efeitos da asma no estado nutricional tanto de crianças como de adultos e mostrar os melhores caminhos para se tratar a asma através da nutrição. Metodologia: O estudo foi feito através de uma análise cientifica de artigos, com estudos em crianças e adultos sendo utilizado artigos de 2015 a 2023, 20 foram pesquisados e desses 20, 9 foram utilizados na análise dos resultados. Resultados: Na literatura foi verificado uma relação positiva entre a asma e os efeitos que tem sobre o estado nutricional, também foi observado que através de uma dieta menos inflamatória e com maior presença de fibras, pode diminuir os efeitos dos sintomas da asma sobre os indivíduos. Conclusão: Apesar dos resultados, a asma é ainda uma doença que precisa ser melhor estudada e trabalhada, portanto, o papel do nutricionista consiste em acompanhar os pacientes acometidos por essa comorbidade através de dietas balanceadas como a dieta Mediterrânea para que tenham uma melhor qualidade de vida e também é preciso que sejam feitas mais descobertas em relação ao funcionamento da doença.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Consumo de alimentos ultraprocessados e obesidade em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática
    (2023-12) PONTES, Layza Gonçalves; NASCIMENTO, Lylia Graciele da Silva
    A obesidade na infância e adolescência é um problema de saúde pública complexo no mundo. Em paralelo, há um aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, estando presente cada vez mais cedo na alimentação infantil. Este consumo tem sido associado a problemas de saúde na infância como a dislipidemia. Este trabalho teve como objetivo revisar a literatura acerca do consumo de alimentos ultraprocessados na infância e adolescência e sua relação com indicadores antropométricos de obesidade. Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados PubMed, SCIELO e BVS, sendo incluídos estudos publicados nos últimos 5 anos sobre o tema. Treze artigos avaliaram o consumo de alimentos ultraprocessados entre crianças e adolescentes de vários países, entre estudos do tipo transversal longitudinal. O consumo alimentar foi avaliado por meio de inquéritos alimentares como o questionário de frequência alimentar, recordatório alimentar ou diário alimentar. Foi observado que a maioria dos estudos, sendo 4 longitudinais, encontrou uma relação positiva entre o consumo de alimentos ultraprocessados e os indicadores de obesidade, como a circunferência da cintura, índice de massa corporal e percentual de gordura corporal. É necessário que novos estudos sejam realizados utilizando o método longitudinal, com o objetivo de compreender o impacto do consumo de processados e ultraprocessados na saúde das crianças e adolescentes a longo prazo. Dessa maneira, orientando políticas públicas amplas que resultem em melhorias na qualidade de vida da população em geral.
  • Monografia Acesso aberto
    O impacto da alimentação no transtorno da ansiedade
    (2022-12-06) Amorim, Samara Ellen Da Silva; Melo, Milena Santos De; Silva, Marta Maria Da
    Um levantamento feito no ano de 2019 aponta que cerca de 63% dos brasileiros sofrem de transtorno de ansiedade, uma pesquisa recente organizada pela OMS apontou que após a pandemia de COVID-19 ocorreu um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão. O transtorno de ansiedade é definido quando o indivíduo sofre de episódios contínuos de medo, angústia, ou apreensão como uma forma de alerta do corpo para uma determinada situação que aciona esse mecanismo de defesa, mas do ponto de vista clínico ele não deveria ser acionado com tanta frequência, podendo causar sintomas físicos e gastrointestinais, como frio na barriga, vontade de ir ao banheiro náusea, sudorese, entre outros. Pesquisas apontam que pessoas que seguem dietas ocidentais com características inflamatórias têm uma maior tendência de sofrer de transtorno de ansiedade, essa probabilidade aumenta quando associado ao IMC acima do eutrófico. Dietas orientais têm influenciado positivamente na prevenção e no controle da enfermidade, tendo maiores estudos de embasamento na dieta do mediterrâneo, graças a sua maior oferta de alimentos antioxidantes e naturais. O impacto da alimentação em transtornos mentais é graças a alta comunicação do eixo intestino-cérebro feita através do nervo vago, graças a ele são enviados nutrientes necessários para a síntese de neurotransmissores responsáveis pela regulação do sistema nervoso. Um deles é a serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, que necessita do aminoácido essencial triptofano (obtido apenas pela alimentação), que é um carreador importante para que a serotonina seja produzida, também têm evidências de algumas vitaminas (C e E), minerais (magnésio e zinco), ácidos graxos (ômega-3) e fibras que contribuem nesse processo homeostático. Este trabalho foi desenvolvido a partir de estudos relevantes sobre a interação entre as vitaminas , minerais e aminoácidos presente em alguns alimentos, que de alguma maneira interfere na prevenção e tratamento do transtorno de ansiedade. Mostrando a alimentação como uma aliada no controle do desenvolvimento desta doença. Na frase famosa, Hipócrates cita que somos o que comemos , por isso uma alimentação adequada, trás grandes benefícios ao indivíduo, sendo ele portador do transtorno de ansiedade ou não.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Doenças transmitidas por alimentos e seus patógenos
    (2022-12-05) Queiroz, Darlane
    Este trabalho foi escrito como uma revisão de literatura, e após concluído, apresentado como Trabalho de conclusão de curso. O objetivo é principalmente, apresentar uma revisão de literatura através das que já foram efetuadas em algumas bases bibliográficas, artigos e estudos de casos, sobre o tema de intoxicação alimentar e seus patógenos, também ressaltando a infecção e toxinfecção alimentar na saúde pública apresentando as toxinas mais recorrentes desta patologia causada por, tanto a falta de saneamento básico quanto a fiscalização de alimentos consumidos. Vamos diferenciar a intoxicação, infecção, e toxinfecção mostrando os microorganismos e sintomas mais relatados nestas patologias, quais as formas de contaminação, como podem ser evitadas essas intoxicações, quais fatores de risco podemos encontrar nos locais onde são feitas estas refeições, como podemos higienizar alguns alimentos para evitar este tipo de contaminação. As pesquisas foram realizadas em algumas bases de dados bibliográficos sendo eles SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e Google Acadêmico. (BERNARDES, 2018.)
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso do probiótico no manejo do tratamento da acne
    (2022-12-15) Silva, Adna Keylla Santos da; Santos, Laís Soares; SIlva, Mayara da; Lima, Thaiza Soares de
    A acne vulgar é uma doença multifatorial, definida pelo caráter de inflamação crônica da unidade pilossebácea, cujo aparecimento deve-se ao fechamento folicular com sebo e queratinócitos, liberação de múltiplos mediadores inflamatórios, problemas hormonais e produção sebácea em excesso. A alimentação constitui um dos pilares importantes como desencadeante ou auxiliador no tratamento da acne, e os probióticos, microrganismos que contribuem para a saúde do hospedeiro, proporcionam um equilíbrio da microbiota intestinal, desempenhando papel fundamental sobre o sistema imunológico. A presente pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão de literatura acerca das evidências científicas sobre o uso de probióticos orais como possível terapêutica para o tratamento da Acne. Foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando-se pesquisas relacionadas ao uso de probióticos no tratamento da acne, publicadas entre os anos de 2010 a 2022, nos idiomas português e inglês, indexadas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Pubmed, Google Acadêmico e Biblioteca Eletrônica Científica Online (SCIELO). As palavras-chave utilizadas na pesquisa foram acne vulgar, probióticos, microbiota intestinal e disbiose, sendo desconsiderados todos os artigos que não correspondessem ao tema proposto de forma clara e objetiva; assim, foram selecionados 35 artigos para compor a revisão bibliográfica. As evidências apresentadas nesta revisão bibliográfica sugerem que a microbiota intestinal desempenha um papel importante no desenvolvimento da acne e pode ser ajustada para sua melhora clínica através de probióticos. São necessários mais esforços para identificar os mecanismos e efeitos exatos dos probióticos nesse distúrbio dermatológico, bem como mais pesquisas que possam ajudar a avançar no tratamento.