O ensino remoto na educação física escolar em tempos da pandemia da covid-19: uma pesquisa bibliográfica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-12-09

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Pacheco, Rafaela Ribeiro

Orientador

Acco, Luciane Lara

Coorientador

Resumo

A chegada do Coronavírus no Brasil afetou o país inteiro em diversos setores, inclusive nas escolas e universidades de ensino presencial. A grande maioria dos professores tiveram que repensar e adaptar sobre os seus métodos de ensino juntamente com as escolas, com isso os professores tiveram que se reinventar, ou seja, criar estratégias, metodologias e planejamentos para que seus alunos participassem de suas aulas. Por conta deste momento que infelizmente estamos vivendo de pandemia, foi feito uma pesquisa bibliográfica utilizando artigos encontrados no site de periódicos do capes (site oficial do governo brasileiro de conteúdos científicos) sobre o ensino da educação física escolar em tempos de pandemia da COVID-19. A pesquisa abordou sobre as dificuldades que os professores de educação física encontraram durante suas aulas, e também sobre os planejamentos e atividades ministradas pelos professores de educação física durante o ano letivo, no qual o ensino foi de forma online. No artigo A foram realizadas atividades utilizando poucas ferramentas e pouco espaço por conta dos alunos, além disso também foram realizadas atividades em vídeos e imagens e videoaulas de até 10 minutos por semana. No artigo B foi relatado o desleixo dos alunos na realização das atividades propostas, foram realizadas várias atividades relacionadas sobre “o que é o esporte?” e também videoaulas, discussões e debates. Essa pesquisa foi realizada de forma que pudéssemos contribuir para a realização de novos artigos, e também é de suma importância lembrarmos que essas dificuldades que os professores encontraram durante a pandemia nas suas aulas servirão de experiências, pois essa pandemia nos deixou um grande aprendizado em nossa área.
The arrival of Coronavirus in Brazil affected the entire country in several sectors, including in-class schools and universities. The vast majority of teachers had to rethink and adapt their teaching methods together with the schools, with that the teachers had to reinvent themselves, that is, create strategies, methodologies and plans for their students to participate in their classes. Due to this moment that we are unfortunately living with a pandemic, a bibliographic research was carried out using two articles found on the capes journal website (the official website of the Brazilian government for scientific content) about the teaching of physical education in schools in times of the COVID-19 pandemic. The research addressed the difficulties that physical education teachers encountered during their classes, and also about the plans and activities taught by physical education teachers during the school year, in which the teaching was online. In article A, activities were carried out using few tools and little space on behalf of the students, in addition to that, activities were also carried out in videos and images and video classes of up to 10 minutes per week. In article B, the negligence of students in carrying out the proposed activities was reported, several activities related “what is sport?” Were carried out, and also video classes, discussions and debates. This research was carried out so that we could contribute to the creation of new articles, and it is also extremely important to remember that these difficulties that teachers encountered during the pandemic in their classes will serve as experiences, as this pandemic left us with a great deal of learning in our area.

Palavras-chave

COVID-19, Ensino Online, Educação Física Escolar

Citação