Odontologia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 74
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Reabilitação oral através de prótese parcial removível por fluxo digital: um relato de caso clínico.
    (2023-12) CARLOS NETO, Edinor; MACHADO, Marina Guimaraes da Cunha
    Introdução: O presente estudo traz um planejamento sobre Próteses Parciais Removíveis – PPR restabelecendo fatores funcionais e estéticos. A odontologia digital apresenta-se como ferramenta promissora, sendo simplificada do planejamento à reabilitação final. Objetivo: Apresentar um caso clínico através da reabilitação oral bimaxilar com próteses removíveis utilizando o fluxo digital e comparando com a técnica convencional. Descrição do caso: Paciente T.C, gênero feminino, 66 anos, costureira, natural de Macau/RN, procurou atendimento com queixa de insatisfação da prótese. Inicialmente, foi realizado exame clínico e exames de imagens para avaliação. Posteriormente após o planejamento, foi realizada a reabilitação oral através de próteses parciais por fluxo digital consistindo nas etapas: moldagem analógica/digital, delineamento analógico/digital, preparo de boca, planejamento digital e impressão de estrutura metálica em resina calcinável e fundição em Co-Cr. Em seguida, escaneamento facial, e enceramento digital 3D, Digital Smile Desing – DSD para previsibilidade do sorriso, e posteriormente realizado ajuste de plano de cera das PPRs. Em seguida, enviado ao laboratório montagem de dentes em plano de cera seguindo o planejamento do DSD. Após a aprovação da paciente as próteses seguiram para acrilização e posterior instalação, em adição realizada orientação de higiene e controle das próteses. Conclusões: O resultado proveniente do planejamento digital e execução das próteses no fluxo misto, foi satisfatório, com tempo e previsibilidade otimizada, alcançando estética e funcionalidade.
  • Monografia Acesso aberto
    Toxina botulínica X DTM (disfunção temporomandibular).
    (2023-12) MANIÇOBA, Hélder de Almeida; FONSECA, Sophie Neubern da
    INTRODUÇÂO: A Disfunção Temporomandibular (DTM) é um termo empregado para englobar diversas condições que afetam os músculos da mastigação, a Articulação Temporomandibular (ATM) e estruturas circundantes. Tem uma origem complexa e multifatorial, relacionada a fatores que predispõem, iniciam e perpetuam a condição. Em pacientes que possuem DTM, a Toxina Botulínica (TB) vem sendo utilizada no tratamento, agindo bloqueando a ação dos neurotransmissores e reduzindo a liberação de substâncias inflamatórias. OBJETIVO: O presente trabalho teve como objetivo discutir os efeitos terapêuticos da Toxina Botulínica na Disfunção Temporomandibular (DTM), seus benefícios e os possíveis efeitos colaterais. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão narrativa da literatura abordando o estado da arte a respeito do tema, no intuito de responder aos objetivos propostos. RESULTADOS: De acordo com a literatura, a ideia de um tratamento exclusivo e permanente para a DTM não é a melhor conduta a ser tomada, pois é uma doença complexa e de origem etiológica multifatorial. A Toxina Botulínica tipo A tem sido indicada em pacientes que não respondem as terapias convencionais como um tratamento promissor, pois possui efeito local, provocando um bloqueio da inervação da musculatura esquelética, fazendo com que o músculo desejado seja afrouxado, diminuindo a contratilidade e os movimentos distônicos. Porém, a Toxina não pode ser o único tratamento para a doença, já que a DTM possui a classificação de uma doença multifatorial. CONCLUSÂO: A Toxina Botulínica (TbA) pode ser considerada uma ótima opção de tratamento nos casos de DTM, mas apresenta resultado temporário, dosedependente e reversível. Os efeitos colaterais mais comuns são dores, edema, eritema, equimose e até xeroftalmia dependendo do local da aplicação. Esses efeitos são leves e transitórios. Antes de considerar a injeção da Toxina Botulínica no tratamento da 1 Disfunção Temporomandibular (DTM), é recomendado tentar tratamentos conservadores, como o uso de placas oclusais, fisioterapia, relaxantes musculares e outros métodos convencionais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Utilização de infiltrantes resinosos como tratamento de lesões cariosas retidas em esmalte.
    (2023-12) LIMA, Adriely Kaliny Moreira de
    INTRODUÇÃO: O infiltrante resinoso consiste em uma resina fotopolimerizável de baixa viscosidade que adentra nos poros das lesões de cárie não cavitadas. Tem como finalidade mascarar os danos na estrutura do esmalte resultantes da desmineralização do tecido dentário, todavia, sem prejudicar o tecido saudável. OBJETIVO: O objetivo desta pesquisa foi avaliar evidências científicas presentes na literatura, com a finalidade de discutir a atuação dos infiltrantes resinosos como tratamento de lesões cariosas retidas em esmalte. METODOLOGIA: Revisão narrativa da literatura. RESULTADOS: O infiltrante resinoso é uma alternativa para as restaurações com resina composta, por isso é necessário que essas lesões sejam diagnosticadas no estágio inicial, visando preservar a estrutura dentária e evitando possíveis traumas que poderão ser ocasionados ao tecido dentário. Tendo como base estudos da literatura, é possível perceber que o infiltrante resinoso aumenta a microdureza do esmalte. O infiltrante resinoso apresentou um efeito protetor neste tipo de lesão. CONCLUSÃO: A literatura demonstrou que o uso do infiltrante resinoso em lesões de cáries ativas em esmalte proporciona as vantagens de um tratamento minimamente invasivo, remineralizando o esmalte dentário e inativando o processo carioso.
  • Monografia Acesso fechado
    Atendimento odontológico em crianças portadoras de necessidades especiais sob anestesia geral: relato de casos.
    (2023-12) SOUZA, Alessandra Paixão de; OLIVEIRA, Luana Emanuelle da Silva de
    INTRODUÇÂO: As pessoas com necessidades especiais (PNE) requerem cuidados exclusivos, seja por um período específico ou durante toda a sua vida. É indispensável a importância do cirurgião-dentista no cuidado da saúde bucal desses pacientes e na comunicação de informações aos responsáveis. OBJETIVO: O presente trabalho teve como objetivo descrever o atendimento odontológico ao paciente portador de necessidade especiais em ambiente cirúrgico hospitalar sob anestesia geral. METODOLOGIA: relato de casos clínicos (03 casos clínicos). DESCRIÇÂO DOS CASOS CLÌNICOS: Foram apresentando casos clínicos de atendimento odontológico, em âmbito hospitalar, realizados por cirurgião-dentista, dentro de uma equipe multidisciplinar, de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e Atrofia Muscular Espinhal (AME), com idades entre 4 e 9 anos, sob anestesia Dental care for children with special needs under general anesthesia: case reports Cuidado dental para niños con necesidades especiales bajo anestesia general: informes de casos 2 venosa e inalatória, nas quais foram executados procedimentos para adequação do meio bucal (raspagem periodontal e dentística), assim como procedimentos cirúrgicos, além de um plano de tratamento a longo prazo objetivando o restabelecimento e manutenção da saúde bucal. CONCLUSÃO: O atendimento odontológico para pacientes com necessidades especiais demanda uma abordagem integrada, incorporando técnicas adaptativas, administração de anestesia inalatória quando necessário, e uma avaliação minuciosa das condições clínicas individuais.
  • Monografia Acesso fechado
    Protése tipo protocolo inferior sobre implantes dentários: relato de caso clínico.
    (2023-12) CARIELLO, Fernanda Suassuna; MARQUES, Maria Gabriela Marinho
    Introdução: A osseointegração com implantes dentários teve uma significativa evolução a qual possibilitou a confecção de próteses fixas que suprem as limitações das próteses convencionais, que se caracterizam por pobre retenção e estabilidade. A prótese protocolo é um modelo de reabilitação com implantes dentários fixos, indicado para quem perdeu todos os dentes em uma mesma arcada. É uma solução moderna que visa a reabilitação oral do paciente, funcionando como uma dentadura fixa, composta por uma única estrutura parafusada sobre 4 a 6 implantes. Objetivo: Apresentar, por meio de um relato de caso clínico, o tratamento do edentulismo através do uso da prótese tipo protocolo. Metodologia: Inicialmente foi feita a prótese provisória e cirurgia imediata dos implantes com a colocação dos mini pilares e tampa cicatrizadora. Após três meses da cirurgia, foi iniciado o planejamento final protético, onde foi confeccionada a prótese definitiva e assim instalada de maneira permanente. Descrição do Caso: Paciente do gênero feminino, 63 anos, queixava-se da estética e função mastigatória dos seus dentes. No exame intraoral, foi analisado mobilidade significativa na maioria de seus elementos, perda óssea nas regiões edêntulas e perda de inserção em alguns elementos. Na primeira etapa do tratamento, foi feita adequação de meio bucal e moldagem para confecção da prótese provisória. Na segunda etapa, partiu-se para a cirurgia propriamente dita para colocação dos implantes imediatos e prótese provisória. Após três meses, iniciou a preparação para planejamento e inserção da prótese definitiva. Resultados: Obteve-se excelentes resultados de osseointegração, sem deformações ósseas e uma boa estabilidade mecânica dos 4 implantes instalados, que possibilitou a fixação da prótese com sucesso. Conclusões: A prótese fixa do tipo protocolo é uma solução para reabilitação oral dos pacientes, proporcionando mais estabilidade, funcionalidade e estética, apesar do seu alto custo.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Fluxo digital para cirurgia guiada em paciente edêntulo total: relato de caso clínico.
    (2023-12) SILVA, Istael Brito Amaro da; PINHEIRO, Joseilson de Moura
    Introdução: O presente relato de caso descreve a aplicação bem-sucedida de um fluxo digital para planejamento e realização de cirurgia guiada em um paciente edêntulo total. (Este método proporcionou maior precisão, previsibilidade e eficiência no procedimento.) Metodologia: Este trabalho apresenta um relato de caso clínico que ilustra a aplicação bem-sucedida de fluxo digital para cirurgia guiada em um paciente edêntulo total. Resultados: O procedimento cirúrgico guiado resultou em menor tempo de cirurgia, minimização de complicações e recuperação mais rápida do paciente. Conclusão: Este relato de caso contribui para a crescente literatura sobre a aplicação prática e os resultados positivos obtidos com essa abordagem inovadora na odontologia moderna. Ao compartilhar essa experiência clínica, espera-se promover uma melhor compreensão do fluxo digital e da cirurgia guiada para inspirar profissionais de odontologia a explorar essa técnica avançada para melhor atender às necessidades complexas dos pacientes edêntulos totais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Complicações decorrentes da execução incorreta das facetas diretas em resina composta nos tecidos periodontais: uma revisão integrativa.
    (2023-12) FELISMINO, Marina Chaves Barros; CARVALHO, Tiago Nóbrega Arouca de
    Introdução: Os tratamentos restauradores estéticos estão se mostrando cada vez mais presentes na clínica odontológica. A busca excessiva por esses procedimentos está relacionada com a necessidade de atingir um padrão estético determinado pela sociedade. Desse modo, as facetas diretas em resina composta estão em evidência. O uso inadequado desse procedimento pode trazer consequências à saúde periodontal e estética do paciente. Objetivo: Sumarizar estudos sobre as falhas e complicações adversas ocasionadas pelo insucesso do procedimento de facetas diretas em resina composta. Metodologia: Revisão integrativa de literatura com base na sintetização de artigos identificados pelo tema, realizada durante os meses de setembro e novembro de 2023, disponibilizados no Portal Regional BVS, Ebsco e Google Acadêmico, excluindo-se artigos publicados há mais de cinco anos. Resultados: Foram selecionados 10 artigos após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, que abordam as falhas e complicações adversas ocasionadas pelo insucesso do procedimento de facetas diretas em resina composta, como por exemplo: material mal administrado, anatomia dental incorreta, acúmulo de biofilme gerando impacto negativo na saúde periodontal, gengivite e periodontite. Conclusões: Cabe ao cirurgião-dentista inteirar-se das indicações, contra indicações, vantagens e desvantagens, dominar as técnicas e realizar um tratamento individualizado para cada paciente, respeitando os limites do Tecido de Inserção Supracrestal.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Reabilitação estética de um elemento dentário anterior com conduto obliterado e escurecimento: um relato de caso.
    (2023-12) BEZERRA, Ana Beatriz Miranda Costa; ROMÃO, Neuza Ruth Ferreira
    Introdução: A tonalidade escurecida dos dentes anteriores tem um impacto estético significativo na vida dos pacientes, causando limitações sociais e prejudicando a autoestima dos mesmos, devido ao aumento da visibilidade ao sorrir e ao falar. As causas mais frequentes do escurecimento dentário incluem ausência de vitalidade dentária, nutrição, mal desenvolvimento dentário, sendo o traumatismo em dentes anteriores um dos mais frequentes por motivo de serem anatomicamente mais expostos. A obliteração do canal radicular tem consequências tanto estéticas quando anatômicas, causando o escurecimento do elemento dentário e impossibilitando o tratamento endodôntico. Um possível tratamento para dente com canal radicular obliterado é a utilização de técnicas de aplicação de resina composta, capaz de devolver a estética ao sorriso do paciente e preservar o elemento dentário tratado. Objetivo: Descrever um relato de caso de um tratamento estético em um dente anterior com canal obliterado e escurecimento dental causado por trauma, utilizando técnicas de clareamento associada a faceta direta em resina composta. Relato de Caso: O paciente relatou limitações sociais devido à descoloração do dente escurecido, que, juntamente com o diastema, afetava seu sorriso. Para diagnóstico endodôntico foi realizada tomografia computadorizada do tipo cone beam. Diante da incapacidade de clareamento interno, pois o canal se encontra obliterado, optou-se por realizar duas sessões de clareamento externo, com aplicações de 20 minutos com o gel clareador de peróxido de hidrogênio a 35% Whiteness HP (FGM, Joinville, SC, Brasil) associado ao clareamento caseiro supervisionado durante 7 dias, por 2 horas diárias, utilizando o gel clareador da Polanight (SDI, Victoria, Australia), com sua composição de peróxido de carbamida a 10%. Na sequência foi feito tratamento restaurador do tipo faceta direta e fechamento de diastema nos elementos dentários 11 e 21. Um preparo foi realizado visando reduzir a vestibular. Foram utilizadas em todo tratamento as resinas Trans 30 Empress direct (Ivoclar Ultradent, Barueri, SP, Brasil), parede palatina e efeito, BL-XL Dentina Empress Direct (Ivoclar Ultradent, Barueri, SP, Brasil), em dentina, DBL2 (Víttra APS - FGM, Joinville, SC, Brasil), Halo incisal e efeito brancos proximais, WE Filtek Z350XT (3M, Sumaré, SP, Brasil), esmalte vestibular e para opacificar o substrato escurecido foi utilizada a resina Opaquer – Forma (Ultrapack – Ultradent, Indaiatuba, São Paulo, Brasil). Por fim, realizado ajuste oclusal, acabamento e polimento. Ao final do tratamento, a função, a estética e a reinserção social do paciente foram restauradas. Conclusão: A associação de técnicas de clareamento e de resinas compostas pode ser eficaz para tratar dentes unitários anteriores escurecidos.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Aumento de coroa clínica estética anterior, reanatomização de dentes conóides e contornos cosméticos em resina composta pelo fluxo digital: relato de caso clínico.
    (2023-12) FERREIRA, Jâmmya Háleffe de Lima; QUEIROZ, Jercia Mayane de Lima
    Introdução: As restaurações diretas anteriores são de cunho estético e duradouro, que se assemelham aos dentes naturais que vem tendo um aumento da sua popularidade advindo das mídias sociais. A sociedade importa-se muito com a estética, porém, os princípios básicos e biológicos do periodonto devem ser respeitados, assim, o planejamento é imprescindível para escolha da técnica adequada e para se ter um tratamento com longevidade. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo elucidar através de um relato de caso clínico que os cirurgiões-dentistas devem realizar planejamentos multidisciplinares junto ao digital, na qual, é valioso para manter um periodonto saudável, sem iatrogenias. Pois, muitas vezes os profissionais, por âmbito de ganância e por vezes falta de conhecimento realizam procedimentos sem técnica adequada e o cuidado necessário ao espaço biológico incorreto, resultando assim, em inúmeros problemas aos pacientes. Relato de caso: Paciente J.M.L.Q. 24 anos de idade, sexo feminino e sistemicamente saudável compareceu a clínica com queixa de seu sorriso. Ao exame clínico periodontal, observou-se que a paciente apresentava sorriso gengival e coroa clínicas curtas. Foi realizado protocolo fotográfico, escaneamento e enceramento digital para planejamento digital do sorriso, a fim de verificar a quantidade necessária para o aumento das coroas clínicas pela cirurgia periodontal (15-25) e posterior confecção das restaurações diretas em resina composta (13-23). Conclusão: Diante disso, os cirurgiões-dentistas deverão atualizar-se de conhecimentos e usufruir do mundo digital, minimizando os erros referente aos espaços biológicos e anatomia, assim, promovendo saúde.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise da resistência ao cisalhamento de resinas ortodôntica e restauradoras utilizadas para colagem direta de bráquetes: um estudo piloto.
    (2023-12) PANTA , Amanda Michelle Torres; REVÔREDO, Lucas Murelli de Sá
    Introdução: Na ortodontia, um material adesivo deve exibir resistência ou força de adesão suficiente para sustentar as forças geradas pela mecânica dentária. A literatura cita atualmente que um adesivo ortodôntico apresente 6 MPa como força de adesão mínima para suportar os desafios biomecânicos do tratamento. Nesse viés, considerando que a resina padrão ouro para colagem de bráquetes ortodônticos apresenta um maior investimento no ponto de vista financeiro, surge a dúvida se é possível substituir satisfatoriamente por outros compósitos. Objetivo: Comparar duas resinas para restaurações com resina ortodôntica Transbond XT almejando verificar a viabilidade de substituição ou utilização desses tipos de resinas na colagem de bráquetes ortodônticos. Metodologia: 15 dentes humanos (incisivos, pré-molares e caninos) foram usados para colagem de bráquetes ortodônticos, e divididos aleatoriamente em 3 grupos: Grupo 1- Transbond XT (n=5), Grupo 2- Filtek Z250 (n=5), Grupo 3- LLis (n=5), posteriormente os grupos foram submetidos a teste de cisalhamento, almejando avaliar a força adesiva entre os bráquetes e os dentes. Resultados: O resultado do teste de Shapiro Wilk demonstrou que as amostras apresentam distribuição normal, e os resultados do teste de ANOVA demonstraram as seguintes médias de resistência ao cisalhamento: 16,0 MPa (Transbond), 14,6 MPa (Z250) e de 20,5 MPa (LLis). Ademais, não houve diferença estatística significativa na força de adesão entre os grupos (p=0,457). Conclusão: Todos os materiais apresentaram resistência adesiva adequada para uso clínico. No entanto, são necessários mais estudos que avaliem a longevidade do uso de resinas restauradoras como a LLis e Z250 quando utilizadas para finalidade ortodôntica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso do midazolam na sedação consciente em consultório odontológico para o manejo de pacientes pediátricos e não cooperativos: as diferentes vias de administração e sua eficácia.
    (2023-12) SILVA, Beatriz Cortez; ARAÚJO, Pedro Lucas Silva de
    Introdução: A ansiedade odontológica é um estado emocional que precede o encontro com algo ou com uma situação temida. Existem diferentes formas de controlar a ansiedade, tanto com o uso de medicamentos como com abordagens não medicamentosas. Quando as abordagens não medicamentosas não são suficientes para controlar a ansiedade e o medo do paciente, pode-se recorrer ao uso de medicamentos sedativos como uma medida complementar. Objetivo: Analisar a efetividade da sedação consciente com midazolam nas diferentes vias de administração: via endovenosa, oral e intranasal, a fim de observar qual é a que traz maior benefícios quanto a conforto, eficácia e segurança no paciente. Metodologia: A pesquisa foi realizada por meio de revisão de literatura integrativa com busca na base de dados PubMed, Scielo e Birreme, seguindo a estratégia de combinação de palavras-chave filtrando artigos em inglês, espanhol e português. Sete artigos preencheram os critérios de inclusão e foram selecionados. Resultados: As pesquisas analisaram diversos pacientes bem como a literatura, variando as vias de administração e a dose utilizada dependendo da idade dos pacientes. As vias mais utilizadas foram a via oral e intranasal. Houve convergência nos estudos sobre a eficácia da droga na sedação para procedimentos odontológicos. Conclusões: O midazolam provou ser eficaz e seguro em sedação consciente para procedimentos odontológicos em suas diferentes vias de administração.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Comparação entre restauções realizadas por técnicas diretas e indiretas em dentes posteriores com extensa perda de estrutura e possíveis misturas de materiais: revisão narrativa.
    (2023-12) GALVÃO, Natalia Henrique; PORFIRIO, Raityssa Eduarda
    Introdução: Com o aprimoramento das resinas, novas possibilidades são postas para restaurações em dentes com extensa perda de estrutura. Neste contexto, a técnica da resina indireta tem se popularizado nos últimos tempos em detrimento à resina direta. Objetivo: Analisar, sumarizar e comparar as características, indicações, vantagens e desvantagens das duas opções restauradoras. Metodologia: uma revisão narrativa, que incluiu a seleção de três estudos clínicos, encontrados na base de dados Pubmed, os quais foram analisados e sintetizados. Resultados: As restaurações diretas apresentaram os melhores resultados nos testes que mediram a infiltração marginal e resistência à fratura em comparação a técnica indireta em resina CAD/CAM. Nos testes que mediram a estabilidade de cor as resinas indiretas foram superiores. Para mais, o resultado do uso da resina direta composta de fibra de vidro foi superior ao das restaurações indiretas em resina fresadas em CAD/CAM. Conclusões: As resinas diretas foram preferíveis à técnica indireta quando utilizadas resinas reforçadas com fibras, que melhoram propriedades mecânicas e desempenho. Já a técnica indireta também obteve bons resultados no que diz respeito à performance relacionada ao grau de conversão e estabilidade de cor devido à técnica de fotoativação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Alterações no periodonto associadas ao uso do cigarro eletrônico: uma revisão integrativa.
    (2023-12) ARAÚJO, Akalinne de Oliveira Silva; VERÍSSIMO , Juliana Alves
    Introdução: Considerando que, usuários de cigarros eletrônicos podem apresentar consequências em sua saúde bucal, surge a problemática: quais alterações bucais podem ocorrer no periodonto associadas ao uso do cigarro eletrônico. Objetivo: Investigar e apresentar as principais repercussões bucais no periodonto associadas ao uso de cigarros eletrônicos. Metodologia: Na busca de dados foram avaliados e sintetizados estudos que abordassem as consequências do uso dos cigarros eletrônicos nos tecidos periodontais. O período de realização do estudo ocorreu entre os meses de setembro e novembro de 2023. Resultados: De início, a partir da pesquisa nas bases de dados foram identificados mais de 31.112 artigos. Porém, foram selecionados artigos em português, com títulos concentrados na temática, com aplicação dos filtros “cigarro eletrônico” e “consequências do uso do cigarro eletrônico para o periodonto”. Conclusões: O uso do dispositivo eletrônico e/ou cigarro eletrônico é um problema de saúde pública. Embora tenha-se em torno da mídia e sociedade a ideia errônea de que tal cigarro auxilia na diminuição do consumo do cigarro convencional, seu uso pode ocasionar diversos prejuízos à saúde oral, principalmente no periodonto.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Substituição de facetas diretas em resina composta: do planejamento digital a execução.
    (2023-12) DIAS, Lucas Felipe Rocha; BARBOSA, Vinicius Galvão de Figueiredo
    Introdução: O crescente interesse dos pacientes por facetas diretas em resina composta vem em uma curva de crescimento acentuada correlacionada com a propagação de informações sobre o procedimento nas redes sociais tornando a procura elevada. A execução desse procedimento requer do profissional vasta habilidade manual e conhecimento teórico para obtenção de sucesso clínico. Objetivo: Realizar a substituição das facetas diretas em resina composta, com auxílio do planejamento digital. Descrição do Caso: Paciente do gênero masculino, 24 anos, reclamava da cor e formato das atuais facetas, procurando pela troca por novas. Ao exame clínico observamos a necessidade de readequar meio bucal, trocar restaurações insatisfatórias e clareamento dental inferior. Foi realizado a raspagem e alisamento coronoradicular (RACR), a substituição das restaurações insatisfatórias dos elementos 46, 26 e 16 e duas sessões de clareamento de consultório com Peróxido de Hidrogênio (35%) mais a supervisão de clareamento caseiro. Com o auxílio do planejamento digital, foi realizado o escaneamento intraoral, enceramento digital, impressão do modelo 3D e confecção da guia palatina. Em seguida foi confeccionada as facetas com estratificação das resinas selecionadas e apoio da guia palatina. Conclusões: A reabilitação com facetas diretas em resina composta é uma opção viável para atender aos anseios estéticos, porém sua execução deve ser realizada respeitando os limites biológicos, com indicações e técnicas adequadas.
  • Monografia Acesso aberto
    Terapia com células-tronco para regeneração óssea no tratamento da peri-implantite: revisão de literatura.
    (2023-12) GOMES, Allison Vinicius da Silva; ANDRADE, Matheus Mendes Bezerra de
    Introdução: Com o avanço da tecnologia dos implantes e o consequente aumento da taxa de sucesso, este se tornou um método de tratamento altamente previsível. Entretanto, há complicações associadas ao acúmulo de biofilme, podendo levar a perda óssea peri-implantar, que é definida como o estado crônico da infecção, e ocorre pelo acúmulo de bactérias na região que vai desenvolver um processo infeccioso nos tecidos peri-implantares, podendo levar a perda do implante. As células – tronco são células que possuem grande capacidade de proliferação e diferenciação, podendo se diferenciar em diversos tecidos, como, por exemplo, tecido ósseo. Objetivo: realizar uma revisão da literatura sobre a utilização das células-tronco na regeneração óssea associada ao tratamento da peri-implantite. Metodologia: Revisão integrativa, a partir da identificação do tema e elaboração da questão norteadora com busca sistematizada da literatura realizada entre os meses de setembro e novembro de 2023. Foram realizadas buscas nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde e PubMed, excluindo-se artigos publicados há mais de cinco anos. Resultados: Obteve-se uma amostra final de sete estudos, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Houve concordância entre todos eles acerca dos benefícios do uso das células-tronco (CT) na osseointegração dos implantes dentários associado com o tratamento cirúrgico, em todos foi constatado a necessidade de mais estudos in vivo e in vitro envolvendo o uso das CT no tratamento da peri-implantite. Conclusões: O uso das células tronco tem sido eficaz no tratamento da peri-implantite, mas apesar do nível atual de clareza acerca do desenvolvimento e tratamento das doenças peri-implantares sugerimos a realização de mais estudos para que o tema seja melhor elucidado para ajudar no tratamento mais eficaz da peri-implantite.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Hipomineralização molar incisivo (HMI) – diagnóstico e tratamento na odontopediatria.
    (2023-12) DIAS, Leandra Gomes; FILOMENO, Nayara Noronha Fernandes
    Introdução: A HMI – Hipomineralização Molar Incisivo é definida como um defeito no esmalte, resultante na falta de fixação de cálcio e fosfato na matriz formados pelos ameloblastos na fase de maturação da amelogênese. Acomete os primeiros molares, com ou sem o envolvimento dos incisivos permanentes. Os dentes afetados normalmente apresentam opacidade, semelhante a um giz, são assimétricos podendo variar na cor, indo de branco até marrom/castanho, com ou sem quebra pós-eruptiva. Objetivos: discutir informações sobre a etiologia e o tratamento da HMI na Odontopediatria. Metodologia: Revisão narrativa da literatura baseada em artigos selecionados a partir das bases Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Resultados: foram encontrados 50 artigos relacionados ao tema, com 18 selecionados para leitura completa. Conclusão: A etiologia da HMI é ainda desconhecida, mas está associada a fatores genéticos e ambientais no período pré, peri e pós-natal, podendo inclusive ser acarretada por febre alta, exposição a poluentes, inclusive através do aleitamento materno, doenças respiratórias, complicações no nascimento, baixo peso ao nascer e uso de antibióticos. A abordagem terapêutica da HMI é variável, dependendo do grau de severidade e da localização do dente afetado, indo desde a aplicação de vernizes fluoretados até mesmo a exodontias.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Pacientes leucêmicos na odontologia: revisão de literatura.
    (2023-12) SILVA, Ana Loíde da Conceição; LIMA, Jorge Fernando Saraiva de Souza
    Introdução: As neoplasias consistem em uma multiplicação anormal de tecidos que fogem do controle do organismo, causando prejuízos agressivos à saúde do indivíduo acometido, sendo a leucemia um dos tipos de neoplasia maligna que atinge o sistema hematológico. Dentre os sintomas iniciais mais comum entre os pacientes leucêmicos, estão presentes as manifestações bucais, o que torna a presença do cirurgião-dentista indispensável no diagnóstico e tratamento da patologia para um bom prognóstico. Objetivo: Este trabalho tem o objetivo de dissertar a respeito da importância da odontologia no dia a dia clínico do paciente oncológico doente de leucemia contendo informações pertinentes aos sinais e sintomas clínicos e cuidados necessários antes, durante e após o tratamento quimioterápico. Metodologia: O trabalho é uma revisão narrativa de literatura, onde os artigos foram pesquisados nas bases de dados Scielo, Google Academico, Lilacs e Web os Science com os descritores leucemia”, “neoplasia”, “tratamento odontológico na leucemia”. Resultados: Foram utilizados artigos de categoria cientifica, pesquisa, revisão de literatura e relato de caso. Conclusões: Torna-se muito pertinente o conhecimento do cirurgião-dentista no auxílio do diagnóstico precoce da leucemia, visto que a mesma contém diversas manifestações orais iniciais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aspectos do atendimento odontológico em pacientes portadores do Transtorno do Espectro Autista.
    (2023-12) FARIAS, Josynara Bezerra Oliveira de; FRANÇA, Roberta Louize Bezerra
    INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por alterações no comportamento social, na linguagem e na comunicação, bem como por um repertório restrito e repetitivo de comportamentos, interesses e atividades. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo discutir os aspectos relacionados ao atendimento odontológico de pacientes portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e descrever os principais problemas de saúde bucal que afetam esses indivíduos. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão narrativa da literatura abordando o estado da arte a respeito do tema. RESULTADOS: Segundo a literatura, os pacientes com TEA apresentam diminuição da produção de saliva, sangramento e hiperplasia gengival, ulcerações, predisposições a hemorragias, falhas na cicatrização do pós-operatória e maior probabilidade de infecções secundárias. Além disso, possuem má higiene oral, nutrição cariogênica e hábitos parafuncionais, com elevado índice de biofilme, lesões de cárie, problemas periodontais e de má oclusão. CONCLUSÂO: Uma abordagem comportamental às pessoas com TEA pode ser realizada utilizando vários métodos e técnicas, dependendo das características individuais de cada paciente. Os pacientes com TEA apresentam diversas condições adversas na boca, que podem afetar os dentes (cárie), o tecido de proteção (gengiva) e de suporte (doença periodontal), além de alterações na oclusão.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Recobrimento radicular com enxerto de tecido conjuntivo pela tunelização.
    (2023-12) SILVA, Hevily Daniele Xavier da; TIBURTINO, Lyvia Caroline Macedo
    Introdução: As recessões gengivais são situações clínicas comuns, encontrada em diversos seres humanos, podendo gerar desconfortos ao paciente, sendo eles físicos ou estéticos. Apresentam uma etiologia multifatorial, sendo um deles o biofilme bacteriano, trauma mecânico pela higienização bucal e oclusão traumatogênica. Inúmeras técnicas são empregadas para o tratamento das recessões gengivais, dentre elas o enxerto de tecido conjuntivo apresenta grande índice de sucesso terapêutico, fazendo com que o paciente consiga restabelecer seu conforto, apresentando resultados estéticos satisfatórios. Objetivo: A finalidade do presente trabalho é de apresentar, por meio de um relato de caso clínico, o protocolo terapêutico de um recobrimento radicular com enxerto de tecido conjuntivo através da tunelização. Descrição do Caso: Paciente do gênero feminino, 31 anos, queixava-se da estética e hipersensibilidade no elemento 23. Ao realizar uma anamnese minuciosa, percebeu-se recessão gengival no mesmo elemento dentário. No exame clínico e durante a inspeção intra-bucal enxergou-se a ausência de tecido periodontal queratinizado recobrindo a raiz do elemento citado, sendo classificado como classe II de Miller. Resultados: Foi efetuado o enxerto com tecido conjuntivo, e após 20 dias da execução do procedimento, foi contemplado um avanço considerável na qualidade do tecido que recobre a raiz, diminuição da retração e uma evolução no conforto da escovação, contudo, ocasionando também uma estética mais favorável para a paciente. Conclusões: Conclui-se que o recobrimento radicular com enxerto autógeno é uma solução para correções de recessões periodontais com o comprometimento estético, eliminação da sensibilidade radicular e redução de riscos de desenvolvimento de lesões cariosas nas superfícies radiculares expostas.de desenvolvimento de lesões cariosas nas superfícies radiculares expostas.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Caninos impactados tratados com disjunção palatina: relato de caso.
    (2023-12) FORTE, Lucas Pinheiro; OLIVEIRA, Pedro Lucas Carvalho de
    Introdução: Em idades avançadas, o tratamento de caninos impactados torna-se desafiador. Dessa forma, é de grande importância a interceptação precoce com ortodontia, pois quando bem diagnosticada a necessidade, o jovem tem um tratamento mais previsível, e, em muitos casos, sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Objetivo: Relatar um caso clínico de tratamento de caninos com trajetória irruptiva alterada através da disjunção maxilar. Descrição do caso: Em uma paciente do gênero feminino, 10 anos, foi instalado um aparelho ortodôntico do tipo Haas para promover a disjunção da maxila e adequação do espaço para irrupção dos elementos dentários 13 e 23 sem necessidade de tracionamento ortodontico-cirurgico. O tratamento foi realizado em duas fases de disjunção, para uma maior expansão da maxila e melhor posicionamento intra-ósseo dos elementos dentários ainda em processo de erupção. Conclusões: Os resultados foram favoráveis, mostrando a eficácia do aparelho disjuntor Haas, a satisfação da paciente e a correção do trajeto irruptivo dos elementos dentários 13 e 23, obtendo espaço suficiente no arco para erupção dos caninos em posição correta, além de ser um tratamento de intervenção rápida se comparada a tratamentos alternativos, entre eles, cirurgias de rompimento da sutura maxilar e tracionamento orto-cirúrgico de caninos.