Educação Física

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 21
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O exercício físico como aliado para melhorias no quadro de pessoas com depressão e ansiedade.
    (2023-12) SILVA, José Gilvan Zumba da; HORA, Joyce Fernandes Silva da; SANTOS, Hadriun Moisés de Lima
    Introdução: O A saúde mental é um dos fatores mais importantes para saúde e bem-estar, e a atividade física é uma ferramenta para uma melhor qualidade de vida. Objetivo: Realizar uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos que analisaram os efeitos da atividade física nos sintomas de depressão e ansiedade nos últimos anos. Métodos: Foi realizada uma busca nas bases de dados: Web of Science, PubMed, PsycINFO, MedLine Scielo, Repositório UFU e Biological Abstracts, utilizando-se as seguintes palavras-chave: “Saúde mental”, “Exercício físico”, physical activity”, “physical exercise”, “motor interventio”, “exercise”, “aerobic”, “strength”, “fitness”, “depression”, “anxiety”, “depressive symptoms” e “depressive episodes”. Além da busca nas bases de dados, foi realizada também uma busca nas listas de referências dos artigos. Conclusão: Com a realização desta revisão sistemática, observou-se que não há consenso em relação aos melhores exercícios e benefícios da atividade física aos sintomas depressivos e de ansiedade, bem como não há dados quantitativos e conclusivos sobre a temática. No entanto, segue a orientação da ACSM bem como OMS para prática de atividade física no auxílio ao combate os transtornos mentais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Benefícios da hidroginástica na saúde e na vida social de idosos.
    (0023-12) FERNANDES, Bruna Grandi; RIBEIRO, Cíntia da Silva; MORAIS SOBRINHO, Patrícia; MELO, Rose Angélica Ataliba Moura de; SILVA FILHO, Valdir Gabriel da
    Sabendo que o envelhecimento é um processo natural, que acomete principalmente, o público idoso com suas limitações ou comorbidades, a prática de atividade física é essencial, e dentre as modalidades se destaca, a hidroginástica devido à recomendação dos profissionais de saúde. Com o objetivo analisar a bibliografia atual acerca dos principais benefícios da hidroginástica para a saúde de idosos, esta pesquisa adotou como metodologia a revisão sistemática, de artigos publicados entre 2015 e 2023, utilizando como critério a presença dos descritores: idoso, atividade física, hidroginástica, benefícios, ao total foram selecionados 4 artigos. Por fim, concluiu-se que a hidroginástica é uma atividade que proporciona benefícios na saúde, física, emocional e na vida social do idoso.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atividade física na infância e adolescência: uma análise literária.
    (2023-12) OLIVEIRA , Emerson Mendonça de; FONSECA , João Victor da Cruz; SILVA , Kaio Leandro da Costa; ARAÚJO , Kaio Temistocles Almeida de
    É alarmante o total de problemas que afetam crianças e jovens nos dias atuais. O crescimento de comorbidades e sobretudo o avanço em números de transtornos mentais, corresponde ao fato de que a cada dia, uma vida sedentária e cheia de maus hábitos corrobora com as questões acima citadas. Em tempos onde a tela de um aparelho eletrônico predomina o cotidiano desse público, isolando-os de um convívio social e de uma vida ativa, antes proporcionada por brincadeiras de rua ou no quintal, o sedentarismo assume papel principal, trazendo consigo a má alimentação, a obesidade, a diabetes, a baixa autoestima, a dificuldade nas relações, ansiedade, a depressão e tantos outros impasses. O Brasil é o líder em sedentarismo na América latina e figura como 5o colocado no ranking mundial, segundo dados da OMS em março de 2023. O IBGE também aponta que a população jovem (entre 11 e 17 anos) é 84% sedentária. O número é alarmante, tendo em vista que houve um grande aumento de doenças cardiovasculares e mentais nos últimos anos. De acordo com o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 10% da população é hipertensa. Referente à Saúde Mental, um relatório da Situação Mundial da Infância em 2021, diz que um em cada seis meninos e meninas brasileiras entre 10 e 19 anos possui algum transtorno psicológico. O presente estudo tem como objetivo analisar e discutir, acerca dos mais variados impactos positivos, relacionados à prática de atividades físicas de crianças e adolescentes. Buscando elucidar sua eficácia contra fatores negativos biológicos e psicossociais. O método utilizado foi a pesquisa e revisão de literatura, baseada na análise de diversos artigos e citações de diferentes autores. Com a intenção de ampliar o olhar e discussões sobre o tema proposto. A partir da análise realizada, concluiu-se que hábitos saudáveis proporcionam melhores condições físicas, com exercícios voltados para a capacidade aeróbica, de resistência e fortalecimento ósseo. Diminui assim a taxa de crianças e adolescentes sedentários, como também a diminuição de doenças mentais como a depressão e o sofrimento psíquico.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Estratégias de treinamento de força e nutrição para hipertrofia muscular: abordagens atuais e eficácia.
    (2023-12) SILVA, Alex Vinicius Sousa e
    Esse trabalho aborda as estratégias contemporâneas de treino resistido, a nutrição necessária que visa a hipertrofia muscular. O presente estudo se inicia a introdução que contextualiza a importância do tema e se justifica a relevância da pesquisa e estabelece de modo objetivo a relevância do entendimento da fisiologia dos seres humanos. A metodologia usada se caracteriza como revisão bibliográfica, ela consiste na literatura científica em busca de conhecimentos já firmados por outros estudiosos da área da fisiologia e exercício físico, a busca foi por artigos em bases de dados acadêmicos SCIELO, PUBMED, CAPES e Google Acadêmico, em completo foram usadas as palavras-chave: Hipertrofia, Treinamento de força, Fisiologia e Nutrição Esportiva. Logo, é imprescindível o treinador conhecer os fundamentos da fisiologia para melhorar os resultados do treino de musculação. Por fim, conclui-se que o melhor conhecimento da fisiologia do exercício agrega de maneira significativa os ganhos de massa magra e evita lesões musculoesqueléticas nos praticantes de musculação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    As implicações negativas no desenvolvimento infantil causadas pelo uso excessivo de telas: uma revisão sistemática.
    (2023-12) SILVA FILHO, Roberto Rossellini Barbosa da
    Introdução: O uso exagerado de telas por parte das crianças está sendo associado a uma série de problemas que não se limitam apenas ao físico, atingindo também os aspectos sociais, emocionais e cognitivos. A partir disso decidimos identificar quais as implicações negativas no desenvolvimento infantil pelo uso excessivo de telas. Objetivo: identificar as implicações negativas ao desenvolvimento infantil causadas pelo uso excessivo de telas. Metodologia: O presente estudo em formato de revisão sistemática da literatura, foram feitas buscas em várias plataformas onde as principais são Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, Biblioteca Eletrônica Científica online, Biblioteca Eletrônica Científica online, Repositório universitário da anima, Revista brasileira de implantologia e ciências da saúde, Revista Fiep Bulletin, Revista Eletrônica Acervo saúde. Foram incluídos artigos a partir de 2019 até 2023, completos, gratuitos, em português, espanhol e inglês. Os excluídos foram aqueles que não se encaixavam nos critérios de inclusão. Ao final foram escolhidos 13 artigos para compor o estudo. Resultados: As informações obtidas demonstram que diversas áreas do desenvolvimento infantil podem ser afetadas de forma negativa, quando se faz uso excessivo de tela, quando não há mediação de adultos e quando o conteúdo assistido não é apropriado para a idade. Dessa forma a linguagem, o sono, o emocional, a interação social, o comportamento, o cognitivo, a comunicação, o psicossocial, e o desenvolvimento motor são prejudicados. Conclusão: O desenvolvimento infantil sofre prejuízos com o uso excessivo de telas. É fundamental que pais e responsáveis moderem o uso de telas, a fim de manter o desenvolvimento saudável das crianças.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Influência dos exercícios estabilizadores e de força para região do core na prevenção e tratamento de hérnia de disco.
    (2023-12) SILVEIRA JUNIOR, Evaldo; BATISTA, Vanessa de Souza
    A hérnia de disco é uma patologia músculo esquelética muito frequente na população, isso porque ela pode ser desenvolvida principalmente através das atividades realizadas no dia a dia dos indivíduos. O presente estudo tem como objetivo analisar as principais causas de hérnia de disco e dor lombar e os efeitos dos exercícios isotônicos e estabilizadores frente a essa patologia. Desse modo, foram selecionados 15 artigos na íntegra, nas plataformas Google Acadêmico, base de dados Scientific Eletronic Libery Online (SciELO) e PubMed, com as palavras chaves: hérnia de disco, exercícios core, lombalgia, exercícios segmentados, dor lombar e fortalecimento do core. A partir do levantamento realizado, é visto que umas dos principais causas para o declinio da dor em consequência de herniações e perca da funcionalidade está diretamente associada a uma falta de estabilidade e força da região central da musculatura do corpo. Em conclusão, a presente revisão permitiu constatar a eficácia dos exercícios de estabilização do core para reduzir níveis de dor lombar em pacientes com hérnia de disco, além de previnir novos quadros dessa patologia. Atividades de Pilates é uma opção eficaz para reduzir a dor lombar através de exercícios isotônicos, isométricos e alongamentos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Importância de treinamento de força para atletas de futebol: uma revisão bibliográfica.
    (2023-12) LOPES, Huan Pablo Bezerra; FREITAS, Hudson Rafael Ferreira de; GUEDES, Vinícius Matheus Vidal
    INTRODUÇÃO: O futebol moderno sempre passando por mudanças, em relação às características propostas, com novos objetivos a serem alcançados durante uma partida, como maior frequência de sprints, saltos, deslocamentos, mudanças de direção e contato físico em disputa pela bola. Dessa forma, o treinamento de força está sendo cada vez mais utilizado pelos preparadores físicos para melhorar o desempenho dos jogadores e prevenir lesões. OBJETIVO:  analisar quais os benefícios que o treinamento de força proporciona aos atletas de futebol. METODOLOGIA: A pesquisa foi produzida por meio de uma revisão bibliográfica, sendo as fontes utilizadas para coleta de dados foram: Google Acadêmico; SciELO; PubMed; LILACS. Levando em consideração publicações recentes entre os anos de 2017 a 2023, selecionando um total de 24 artigos para revisão da literatura, em seguida foram selecionados um total de 15 artigos para a mostra de resultados. RESULTADOS: De acordo com o estudo realizado, observa-se que o treinamento de força traz benefícios para os atletas de futebol, promove um maior desenvolvimento muscular, aumento de velocidade, força e resistência, de tal modo que ocorre um grande aumento em sua performance nas partidas. Outro ponto a se destacar é que a posição de meio campista é a que está mais propícia a se lesionar e o treinamento de força pode ajudar a reduzir esses riscos. CONCLUSÃO: Conclui-se que os atletas de futebol que incluem o treinamento de força em seus programas têm uma diminuição significativa nas taxas de lesões e um aumento na performance.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Influência dos aspectos psicológicos nos atletas de alto rendimento e o papel da psicologia do esporte.
    (2023-12) SOUZA, Amanda Valeria da Silva; LIMA, Cléia Amanda Targino de; MEIRELES NETO, José Antão; CÂNDIDO, Maria Izabel da Silva
    O objetivo deste estudo é buscar por meio de uma revisão bibliográfica às concepções da relação entre a influência dos aspectos psicológicos nos atletas de alto rendimento e o papel da psicologia do esporte. Critérios de Inclusão dos Estudos: artigos em português, estudos com data de publicação entre 2013 e 2023, que abordassem sobre saúde mental, atletas de alto rendimento e psicologia do esporte. Conclusão: embora este tema tenha tido um crescimento nos últimos anos, é importante dar mais visibilidade ao mesmo, compreender e analisar mais a fundo, dando espaço para discussões e possíveis soluções no que tange a saúde mental.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Benefícios do exercício resistido nas funções cognitivas de idosos com a doença de Alzheimer.
    (2023-12) ALMEIDA, Vitória Virginio da Costa Antunes
    O aumento da expectativa de vida na população idosa traz consigo o desafio crescente das doenças crônicas, incluindo a Doença de Alzheimer (DA), caracterizada por degeneração cerebral. O exercício resistido (ER) é amplamente recomendado para o envelhecimento, oferecendo benefícios para a saúde muscular, óssea e cognitiva. Diante disso, este estudo investiga a literatura sobre os efeitos do ER em idosos com DA, com foco na cognição. A revisão bibliográfica, realizada nas bases de dados PubMed, LILACS e Google acadêmico selecionou cuidadosamente 6 artigos para análise. Os resultados indicam que o Treinamento Resistido é uma estratégia eficaz, fornecendo uma abordagem não farmacológica promissora no tratamento da DA. Contudo, destaca-se a necessidade de estudos mais abrangentes para uma discussão mais robusta sobre o tema. Essas descobertas reforçam a importância do ER como ferramenta multifacetada no enfrentamento dos desafios do envelhecimento cognitivo e da DA.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Benefícios da prática de ginástica artística na primeira infância.
    (2023-12) BARROS, Raquel Lívia Camilo de
    O presente trabalho tem como tema os benefícios da prática de ginástica artística na primeira infância. Objetiva investigar de que forma a Ginástica artística pode contribuir para o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças na primeira infância. Como objetivos específicos buscou compreender como a ginástica pode ou não ser instrumento facilitador do desenvolvimento da coordenação motora ampla na primeira infância ; investigar os efeitos da prática contínua de ginástica em relação ao desenvolvimento cognitivo infantil e observar a correlação entre a prática de ginástica e desenvolvimento de habilidades sociais na primeira infância. A escolha desse tema surgiu com a necessidade de encontrar na ginástica uma possível ferramenta facilitadora do desenvolvimento motor, social e cognitivo de crianças de 0 a 6 anos de idade .Para esta pesquisa utilizou-se como critério para a inclusão de estudos, trabalhos publicados em revistas (Monografias, Artigos e Dissertação de mestrado). A população encontrada nas pesquisas e trabalhos utilizados vão da primeira infância à adolescência, e alguns incluem o público em geral. A abordagem é do tipo qualitativa. Como técnica de coleta de dados utilizou-se a pesquisa documental, e para a análise dos dados optou-se pela leitura interpretativa. Este estudo foi capaz de responder aos seus objetivos de estudo, apontando para a ginástica como uma ferramenta versátil nos mais variados campos da vida de crianças na primeira infância.
  • Monografia Acesso aberto
    Benefícios cardiovasculares do beach tennis.
    (2023-12) SOUZA, Mônica Gherardi
    Introdução: Este trabalho explora os potenciais benefícios cardiovasculares associados à prática do beach tennis, uma modalidade esportiva que envolve elementos do tênis, vôlei de praia e badminton. A introdução destaca a relevância do tema, abordando a importância da atividade física na promoção da saúde cardiovascular, especialmente em adultos hipertensos. Objetivo: O objetivo principal desse estudo é investigar os impactos do beach tennis no sistema cardiovascular e suas melhorias após a prática. Buscamos compreender como uma única sessão desse esporte pode influenciar a pressão arterial, frequência cardíaca e a resposta fisiológica, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias eficazes na promoção da saúde cardiovascular. Metodologia: Este estudo adota uma abordagem bibliográfica com o objetivo principal de realizar uma revisão crítica e sistemática da literatura sobre os benefícios cardiovasculares do beach tennis. A metodologia bibliográfica é essencial para uma compreensão abrangente e contextualizada do tema, permitindo a síntese coerente das evidências disponíveis. Desenvolvimento: Destacou-se os inúmeros benefícios cardiovasculares associados à prática do beach tennis, reconhecendo as contribuições significativas dessa atividade para a prevenção de doenças cardiovasculares. O beach tennis, ao oferecer uma fusão de atividade física e entretenimento, emerge com uma estratégia multifacetada para melhorar a saúde cardiovascular. Conclusão: Podemos aqui apenas reforçar e confirmar a importância do beach tennis como uma atividade acessível e integradora que transcende os benefícios físicos, fornecendo uma perspectiva abrangente e positiva para a promoção da saúde cardiovascular.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto do profissional de educação física no emagrecimento: estratégias, desafios e benefícios para a saúde.
    (2023-12) SANTOS, Bruno Isídio dos; NASCIMENTO, Renan Soares do
    Este estudo, destaca a importância do emagrecimento em meio à epidemia global de obesidade, enfocando o papel essencial do profissional de educação física. Os objetivos incluem analisar a contribuição desse profissional no processo de emagrecimento, investigar estratégias, abordar desafios e ressaltar os benefícios à saúde. A metodologia é baseada em revisão bibliográfica e pesquisa sistemática em bases de dados específicas, onde foram utilizadas palavras-chave, como: “Emagrecimento” e “Saúde” na pesquisa de referencial teórico do trabalho. Quanto aos resultados explícitos, mostram a necessidade de uma abordagem personalizada, com profissionais utilizando diversas estratégias, como avaliação física, metas realistas, variedade de exercícios, orientação nutricional, motivação e monitoramento, contribuindo para um emagrecimento saudável. O papel educativo e a diversidade de exercícios são cruciais, proporcionando suporte à saúde e assegurando resultados sustentáveis. Como conclusão, este estudo destaca a relevância dos profissionais de educação física aliado aos da nutrição no processo de emagrecimento, que atuando com ênfase em abordagens personalizadas, pode vir a resultar em resultador eficazes neste processo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Importância da ginástica laboral na promoção a saúde do trabalhador.
    (2023-12) NASCIMENTO, Arielly Beatriz Paiva do; CUNHA, Breno Matheus Macedo da; ALMEIDA, Maria Eduarda Marques de
    As doenças ocasionadas no ambiente de trabalho se desencadeiam pelo exercício profissional. Os números de trabalhadores com LER/DORT, vem crescendo bastante, que se caracteriza por lesões de músculos, tendões, fáscias, nervos, apresentando sintomas de dor, parestesia, sensação de peso e geralmente as dores acometem mais na região lombar, cervicais e pernas. O programa de Ginástica Laboral visa diminuir o número de trabalhadores acometidos por doenças ocupacionais, dando uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho, na sua vida pessoal, para contribuir com a produtividade das empresas. Demonstrar a importância da ginástica laboral na promoção a saúde do trabalhador, através da literatura cientifica vigente. Trata-se de uma revisão integrativa a qual foi desenvolvida no ano 2023, publicados nas bases de dados como: Scielo, Bireme e PubMed, a partir dos seguintes descritores em ciências da saúde - DeCS: Ginástica Laboral, Saúde do Trabalhador, Doenças Ocupacionais. Foram identificadas 22 referências das quais 6 fizeram pertinentes a pesquisa de acordo com os critérios metodológicos, verificando que trabalhadores que fazem ginástica laboral apresentam uma grande melhoria na saúde e em sua produtividade, melhor desempenho profissional, melhor relacionamento interpessoal, melhoria do estado físico, diminuição do número de queixas de dor e redução. A ginástica laboral se mostra de grande importância para a qualidade de vida dos trabalhadores, diminuindo o impacto de distúrbios osteomusculares e cognitivos. Ressalta-se a importância do Educador Físico de orientar e oferecer os benefícios da ginástica laboral para um melhor desempenho de suas ocupações.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Adesão do exercício na fase adulta para um envelhecimento saudável.
    (2023-12) FERREIRA, Allyson Pablo Melo; SANTANA, Anna Luiza Almeida de; CALDAS, Pedro Eduardo Ferreira; VASCONCELOS, Warley Souza de
    O aumento populacional no Brasil, destacando-se a população adulta e idosa, revela a necessidade de atenção ao envelhecimento saudável. A falta de atividade física na fase adulta, evidenciada pela inatividade de 40,3% dos brasileiros, contribui para problemas como diabetes, obesidade e hipertensão. O estudo, uma revisão bibliográfica qualitativa, enfoca a aderência ao exercício físico para promover um envelhecimento saudável. A fase adulta intermediária enfrenta desafios, com 10% a 30% de perda de função corporal, mas a ameaça à saúde muitas vezes impulsiona a adesão. Destaca-se a importância do exercício regular para enfrentar doenças e promover benefícios bioquímicos, fisiológicos e sociais. A conclusão enfatiza a complexidade da adesão, propondo uma abordagem holística desde a infância, com investimentos em pesquisas que integrem aspectos físicos, psicológicos e sociais para promover um envelhecimento saudável e pleno.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Exercicio fisico e Alzheimer.
    (2023-12) MARCOLINO, Emerson Carlos Nunes; LIRA FILHO, Gilson Santos; SILVA, João Lucas da; SOARES, Raniele da Silva
    Introdução: A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que afeta o sistema nervoso e cognitivo principalmente do público acima de 60 anos. Objetivo: Investigar o impacto do exercício físico neste público e os consequentes benefícios. Metodologia: A pesquisa é do tipo revisão de literatura realizada através de pesquisa de artigos publicados nos últimos 5 anos (2018 a 2023). Resultados: Após análise dos artigos foi constatado que o impacto nos idosos que praticam exercícios aeróbicos a longo prazo foi maior do que aqueles que realizaram apenas exercícios resistidos. Conclusão: Houve melhorias na qualidade de vida do público idoso que realizou exercícios físicos, mas sem resultados significativamente superiores aos grupos de controle.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel do treinamento resistido na saúde óssea de idosos diagnosticados com osteoporose.
    (2023-12) LIMA, Nairi de Souza; CAFÉ, Pedro Tiago Miotto
    Introdução: O envelhecimento da população é um fenômeno global que traz consigo desafios de saúde, especialmente no caso de doenças ósseas como a osteoporose. Este trabalho explora a relevância do treinamento resistido como uma ferramenta crucial na melhoria da saúde óssea de idosos diagnosticados com osteoporose. Ao analisar os benefícios e impactos desse tipo de treinamento, busca-se compreender seu papel na promoção da qualidade de vida e na prevenção de complicações associadas a essa condição. Objetivo: Analisar os mecanismos de perda óssea em idosos, com foco especial naqueles diagnosticados com osteoporose. Além disso, pretende-se explorar como o treinamento resistido pode ser uma ferramenta eficaz na prevenção e no tratamento da osteoporose em idosos. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura com pesquisas em livros de autores renomados e nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e PubMed. Resultados: Verificou-se que para alcançar êxito na prevenção da osteoporose e na redução da perda de densidade óssea ao longo da vida requer a adoção de práticas saudáveis, tais como uma dieta equilibrada, níveis apropriados de hormônios e, principalmente, a prática de exercícios resistidos. Conclusão: Ao analisar os resultados e discussões, fica claro que idosos diagnosticados com osteoporose enfrentam limitações nas atividades diárias devido aos impactos na função motora e muscular, resultando em redução de sua autonomia. Dessa forma, o treinamento resistido desempenha um papel fundamental no aumento da massa óssea e da força muscular, melhorando diretamente a qualidade de vida desse grupo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Natação infantil: um meio para o desenvolvimento motor.
    (2023-12) MOISÉS, Marina de Azevedo
    Este estudo se propõe a investigar a relação entre a prática da natação e a qualidade de vida infantil, com foco no desenvolvimento motor e nas influências familiares. A pesquisa considera a natação não apenas como um esporte, mas também como uma atividade terapêutica, cujos estímulos motores são aprimorados pelo ambiente aquático, proporcionando uma maior leveza e possibilidade de movimentação. A prática, quando conduzida adequadamente, propicia uma transição gradual de movimentos reflexos para voluntários, contribuindo para o desenvolvimento neuropsicomotor. A pesquisa também discute os diferentes estágios do desenvolvimento psicomotor na natação para bebês, dividindo-os em fases específicas de acordo com a idade. A prática aquática estimula as habilidades básicas, a segurança no meio líquido e os aspectos socioafetivos, contribuindo para a autonomia aquática e o desenvolvimento global das crianças. Os benefícios identificados incluem melhorias no condicionamento físico, aumento da força muscular, flexibilidade e coordenação motora. Além disso, a prática da natação demonstra influenciar positivamente o sono e o apetite dos bebês, evidenciando os benefícios tanto físicos quanto emocionais. Em conclusão, a natação para bebês emerge como uma prática enriquecedora, oferecendo uma variedade de vantagens para o desenvolvimento infantil. No entanto, ressalta-se a importância da supervisão de profissionais qualificados e a consideração de fatores como a idade apropriada e a segurança na decisão de introduzir a natação na vida das crianças. Assim, a prática consciente e responsável da natação para bebês pode ser um caminho valioso para o aprimoramento motor e social das crianças na primeira infância.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Benefícios da musculação na saúde mental dos idosos.
    (2023-12) NETO, Antonio Iduino de Oliveira
    O treinamento da musculação, também conhecido como treinamento de força, tem sido estudado como benéfico para a saúde mental dos idosos gerando bem-estar, melhor vascularização corporal e cerebral favorecendo a melhora do processo cognitivo, redução do estresse, melhora na qualidade do sono, prevenindo e amenizando transtornos mentais. Ademais, o treinamento de força também pode contribuir com ajuda no controle de outras patologias como osteoporose, doenças cardíacas, diabetes, artrites, sarcopenia, doenças crônicas progressivas e degenerativas, entre outras e desta forma propiciando um envelhecimento mais saudável (Santarém, 2001). Portanto, o objetivo deste estudo é descrever por meio de uma revisão de literatura o efeito da musculação na saúde mental dos idosos. Metodologia: Para a realização deste trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica em bases nacionais e internacionais. Foram utilizados artigos científicos, publicados nas bases de dados Google Acadêmico, Web of Science, Scielo e LILACS. Foram incluídos para este estudo os trabalhos referentes ao treinamento resistido na população idosa escritos na língua portuguesa. Resultados: Após a análise e interpretação dos dados, conclui-se que os exercícios resistidos melhoram a aptidão da saúde fisiológica e psicossocial. Conclusão, na conclusão destacamos a necessidade de mais estudos com essa finalidade, para assim reforçar o conhecimento, a contribuição social e a criação de políticas públicas, visando o acompanhamento e monitoramento do público idoso.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A Psicomotricidade e a educação física como intervenção no desenvolvimento motor de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
    (2023-12) CRUZ, Lavínia Samara de Oliveira; RAFAEL, Marcelly Kaliny Vicente
    Objetivo: A pesquisa teve o objetivo de identificar a importância dos exercícios físicos voltados para a psicomotricidade no desenvolvimento de crianças com TEA. Metodologia: O presente estudo é uma revisão narrativa da literatura. As bases de dados utilizados foram Google Acadêmico, SciELO, American Psychological Association (APA), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram incluídos artigos publicados janeiro de 2013 e outubro de 2023. Resultados: Diante da busca e leitura de artigos, foi visto que através da educação física como intervenção psicomotora, demonstraram ter resultados efetivos que variam entre diferentes métodos, entretanto, os mais citados foram a melhora no controle de irritabilidade e hiperatividade, diminuição de estereotipias, avanço no condicionamento físico e consequentemente nas habilidades motoras fina e grossa, noção espacial, equilíbrio, como também colaborou significativamente na interação social e afetiva diante outras crianças. Além disso, foi possível identificar que a criança autista quando auxiliada pelo trabalho psicomotor há altas chances de evolução nos aspectos citados acima, do que quando não auxiliada. Conclusão: Constatou-se neste estudo que a Psicomotricidade junto à Educação física é uma intervenção terapêutica eficaz, pois auxilia no desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e sociais, condicionamento físico e prevenção de doenças crônicas. Proporcionando uma melhor qualidade de vida, funcionalidade na vida diária e no convívio, visando a adaptação da criança no meio interno e externo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O exercício físico como ferramenta para melhorias no equilíbrio de pessoas idosas
    (2022-12-08) Campos, Julianna Gomes; Souza, Isabelle Cristina Meira de
    Introdução: O equilíbrio corporal é um dos fatores mais importantes associados à queda, sendo a atividade física uma ferramenta para a melhora deste equilíbrio. Objetivo: Comparar o equilíbrio em idosos da cidade de Natal, iniciantes com menos de 6 meses e praticantes com mais de 1 ano de atividade física. Metodologia: A pesquisa é de campo, exploratória de tipologia transversal. A amostra foi composta por 20 indivíduos de ambos os sexos, divididos em dois grupos com 10 indivíduos cada, sendo grupo 1 iniciantes com menos de 6 meses de atividade física e o grupo 2 praticantes mais de 1 ano. Ambos os grupos foram avaliados por meio da aplicação de uma anamnese e o teste da escala de equilíbrio de Berg. Resultados: Houve uma grande diferença entre os iniciantes de atividade física comparada aos praticantes, onde o teste de equilíbrio de Berg foi significável superior em favor dos praticantes a mais de 1 ano de atividade física. Conclusão: Os Idosos praticantes a mais de 1 ano de atividade física possuem um maior nível de qualidade de vida e equilíbrio, quando comparados aos idosos iniciantes com menos de 6 meses.