Engenharia Civil

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 17 de 17
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impermeabilização na construção civil
    (2022-06-10) Câmara, Yunara
    Este artigo deve como tema a impermeabilização na construção civil, para tanto, definiu-se como objetivo geral analisar a importância da impermeabilização na construção civil. Tendo como objetivos específicos, definir a importância da impermeabilização, apresentar as patologias decorrentes de falha ou ausência de impermeabilização e avaliar as principais vantagens e desvantagens dos sistemas de impermeabilização na construção civil. O trabalho foi elaborado com base em pesquisas bibliográficas em trabalhos já realizados, revistas e periódicos especializados na área, normas técnicas, artigos científicos publicados em congressos da área. Observou-se no estudo que a impermeabilização é o envelope da edificação, um sistema que protege a edificação das condições do meio onde está edificada, além do isolamento de certos cômodos da própria estrutura, sendo um processo que visa selar, colmatar ou vedar materiais porosos ou suas falhas. Estes defeitos podem ocorrer devido à esforços ou pela mecânica dos materiais e suas reações ao entrarem em contato uns com os outros. A patologia mais frequente e com mais difícil tratamento nas edificações é a umidade. Esta dificuldade advém não somente devido à complexidade dos fenômenos, mas também devido a falhas construtivas, geralmente de impermeabilização. A umidade que ataca as edificações pode ser dividida em alguns tipos de acordo com sua origem. A importância da impermeabilização somente é notada quando há falhas na execução da mesma, gerando patologias que causam desconfortos estéticos, ambientais e podem acarretar problemas de saúde aos usuários. Por fim, concluiu-se que os objetivos deste estudo foram atingidos e sugeriu-se pesquisa futuras. Palavras-chave: Construção civil, Impermeabilização, Técnicas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise das características dos solos empregados na camada de base de uma estrada de acesso para um parque eólico em Afonso Bezerra/RN: um estudo de caso
    (2022-06-03) Lima, Álamo; Silva, Adailton; Maia, Nikaenio
    É fato que a atividade de terraplenagem presente em diversos segmentos da construção civil exerce um papel fundamental na economia do país, seja na execução de rodovias para a circulação de produtos ou até mesmo na elaboração de estradas para a implementação de novas fontes energéticas, que surgem com o avanço da tecnologia. É uma atividade abrangente, com custos elevados dentro de um projeto, onde erros ou a falta de controle, qualidade dos materiais utilizados e acompanhamento técnico, podem gerar grandes prejuízos. Diante do supracitado, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as características de um solo, utilizado na camada de base na construção da estrada de um parque eólico, no município de Afonso Bezerra/RN. Analisou-se os solos através dos ensaios de Granulometria, Compactação, Umidade e Resistência, utilizando duas misturas (Solo + BGS e Solo + Solo). Em laboratório o CBR ficou no limite do aceite pelo contratante da obra, porém, analisando em campo, as misturas atenderam tanto as exigências do projeto, como dos órgãos regulamentadores de rodovias. O presente estudo é de relevante interesse, não só para os profissionais atuantes na área, mas também para os acadêmicos, envolvendo técnicas e limitações que a atividade exige.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Aerofotogrametria com VANTs: Revisão Bibliográfica
    (2022-06-09) Nunes, Samuel Vitor Gomes
    Historicamente a topografia passou por vários processos evolutivos até chegar à forma que a conhecemos hoje em dia, saindo de técnicas e equipamentos completamente obsoletos para equipamentos modernizados que são capazes de executar um excelente trabalho topográfico. Atualmente existem algumas formas de se realizar um estudo topográfico, mas vale mencionar o método que utiliza teodolito ou estação total e o método aerofotogramétrico e fazer uma breve comparação entre eles e, por meio desta comparação, enaltecer toda a eficiência da aerofotogrametria utilizando Veículos Aéreos Não Tripulados, os VANTs. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é discorrer sobre o avanço das técnicas usadas nos levantamentos topográficos ao longo da história e comparar a eficiência desses métodos com a técnica de aerofotogrametria com os drones. Para obter os resultados esperados foi feita uma pesquisa exploratória onde a interpretação, da leitura de cada artigo, proporcionou os resultados alcançados. Nesse sentido, os resultados obtidos foram de acordo com o esperado, a aerofotogrametria com VANT superou o método de levantamento topográfico por meio qualidades como: eficiência, segurança, rapidez, custos reduzidos, entre outros. Por fim, esta pesquisa faz contribuição ao meio acadêmico através do conhecimento agregado acerca da aerofotogrametria, facilitando a compreensão e incentivando o uso da aerofotogrametria nos estudos topográficos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Construção enxuta: uma análise da aplicabilidade do Lean Construction na construção civil
    (2022-06-29) Ribeiro Luz, Jorge Luiz
    O presente estudo foi elaborado em resposta às necessidades do setor da construção civil, o qual sofre com uma taxa alta de desperdício, onde durante o seu processo produtivo é passível vários erros durante o processo, o Lean Construction surge como uma metodologia de gestão, fundamentada com a utilização de ferramentas e um modelo de gestão que tem como objetivo principal a diminuição do desperdício e aumento do valor agregado ao produto, utilizando um conceito de gestão e de fluxo da produção. Portanto, o objetivo deste trabalho é conhecer historicamente a construção enxuta, entender os princípios da Produção Enxuta baseada no Sistema Toyota de Produção, analisar as ferramentas e os princípios Lean voltados na aplicação na construção civil e em seus processos produtivos. Para isso utilizou-se uma pesquisa bibliográfica, estudando a metodologia da produção enxuta empregada na indústria automobilística até a adaptação desta metodologia para o setor da construção civil.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Potencial das ferramentas em BIM na eficácia de preparação de levantamentos de serviços na construção civil: estudo de caso de uma casa unifamiliar
    (2022-06-03) Caetano, Lanna Monallyza Silva; Medeiros Júnior, Wendell Abreu; Alves, Alexandre Jacome
    Recentemente o uso dos sistemas computacionais inteligentes voltados a prática integrada, onde é usado desde a fase de concepção até a execução e manutenção do projeto, torna-se um grande diferencial no ambiente organizacional desta forma, a tecnologia BIM (Building Information Modeling), com a utilização dessa ferramenta torna-se possível ganhar tempo e acelerar seu serviço na realização de orçamentos, empregando bases de dados públicos ou privados, seu conjunto de informações geradas são mantidas no decorrer de todo o ciclo de vida de uma edificação ajudam a ter sucesso tanto no seu gerenciamento dos mais diferentes recursos, que podem estar sujeitos a limitações e restrições como em seu planejamento e controle do projeto que depende da eficiência de modelo computacional que é utilizado. Este trabalho propõe-se a fazer uma análise comparativa entre o método convencional e o BIM, para isso foi analisado um projeto de um conjunto habitacional com 320 casas. Para a etapa de alvenaria, na comparação geral de custo houve uma redução de 2,19% em relação ao método BIM. Com isso, através deste trabalho pode-se observar que o método convencional é vulnerável a falhas e equívocos e o BIM é um novo método de levantamento de quantitativo, com vantagens consideráveis.
  • Monografia Acesso aberto
    Quintal Produtivo: análise de projeto multidisciplinar com enfoque no reaproveitamento de águas cinzas
    (2022-06) Gomes, Natham Carlos
    Com os dados apresentados neste documento foi possível realizar a análise da viabilidade do projeto Quintais Produtivos executado pela Voltalia Energia do Brasil em doze vilas da cidade de Serra do Mel no Rio Grande do Norte. Com os números levantados foi possível eleger os principais motivos que levaram à desativação dos projetos por parte das famílias contempladas e gerar um relatório com as possíveis soluções para os mesmos. A partir do relatório, com autorização prévia da empresa, foi possível construir in loco um projeto Quintal Produtivo Piloto mostrando que é sim possível e sustentável a execução desse projeto com os novos moldes propostos. Neste trabalho foi apresentado o passo a passo para a construção do projeto sustentável e adequado para a realidade das famílias de Serra do Mel que, como foi visto, sofrem com escassez de água em longos períodos do ano. Esperamos com esse trabalho que o modelo proposto possa ser replicado e utilizado como projeto social em escolas e residências da região.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso de geotecnologias aplicadas ao saneamento básico: um estudo de caso da delimitação de áreas propícias a implantação de uma ETE em Baraúna - RN
    (2022-06-24) Brito, Antonio Kennedy da Silveira
    O saneamento básico é um tema que ganha força em todo o mundo, não sendo diferente no Brasil, fato comprovado pela Lei n° 14.026 de 15 de Julho de 2026, conhecida como marco regulatório do saneamento ambiental. Estudos preliminares são de extrema importância na implantação de um sistema de saneamento, requerendo o uso de técnicas de engenharia sofisticadas e confiáveis que podem ser onerosas. Uma ferramenta que vem auxiliando nos estudos preliminares de diversas áreas da engenharia são as geotecnologias. Por vezes esses estudos são feitos em softwares gratuitos e com dados públicos também gratuitos e de livre acesso. Assim, o objetivo deste trabalho é usar softwares livres e gratuitos de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), para criar um banco de dados com possíveis áreas no município de Baraúna – RN que atendam aos critérios para implantação de uma ETE do tipo lagoa de estabilização, avaliando diversas áreas do município de Baraúna – RN com aptidão para a implantação de ETE’s do tipo lagoa de estabilização, definir critérios ambientais e sociais que atendam às necessidades de implantação de uma ETE do tipo lagoa de estabilização e desenvolver cartas e mapas com os dados obtidos durante o estudo. A montagem do banco de dados que serviu de base para o SIG foi feita com informações livres e gratuitas, obtidas de órgãos oficias. O software usado para processar esses dados será o Qgis®, programa livre e gratuito. O uso de softwares livres e gratuitos de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), mostrou-se eficaz para criação de um banco de dados que irão auxiliar na tomada de decisões sobre a instalação de ETE’s do tipo lagoa de estabilização.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise de patologias em edificações através do método de priorização da matriz de gravidade, urgência e tendência (GUT): Um estudo de caso da escola de ensino fundamental professora Carlota Tavares de Holanda localizada em Icapuí-Ce
    (2022-06-08) Campos, Maria Lorena; Rodrigues, Carla Mirely; Sousa, Marcos Antônio
    O presente artigo apresenta a elaboração de parâmetros para a realização do diagnóstico de patologias em edificações bem como a determinação da ordem de aplicação de terapias por meio da utilização do método de priorização da matriz de gravidade, urgência e tendência (GUT). Para tal, foi realizado um estudo de caso da Escola de Ensino Fundamental Professora Carlota Tavares de Holanda localizada no municipio de Icapuí - CE. A coleta de dados foi realizada por meio de uma inspeção predial realizada na edificação e o tratamento dos dados foi fundamentado através de um levantamento bibliográfico que discutisse e focasse a temática, a fim de possibilitar um melhor firmamento teórico-científico através de autores como Andrade (1997), Azevedo (2011), Bertolini (2010), Brito (2017), dentre outros. Com base na metodologia proposta, foi possível realizar um levantamento das manifestações patológicas e classificá-las de acordo com seu grau de prioridade, além de determinar a aplicação da terapia adequada para cada caso. A proposta do trabalho se mostrou satisfatória, uma vez que gerou um plano de tratamento para a edificação, determinando a ordem de aplicação para cada terapia, de modo otimizar a manutenção da edificação.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Análise das propriedades físicas e mecânicas do concreto com adição de polietileno tereftalato (PET)
    (2022-06-09) Mesquita, Ana Erica Alves de; Sousa, Flávia Mariana Gonçalo de; Mendonça, Maria Luiza Andrade
    O elevado consumo e descarte inadequado do polietileno tereftalato (PET) são causas preocupantes para o meio ambiente. Desta forma, torna-se fundamental estudos que visem o direcionamento do descarte adequado deste resíduo. Uma destas formas é a adição do PET na produção do concreto. O objetivo deste estudo foi analisar e comparar as propriedades físicas e mecânicas do concreto com 0,00%, 2,50% e 5,00% de substituição da areia natural pela areia de PET. Com base nos resultados obtidos, de forma geral, os traços de concreto analisados, apresentaram uma consistência trabalhável, com resistência a compressão em torno de 25MPa. E apesar da redução na resistência a tração por compressão diametral, ao longo do tempo de cura, não houve significativa variância nos concretos com 2,50% e 5,00% de substituição de PET, no tocante ao concreto referência. Portanto, provavelmente, pode-se utilizar concretos com resíduos plásticos para fins estruturais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Produção de Argamassas com substituição parcial do Agregado miúdo natural por resíduo de Pet
    (2022-06-20) Dantas, Anderson; Maia, Galberlanio; Maia, José
    A engenharia civil vem introduzindo alternativas a novos materiais de construção para a sustentabilidade. Diante disto, o objetivo deste trabalho foi analisar o comportamento da argamassa quando submetido a esforço axial de compressão, quando produzido com substituição parcial do agregado miúdo por resíduo de PET. Oliveira et al., (2019) dizem que desde a antiguidade, os materiais utilizados pelo homem são projetados para combinar elementos de diversas naturezas para construir edifícios. Os valores de resistência diminuem à medida que o número de novos agregados aumenta. Foram feitos 3 traços com resíduo de PET substituindo 0%, 5% e 10% de areia natural e foram avaliados a compressão axial aos 3, 7 e 14 dias, também para a comparação sobre sua operacionalidade. Aos 14 dias, a argamassa produzida com substituição parcial do agregado miúdo por PET na proporção de 5% atende os requisitos da norma NBR 13281/2005. Aos 28 dias a argamassa com substituição parcial do agregado miúdo por PET na proporção de 10% poderia atingir a resistência desejada.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Mapeamento topográfico de uma área rural no município de Severiano Melo – RN, com a utilização de drones de pequeno porte e topografia convencional
    (2022-06) Melo, João
    Com o passar do tempo o uso dos recursos disponíveis na Aerofotogrametria para aquisição de imagens na criação dos modelos de elevação, os meios disponíveis na Topografia permitem-nos uma projeção cada vez mais confiável e segura devido alta qualidade nas imagens geradas e organizadas junto a sistemas que estão cada vez mais avançados, nos passando confiabilidade e segurança entretanto o principal objetivo deste estudo é realizar uma investigação comparativa entre os métodos da Aerofotogrametria e Topografia convencional, com o propósito de analisar qual método é mais viável, adotando as variáveis tempo, qualidade, confiabilidade nos dados obtidos e custo. Este é um relato técnico sobre um estudo realizado numa propriedade localizada no Rio Grande do Norte, buscando comparar o uso da Aerofotogrametria realizada por Drone e da Topografia convencional utilizando GPS de navegação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Projeto drenagem urbana para controle de alagamento por falta de drenagem pluvial, no bairro José Simões dos Santos em Limoeiro do Norte-CE
    (2022-06-18) Silva Costa, Charles Anderson; Sousa Neto, José Ilo Porto de; Silva, Orlando Braúna
    Tendo em vista que a drenagem pluvial urbana é uma necessidade orgânica da sociedade civil, e quando um município negligencia essa necessidade, normalmente vemos que os transtornos são inevitáveis; com o crescimento demográfico aumentando a cada dia e o êxodo rural tornando-se mais comum, é de se esperar que as águas que caem advindas das chuvas, tenham mais dificuldade de seguir seu curso natural, tanto de percolação, como de escoamento superficial, por conta do aumento da interferência humana, com suas construções cada vez mais concentradas em um só local. Por causa disso apresentamos neste trabalho um projeto de drenagem urbana para controle de alagamentos por falta de drenagem pluvial, no bairro José Simões dos Santos em Limoeiro do Norte-Ce, a fim de apresentar uma possibilidade viável para sanar essa problematica existente nesse bairro, buscando trazer um maior conforto aos moradores locais bem como aos transeuntes da região. Para tanto fizemos algumas pesquisas tanto de coleta de informações das maiores precipitações dos últimos 10 anos, e verificação das medidas tomadas pela gestão pública municipal para resolução dessa problemática, devido a planicidade do terreno e por se tratar de uma bacia pequena fizemos a opção de estudo utilizando para os cálculo o método racional, onde para nossa surpresa devido a pequena diferença entre as cotas inicial e final percebemos que a velocidade de escoamento ficou bem abaixo da mínima permitida, provocando uma inviabilidade de execução do projeto, pois se fosse feito a drenagem conforme apresentada no projeto o risco de assoreamento dos dutos seria inevitável, por causa de sua declividade e por conta de sua extensão. O que nos levou a aventar outra possibilidade de solução para o alagamento nas vias do bairro, que seria: uma lagoa de capitação e esta sendo drenada via adutora, até seu exutório (o rio); cálculos esses que não são contemplados nesse trabalho.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Concreto sustentável: análise da reciclagem de resíduos da construção civil através da incorporação na produção de concreto a fim de contribuir com a sustentabilidade
    (2022-06-16) Delfino, Rômulo; Dantas, Sabrina; Gonçalves, Sara
    O consumo do concreto aumenta a cada ano por seus diversos pontos positivos, porém, em obras em andamento e demolições normalmente os resíduos sólidos são descartados de maneira imprópria, causando grande impacto ambiental. Dessa forma, o objetivo geral do estudo é analisar o desempenho do concreto produzido com a incorporação do entulho descartado em obras em substituição parcial do agregado miúdo, a fim de minimizar as consequências ambientais que esses resíduos trazem ao meio ambiente. Assim, foi proposto produzir e comparar a resistência à compressão entre o concreto convencional e o concreto com a substituição de 30% e 50% do agregado reciclado pela areia. Os dados foram obtidos pela ruptura de 36 corpos de prova nos intervalos de 3, 7 e 14 dias, produzidos com o objetivo de suportar 20 MPa. Por fim, a média da resistência aos 14 dias dos corpos de prova com incorporação de agregado reciclado com 30% e 50% de substituição foi maior se comparado ao traço usando o agregado miúdo convencional, de acordo com a progressão de resistência, espera-se um alcance de 20 MPa aos 28 dias. Para um melhor resultado, uma solução seria a adição de aditivos no concreto, com intuito de elevar sua resistência.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    IDENTIFICAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM ELEMENTOS DE CONCRETO E CONCRETO ARMADO: um estudo de caso no campo de futebol Lazaro Paiva (Lazarão) em Mossoró/RN
    (2022-06-07) Leite, Joel; Morais, Davi; Pedro, Antonio
    O concreto armado é um dos métodos construtivos mais utilizados no Brasil. Ainda que esse sistema apresente elevada durabilidade, devido a constante interação com o ambiente, é inevitável que as suas propriedades não sejam alteradas. As interações entre as estruturas e o ambiente podem resultar em patologias que podem ser associadas a doenças, onde os sintomas são chamados de manifestações patológicas. Nesse sentido, o método de tratamento consiste na identificação e análise dessas anomalias. Esta pesquisa objetivou a identificação de manifestações patológicas em estruturas de concreto e concreto armado em um campo de futebol e avaliou o nível de degradação dos elementos.. Para a identificação foi utilizado inspeções visuais e para mensurar o dano sofrido pelas estruturas utilizou-se o método Grau de Deterioração da Estrutura (GDE/UnB). Após a identificação dos tipos de manifestações patológicas foi calculado o GDE para cada elemento, avaliando o grau dos danos e a importância de cada elemento estrutural analisado, indicando com base nisso, medidas corretivas. Foram encontradas manisfestações patológicas do tipo corrosão, fraturas lineares, desplacamento, desagregação, manchas, eflorescências, bolor, mofo e/ou outra vida vegetal. O GDE global apresentou o valor de 66,36, indicando que a estrutura em estudo está em estado alto de deterioração e necessita de intervenção imediata.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O precário modelo construtivo de Currais Novos: uma análise da implementação do conjunto habitacional Imaculada Conceição
    (2022-06-09) Araújo, Flávio; Araújo, David; Dantas, Rômulo
    A falta de implementação de políticas públicas direcionadas a investimentos de infraestrutura atrelada à ausência de assistência técnica especializada de engenharia e arquitetura, tem provocado um crescimento no número de construções de moradias irregulares marcadas pela autoconstrução em regiões periféricas. Apesar de não ter especialização na área, uma parcela da população brasileira (em especial a menos favorecida de recursos financeiros e de informação) tende a não procurar um profissional técnico para construção, reforma ou ampliação de suas residências. Este artigo tem como objetivo evidenciar a precária situação do modelo construtivo de Currais Novos, destacando o caso do Conjunto Habitacional Imaculada Conceição associada ao possível descaso do poder público e às práticas de autoconstrução da população o que acaba, por consequência, causando diversos transtornos a essas famílias. Através de uma pesquisa de campo por amostragem sistemática, foram utilizados dados colhidos em campo, evidenciando a situação descrita. Dos imóveis pesquisados, teve um caso que se destacou, devido aos diversos problemas enfrentados na época das chuvas, causando prejuízos financeiros e risco a integridade física da família residente no local. Com isso, fica mais evidente a necessidade de viabilizar a aplicabilidade da Lei Ordinária 11.888 de 2008 (Lei da Assistência Técnica), como garantia dos direitos sociais previstos no Art. 6º da Constituição Federal, como também despertar o poder público sobre os transtornos que a falta de drenagem pluvial tem causado aos moradores daquele bairro.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estudo da resistência obtida pelo concreto com a substituição parcial do cimento por concentrações de pó de pedra de rocha calcária
    (2022-12-15) Oliveira, Márcio; Silva, José; Fontes, Ronaldo
    O avanço do país está correlacionado ao aperfeiçoamento da indústria, principalmente na área da construção civil, no enquanto está ocorrência gera problemas ambientais. Por exemplo, a indústria cimenteira tem grande contribuição para as emissões de gás carbônico (𝐶𝑂2) do mundo. Através disso, são desenvolvidas pesquisas baseadas na substituição desse aglomerante por materiais que sejam semelhantes em relação as suas propriedades, com o intuito de minimizar a degradação ambiental, sem que haja perca das características fornecidas pelo cimento tradicional. Assim, este trabalho tem como objetivo propor a substituição parcial de cimento por pó de pedra calcária, levando como base estudos realizados por diversos autores. Além disso, após toda análise dos estudos, foi elaborado um traço com concentrações de substituição na tentativa de encontrar uma mistura com características semelhantes àquelas oferecidas por 100% do cimento. Isto traz uma diminuição dos impactos econômicos e ambientais, já que utilizou o pó de pedra encontrado em uma caeira do Rio Grande do Norte para substituir 5%, 10% e 15% do cimento na execução de concretos para construções residências convencionais, sendo seu desempenho avaliado por ensaio de compressão de corpos de prova. O resultado obtido no trabalho levantado demonstra a efetividade da substituição parcial de pó de pedra no cimento, principalmente na proporção de 5%, na qual foram observados os melhores valores em relação à resistência e trabalhabilidade do concreto. Através deles evidenciou se as vantagens e as desvantagens de sua utilização, sobretudo no que tange a fatores econômicos e ambientais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Identificação de grau de risco em patologias prediais e priorização de suas ações reparadoras através da matriz gut: Estudo em um prédio comercial e um prédio residencial na cidade de Mossoró/RN
    (2022-06-21) Bezerra, Esdras; Gomes, Diogo; Lima, Ricaelly
    As vistorias periódicas prediais são uma prática incomum na maioria das construções brasileiras. Por vezes, nestas existem manifestações patológicas que podem se encontrar em diferentes estágios de avanço e com suas mais variáveis causas. A identificação e classificação desses problemas em tempo hábil são essenciais para que sejam tomadas decisões assertivas em ações reparadoras. Este trabalho discorre sobre a priorização e definição de grau das patologias encontradas através de vistorias realizadas em dois estabelecimentos – um comercial e um residencial. Com o uso da norma de inspeções prediais do IBAPE e da Matriz GUT, relacionamos cada situação com o seu nível de gravidade, urgência e tendência de curso caso nenhuma medida seja tomada. Com o conteúdo apresentado, é possível levantar dados que podem alertar os responsáveis pelos locais quanto aos riscos existentes, bem como minimiza-los ou evita-los. São propostas alternativas de intervenção conforme com o nível de cada situação encontrada.