Serviço Social

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 23
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Violência doméstica contra a mulher: suas diversas expressões, limites e possibilidades das medidas de enfrentamento
    (2023-06-14) Siva, Angélica Gomes da; Silva, Cheila Dantas da; Nascimento, Romayana Cândido Paulino do
    A violência doméstica contra a mulher é um fenômeno que apresenta diversas formas e se expressa independente de raça, cor e/ou classe social. Para compreender esse fenômeno, é necessário entender como os papéis de gênero se manifestam em uma sociedade regida por um sistema patriarcal e que tem como instrumento de manutenção do poder a violência contra as mulheres. O presente trabalho, portanto, foi elaborado para analisar a violência doméstica contra a mulher, suas expressões e as medidas de enfrentamento, compreender o fenômeno da violência doméstica contra a mulher no Brasil, apreender as diversas formas de expressão da violência doméstica contra a mulher, conhecer a composição, limites e possibilidades da rede de enfrentamento a violência doméstica enquanto resultado de um sistema venerado de dominação masculina. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos propostos no presente trabalho foi à pesquisa bibliográfica, sendo utilizadas como fonte de pesquisa livros, doutrinas, teses, artigos, matérias jornalísticas, bem como informações constantes em sites de órgãos oficiais. Compreende-se que o passado histórico fundamentado na família patriarcal foi incorporado por homens em suas socializações, manifestando, assim, o machismo e, por consequinte, várias expressões de violências as quais as mulheres estão submetidas como: violência patrimonial, violência sexual, violência física, violência moral e violência psicológica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS E O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL: uma abordagem histórica
    (2022-06-29) Cezário, Francisco Wagno Dantas; Silva, Maria Mônica de Brito; Teixeira, Mônica Rocha
    O presente artigo busca provocar algumas discussões acerca do trabalho do assistente social e seus impactos na contemporaneidade, elucidando suas reais contribuições para o processo de construção da cidadania e justiça social. Para tanto, necessário se faz entender a evolução histórica dos direitos humanos, na busca por uma genealogia deste conceito, os avanços e retrocessos que a luta pelos direitos fundamentais do homem sofreu ao longo da história da humanidade e sua relação com o papel do assistente social, para tanto, conta com o auxílio da ciência histórica como disciplina auxiliar na busca do melhor entendimento dessa questão. No decorrer deste trabalho são esboçados importantes fatos que envolveram a luta por direitos, consubstanciando com o surgimento do profissional do assistente social não apenas como aliado dos mais humildes, mas também como responsável pela ampliação ou transformação dos direitos garantidores da cidadania plena. Como resultado foi possivel perceber que o assistente social, principalmente na contemporaneidade, se revela como um sujeito atuante nas diversas esferas sociais, daí a necessidade de se buscar as origens do seu trabalho, fazendo a ponte com o desenvolvimento histórico dos direitos humanos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Idoso, um sujeito de direito? Uma reflexão acerca dos cuidados na vida da pessoa idosa
    (2022-06-15) Holanda, Kayrone Ferreira; Araújo, Bárbara Thamiris Araújo de; Oliveira, Francisca Naírla da Silva
    A terceira idade é caracterizada por experiências distintas, que podem vir acompanhada de possíveis riscos, como o aumento do risco de doenças crônicas, solidão, reclusão e falta de apoio social. Dessa maneira, o referido estudo tem como objetivo geral analisar como se efetiva os cuidados como um direito da pessoa idosa no CRAS Manoel Deodato do Município de Pau dos Ferros/RN e como específicos: Identificar de que forma esses idosos percebem o direito em suas vidas; Compreender como se dar as relações intrafamiliares; e Evidenciar de que forma os cuidados essenciais estão presentes em suas vidas. Como percurso metodológico, optou-se por uma pesquisa descritiva, documental, bibliográfica, de observação e de campo. O público-alvo dessa pesquisa, foram 5 (cinco) idosas do grupo de convivência do CRAS, e foi aplicado um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, que pudessem afirmar ou refutar a hipótese levantada. As análises se deram de forma quantitativa e qualitativa. Os dados quantitativos serão representados em números e os qualitativos, por meio da análise do discurso dos sujeitos pesquisados. Conclui-se que as políticas que respaldam os inúmeros direitos dos idosos não está bem difundida e atuante entre o público, indicando assim a necessidade que o CRAS Manoel Deodato precisa suprir, difundindo e integrando os idosos em todos os benefícios que é garantido através das leis que aparam os idosos no país.
  • Monografia Acesso aberto
    VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: Um olhar acerca da proteção social
    (2022-06-13) Dantas, Gabrielle Vitoria Santos; Brito, Clécio Gabriel De; Catarina, Flora Gabriella Da Silva
    A violência intrafamiliar pode ser definida como toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família. Entretanto o interesse pelo assunto foi despertado após inserção no campo de estágio, Hospital do Seridó, considerando que o equipamento tem a proposta de ser referência em casos de violência contra crianças e adolescentes, então a partir dessa conjuntura aflorou-se a curiosidade de quais seriam os índices de violência e quais as medidas que devem ser adotadas para que os casos sejam resolvidos. Desta forma, o objetivo geral do referido estudo é analisar a violência intrafamiliar contra criança e adolescentes assistidas pelo CREAS, no município de Caicó/RN. E como específicos: Verificar os tipos de violências contra crianças e adolescentes em Caicó/RN; Apreender as formas de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes no município de Caicó/RN; Compreender como o trabalho se articula em rede para a garantia da proteção social. Como percurso metodológico optou-se por uma pesquisa descritiva, documental, bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, em que as falas foram analisadas por meio da análise do discurso do sujeito pesquisado. Tendo como público-alvo da pesquisa os técnicos de referência do CREAS. E como resultado identificou-se que o combate à violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes, no município de Caicó/RN, tem sido efetivado de forma precária em grande parte devido as condições de trabalho por conta do sucateamento dos serviços socioassistenciais em todas as esferas de governo, implicando na redução de profissionais e na escassez de recursos financeiros para a efetivação da política de proteção social.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Relações de gênero: reflexões históricas acerca da concretização dos direitos das mulheres na sociedade capitalista
    (2022-06-20) Moura, Raiane; Oliveira, Lívia
    Compreender o papel da mulher na sociedade hodierna e as múltiplas expressões da questão social que as cercam, constitui-se como desafiador. Assim, o desenvolvimento do tema busca no âmbito geral, analisar quais os fatores que impactam na concretização dos direitos das mulheres na sociedade capitalista, visto que objetiva de forma específica, identificar de que forma as expressões da questão social atingem os direitos das mulheres; apreender acerca do sistema social patriarcal e a sua relação com os direitos das mulheres e compreender os movimentos feministas na sua relação com os direitos delas. Desse modo, foi utilizado como método o materialismo histórico-dialético, por meio de uma revisão bibliográfica que possibilitou um levantamento de discussões para embasarmos teoricamente o presente artigo. Como ferramentas para o processo investigativo, foi necessária uma aproximação com: livros, teses, artigos científicos, dissertações, dentre outros. Destaca-se que os materiais e métodos da pesquisa puderam embasar as reflexões que discutem acerca do sistema capitalista, questões de gênero, lutas e conquistas da classe feminina até os dias atuais. Pauta nos clássicos como: Saffioti (2004), Sarti (2004), Cisne (2015), Wolf (1992), Pateman (1993), dentre outros. Como resultados, evidencia-se que o sistema em vigor e toda a conjuntura que o configura contribuem de forma negativa na consolidação dos direitos das mulheres, bem como o patriarcado que se apresenta neste cenário de tal forma desencadeando as mais diversas expressões da questão social que são perceptíveis cotidianamente na sociedade e no contexto em que a classe feminina está inserida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Relações de gênero: reflexões históricas acerca da concretização dos direitos das mulheres na sociedade capitalista
    (2022-06-20) Moura, Raiane Stefanni de Souza
    Compreender o papel da mulher na sociedade hodierna e as múltiplas expressões da questão social que as cercam, constitui-se como desafiador. Assim, o desenvolvimento do tema busca no âmbito geral, analisar quais os fatores que impactam na concretização dos direitos das mulheres na sociedade capitalista, visto que objetiva de forma específica, identificar de que forma as expressões da questão social atingem os direitos das mulheres; apreender acerca do sistema social patriarcal e a sua relação com os direitos das mulheres e compreender os movimentos feministas na sua relação com os direitos delas. Desse modo, foi utilizado como método o materialismo histórico-dialético, por meio de uma revisão bibliográfica que possibilitou um levantamento de discussões para embasarmos teoricamente o presente artigo. Como ferramentas para o processo investigativo, foi necessária uma aproximação com: livros, teses, artigos científicos, dissertações, dentre outros. Destaca-se que os materiais e métodos da pesquisa puderam embasar as reflexões que discutem acerca do sistema capitalista, questões de gênero, lutas e conquistas da classe feminina até os dias atuais. Pauta nos clássicos como: Saffioti (2004), Sarti (2004), Cisne (2015), Wolf (1992), Pateman (1993), dentre outros. Como resultados, evidencia-se que o sistema em vigor e toda a conjuntura que o configura contribuem de forma negativa na consolidação dos direitos das mulheres, bem como o patriarcado que se apresenta neste cenário de tal forma desencadeando as mais diversas expressões da questão social que são perceptíveis cotidianamente na sociedade e no contexto em que a classe feminina está inserida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Violência contra a mulher em tempos de pandemia
    (2022-07-07) Sousa, Francica Daniele; Silva, Danieli Bento
    O texto aborda como a pandemia atinge de forma diferenciada as mulheres. Assim, o presente estudo baseia-se na resolução do seguinte questionamento norteador: Qual o impacto da pandemia frente aos casos de violência contra a mulher? Para tanto, se justifica em analisar a realidade de como o distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19, além de reduzir a disseminação do vírus, colabora com o crescimento de casos de violência contra a mulher. Ademais, o objetivo geral do referido estudo é analisar o crescimento da violência contra a mulher e seu enfrentamento durante a pandemia da Covid-19. E como específicos: Perceber de que forma o isolamento social impactou no crescimento da violência contra a mulher; Identificar as principais formas de enfrentamento a violência contra a mulher durante a pandemia; compreender as causas do crescimento da violência doméstica no período pandêmico. No tocante a metodologia utilizada, trata-se de uma revisão bibliográfica, e para que o estudo se desenvolvesse com base teórica, foi realizada por meio de artigos científicos e sites de internet, para melhor entendimento do tema em foco. Como resultados, analisou-se que a violência contra a mulher encontrou o cenário favorável para sua ampliação nestes tempos pandêmicos, que traz como medida de redução do contágio o isolamento social, adotado mundialmente, o que associa esse alarmante aumento de casos e diminuição de denúncias por parte das vítimas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A FAMÍLIA COM PARTICIPAÇÃO NO SERVIÇO: Uma reflexão a partir do acompanhamento do grupo do Centro de Atenção Psicossocial Maria Vênus Cunha - CAPS ll no município de Currais Novos/RN
    (2022-06-13) Samya Cruz de Medeiros, Anny Gabrielly Dantas Xavier; Diana Paula do Nascimento Penha Dantas
    A pessoa com transtorno mental sempre foi considerada como perigosa para a estrutura familiar. Entretanto, apesar da suposta necessidade de proteger a família do seu membro doente, esta era também indiciada como promotora da loucura. Essa contradição pode se dá devido à ideia de que a alienação também pode ser oriunda da estrutura familiar e dos conflitos gerados a partir dessa relação. Dessa maneira o objetivo geral desse estudo foi descrever acerca do papel da família junto aos usuários do Centro de Atenção Psicossocial Maria Vênus Cunha - CAPS ll. E como específicos: Identificar de que forma a família se faz presente nesse acompanhamento; Perceber as estratégias de chamamento e permanência das famílias nesses acompanhamentos; e compreender o papel da família e sua importância junto a equipe do CAPS ll. Como percurso metodológico, optou-se por uma pesquisa descritiva, documental, bibliográfica e de campo. A partir dos objetivos propostos, caracteriza-se de natureza qualitativa, e para alcançar os dados de coleta foi realizado uma entrevista estruturada, que teve sua análise através da análise do discurso. Como resultados foi possível identificar que existem diversos desafios entre família e usuários, que vai além do entendimento do ponto de vista de adoecimento e de cuidado, bem como necessário se faz uma melhor qualidade da assistência. É de suma importância a utilização dos diversos tipos de instrumentos como rodas de conversas, palestras e escuta qualificada para os familiares, tendo em vista que esse vínculo facilita a elaboração de um projeto terapêutico singular voltado para atender as suas necessidades.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A humanização e o acolhimento na UTI: Uma reflexão acerca da atenção e cuidado com foco no usuário
    (2022-06-14) Lima, Samara Cristina da Silva; Alves, Lohrayne Tayná de Souza; Silva, Keilla Cristina
    A política de humanização do SUS destaca-se como um tema essencial para o aprimoramento da qualidade do relacionamento humano dentro do ambiente hospitalar, mais precisamente a UTI, onde os avanços tecnológicos na área médica são indiscutíveis, e primordiais para a melhoria dos usuários. O presente estudo objetiva analisar como a humanização e o acolhimento se materializa como foco na atenção e cuidado com os usuários da UTI do Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, no município de Pau dos Ferrros/RN. E como específicos: Identificar se as demandas dos usuários na UTI são atendidas de forma humanizada; Perceber como ocorre o acompanhamento da equipe multiprofissional; Verificar como ocorre o acolhimento dos usuários, através dos seus familiares, com o auxílio de orientações/informações; e por fim, explicitar a visão de humanização e cuidado dos profissionais para com os usuários. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica com orientação teórico-metodológica do método crítico-dialético em busca de desvendar a historicidade e a essência da problemática em evidência, desta forma optou-se por uma pesquisa descritiva, documental, bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa. No tocante as analises se deram por meio de falas dos sujeitos pesquisados, como forma de responder aos questionamentos iniciais que motivaram as autoras desse estudo. E como resultado do estudo identificou-se que na UTI os pacientes e familiares são atendidos de uma forma humanizada que se dá com o respeito no momento de repassar as informações desde o boletim médico até a necessidade de alguns procedimentos, sendo sempre abordado pela equipe de plantão e eventualmente pelo assistente social. Os profissionais que acolhem esse usuário efetuam ações e atitudes adotadas diante desse ambiente de trabalho com educação, postura e sensibilizados para uma boa prática profissional e executando essa humanização.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Violência contra pessoa idosa em tempos de pandemia: uma reflexão necessária?
    (2022-07-08) Rumana, Maria da Conceição; Biato, Francimar Alexandre; Gonçalves, Francisca Kerlândia Da Silva
    A violência contra a pessoa idosa é um problema de saúde pública, com grande impacto na qualidade de vida da vítima e a pandemia tem contribuído com as situações de violação de direitos. O presente estudo objetivou refletir acerca dos condicionantes do aumento da violência contra a pessoa idosa no período pandêmico. Tratou-se de um estudo do tipo revisão de litetasura com abordagem descritiva e exploratória. Foi elencado que os casos de violência são identificados pelos profissionais da assistência social. Constatou-se que o isolamento social restringe a presença do idoso nesses cenários, sendo um dificultador para o reconhecimento do problema. Foi evidenciado um aumento significativo da violência durante a pandemia e a maior ocorrência no âmbito familiar. Conclui-se que a violência contra os idosos representa um desafio para profissionais assistência social, sendo fundamental a adoção de ações para seu enfrentamento. Em suma, é importante arealização de investigações nessa temática contribuindo para o preparo não só dos assistentes sociais, mas de toda a rede que pratica o cuidado à saúde do idoso.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O fazer profissional do serviço social junto a pessoa idosa na saúde: A realidade da UBS Dr. Chico Porto em Mossoró/RN
    (2022-06-20) Elisângela de Oliveira Santos, Jennie Rafaella Barboza da Silva Nogueira
    Discorrer sobre a problemática do idoso é pensar num contexto de mudanças externas e internas, uma vez que além das mudanças biológicas, os idosos também acabam por sentir as mudanças em torno de si, impostas pela sociedade. Assim, o objetivo geral desse estudo é analisar os desafios e possibilidades do Serviço Social na mediação do direito a pessoa idosa na UBS Chico Porto em Mossoró/RN. E como objetivos específicos tem-se: Compreender de que forma se dá a operacionalização do fazer profissional do serviço social na UBS Chico Porto; Identificar as estratégias de intervenção do serviço social para a efetivação do direito a pessoa idosa; Perceber como ocorre o processo de articulação intersetorial no acompanhamento da pessoa idosa com as demais políticas setoriais. Quanto ao percurso metodológico, optou-se por uma pesquisa descritiva, documental, bibliográfica e de campo, com nuance qualitativa. Para tanto, a análise das entrevistas se deu por meio da análise do discurso dos sujeitos pesquisados. E como resultados, foi possível identificar diversas problemáticas essenciais para o processo de formação e aperfeiçoamento profissional em Serviço Social, especialmente, para aqueles profissionais que desejam sua inserção na política social de saúde. Assim, torna-se perceptível que a política de saúde, no Brasil, ainda possui diversos desafios no que tange a sua plena operacionalização nos moldes do sistema único de saúde – SUS, pois, conforme supracitado, ainda há disputas políticas entre os principais projetos para área da saúde, o projeto privatista e o projeto universalista.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A violência sexual infantil X família: uma problemática social secular
    (2022-06-21) Silva, Luzélia Fernandes da; Abreu, Maria Hélia; Melo, Jeane Teixeira de
    RESUMO O presente estudo se propõe a apresentar as implicações acarretadas pela violência sexual na criança e adolescente, que representa todo o ato de desrespeito moral praticado por pais, parente ou responsável. Dessa forma o objetivo geral do referido estudo é analisar a conjuntura histórica da violência sexual infantil como um problema secular intrafamiliar. E como específicos: Perceber como se deu a evolução da concepção de família; Compreender como a violência sexual infantil se faz presente na conjuntura familiar; evidenciar as implicações dessa violência para o desenvolvimento social da criança; identificar como se estrutura as políticas de proteção social no tocante a essa problemática. Por se tratar de uma revisão de literatura do tipo exploratório, com analise de dados e organização de informações encontradas na literatura já existente, a realização da pesquisa bibliográfica se deu por meio dos clássicos que discutem a problemática em questão, de revistas acadêmicas e artigos científicos disponíveis gratuitamente online na internet. Como resultados foi possível analisar que diante da conjuntura histórica da violência sexual, que quanto mais divulgada e repercutida, pode se apresentar de diversas formas distorcidas, e nos mais diferentes tipos de relacionamentos, envolvendo novas situações e modalidades, não importando se isso significa ir além do respeito ao outro. Em todos os tempos, o domínio do mais forte considerado o que mais autoridade, sob o mais fraco foi exercido sob as diversas formas de poder, nas diferentes esferas da sociedade. Dessa forma, mesmo com a evolução dos princípios morais e legais em defesa das crianças e adolescentes, os casos de abuso sexual não deixaram de acontecer, nem passaram a ser vistos de maneira uniforme pela sociedade como um crime que deixa sequelas, muitas vezes irreparáveis.
  • Monografia Acesso aberto
    PROTAGONISMO FEMININO: Uma reflexão da atuação do assistente social no grupo de mulheres do CRAS Dra. Fátima Barbosa no município de Currais Novos/RN
    (2022-06-13) Lopes, Livia Lais Silva; Santos, Joyce Mariana Silva; Silva, Jessika Brunna Rodrigues
    O processo de empoderamento das mulheres desafia as relações patriarcais, o que conduz, a uma mudança no controle tradicional dos homens sobre as mulheres. Assim, o objetivo geral deste estudo foi analisar a atuação do serviço social no grupo de mulheres do CRAS Dra. Fátima Barbosa no município de Currais Novos/RN. E como específicos: Identificar as estratégias de intervenção do serviço social nesse grupo de mulheres; compreender como ocorre as articulações com as demais políticas setoriais para o fortalecimento do empoderamento feminino; refletir acerca dos limites e possibilidades de atuação do profissional do serviço social no grupo de mulheres do CRAS. No tocante a metodologia, a pesquisa se configura como uma pesquisa descritiva, documental e de campo, com nuance qualitativa. Oportunamente foi aplicada uma entrevista estruturada com as profissionais do serviço social que compõem o equipamento social. A análise das entrevistas se deu por meio da análise do discurso dos sujeitos pesquisados. E como resultados do estudo identificou-se que a política da assistência social atua de maneira transformadora com as técnicas e possibilidades que se têm em mãos, primando pela articulação em rede. Outra constatação foi a de que a atuação do serviço social nos grupos do PAIF, vai além do atendimento individualizado, do planejamento social e encaminhamentos. É notório o esforço depositado nas possibilidades para promover, mobilizar e levar recursos lúdicos e elementos culturais para que as usuárias compreendam e participem garantindo a aprendizagem, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades, deixando claro os espaços, direitos e deveres como mulher.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    FEMINICÍDIO NO BRASIL: Impacto da pandemia na violência contra a mulher
    (2022-06-20) Duarte, Ana Clara; Silva, Cibele; Costa, Katiwce
    Esta pesquisa estuda sobre o feminicídio, abordando os impactos da pandemia da COVID-19 na violência contra a mulher no Brasil. Como questão problema tem-se a seguinte: qual o impacto causado pela pandemia na questão da violência doméstica no Brasil? De tal modo, o objetivo geral foi analisar o contexto do feminicídio no Brasil no período pandêmico de COVID-19. Para isso, utilizou-se como metodologia a pesquisa do tipo qualitativa bibliográfica, tendo como aporte teórico autores como Teles e Melo (2012), que discutem sobre a violência contra a mulher e Meneghel e Portella (2017), os quais tratam sobre feminicídio, entre outros. Como resultados, observou-se que houve um aumento significativo de feminicídio no Brasil no ano de 2020, comparando-se com 2019. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em doze estados do país houve um crescimento de 22,2% nos meses de março e abril de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior. Chama-se atenção para o caso do Acre, no qual o aumento foi de 300%, Maranhão, 166,7% e Mato Grosso, 150%. Dessa forma, conclui-se que o isolamento social ocasionou um convívio maior das mulheres com seus companheiros, assim como a falta de acesso a rede de serviços de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, ocasionando um crescimento considerável dos casos. De tal modo, é preciso que esses serviços se mantenham ativos,assim como a manutenção e facilitação de canais de denúncia, os quais proporcionam que estas mulheres consigam sair da situação de violência antes de chegar culminar no feminicídio.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância dos serviços substitutivos na vida dos indivíduos com transtornos mentais
    (2022-06-21) Guimarães, Érika Priscila da Silva
    A reforma psiquiátrica no Brasil substituiu o modelo hospitalocêntrico manicomial pela proposta de reinserção do usuário na comunidade, com os serviços substitutivos, sendo o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) o principal equipamento nesse âmbito. Desta forma, tem como objetivo geral analisar os impactos dos serviços substitutivos na vida dos indivíduos com transtornos mentais. E como específicos: Conhecer como se deu a reforma psiquiátrica e os caminhos para a efetivação da saúde mental; Identificar os desafios da saúde mental no âmbito do SUS e Perceber como o serviço substitutivo CAPS, contribui para o processo de recuperação de seus usuários. Como percurso metodológico optou-se por uma revisão de literatura, e fundamentou-se em autores como: Amarante (1995); Luzio (2010); Barroso (2011); Bravo (1996), dentre outros e em bases de dados como: Scielo, EduCaps, Cress e Ministério da Saúde. Como resultado desse estudo evidenciou-se que apesar de alguns avanços, a saúde mental ainda tem encontrado notórias dificuldades para sua efetivação, como a desigualdade de acesso da população aos serviços de saúde, o desafio de construção de práticas baseadas na integralidade, os dilemas para alcançar a equidade no financiamento do setor, no novo fazer profissional, os avanços e recuos nas experiências de controle social. Todas essas questões são exemplos de que a construção e consolidação dos princípios da Reforma Sanitária permanecem como desafios fundamentais na agenda contemporânea da política de saúde.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Serviço de acolhimento familiar de crianças e adolescentes no município de Currais Novos/RN: relatos de sua trajetória
    (2022-06-13) Silva, Lorena; Medeiros, Lucielma; Souza, Valéria
    O Serviço de Acolhimento Familiar em Família Acolhedora compreende Proteção Social Especial de Alta Complexidade, e oferece serviço de acolhimento e proteção a crianças e adolescentes que se encontram em situação de afastamento temporário de suas famílias por razão de riscos, ou por estado de violação de seus direitos. Assim, este trabalho tem como objetivo apreender o serviço de acolhimento familiar no município de Currais Novos-RN. E tem como objetivos específicos: Identificar se as diretrizes de execução do serviço estão compatíveis com a realidade estudada; perceber de que forma esse acolhimento familiar impacta na vida das crianças e adolescentes acolhidas; entender os limites e possibilidades acerca da implantação do serviço. Para a contemplação do objetivo do referido estudo optou-se por uma pesquisa descritiva, documental, bibliográfica e campo, de natureza qualitativa, em que as análises se deram por meio de estudos do discurso dos sujeitos pesquisados. Como resultados foi possível constatar que o serviço é realizado no município de forma positiva, uma vez que dispõe de uma equipe técnica multidisciplinar capacitada para a assistência ao fortalecimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes acolhidas, tal como, enfatiza-se os fortes vínculos construídos entre equipe técnica e criança e adolescente, considerando que é de grande relevância para o processo de sua integração no serviço, como também com suas famílias de origem, aprimorando, assim, o desenvolvimento em suas melhorias. Tornando-se notório que tal modalidade é tida como caminho mais adequado para proteção e acolhimento de crianças e adolescente em situação de desligamento temporário de seu núcleo familiar.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE: limites e possibilidades de atuação profissional das assistentes sociais no Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes
    (2022-06-15) França, Monique Silva de; Santos, Marcilene
    Este estudo tem como objetivo geral analisar os limites e possibilidades de atuação das assistentes sociais no Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes, em Caicó-RN. E traz como objetivos específicos: Compreender como se efetiva as atribuições e competências do serviço social; Identificar os limites para a efetivação do fazer profissional das assistentes sociais no hospital; Evidenciar as possibilidades de atuação das assistentes sociais em relação as demandas institucionais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental e de campo, com nuance qualitativa. Para a construção da etapa da pesquisa de campo, realizou-se um questionário, com perguntas abertas, e suas analises se deram por meio da análise do discurso do sujeito pesquisado. Como resultados, identificou-se que muitos são os desafios enfrentados pelas assistentes sociais na contribuição para concretização do SUS, como coloca o projeto de reforma sanitária, em função dos interesses contraditórios atestados na deficiência da política de saúde, que compromete o exercício profissional e agrava os limites de atuação no cotidiano de trabalho, em face a precarização das condições que se insere os usuários da políticas e as próprias assistentes sociais, pois ao mesmo tempo que legitima a política de saúde como um direito, vivencia as contradições do neoliberalismo. Para tanto, se faz necessário que as profissionais de serviço social tenham competência teórica, técnica, ética, política, para uma atuação condizente com o Projeto Ético-Político profissional.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Regularização Fundiária Como Solução De Problemas Habitacionais No Bairro Antônio Holanda de Oliveira Em Limoeiro do Norte-CE
    (2022-06-21) Martins, Gerlene; Rocha, Maria Ivoneide
    O referido artigo tem como tema a regularização fundiária como solução para os problemas habitacionais no bairro Antônio Holanda de Oliveira em Limoeiro do Norte-CE, que em decorrência do tipo de solo e da forma de ocupação engendrou em inúmeras moradias irregulares. Registra-se que os problemas inerentes á regularização fundiária não se limitam aos grandes centros urbanos, municípios de pequeno e médio porte também enfrentam essa questão com dupla desvantagem: menos conhecimento e orçamento. Portanto, o objetivo geral deste estudo é analisar a importância do Programa de Urbanização, Regularização, Integração e Assentamentos Precários do bairro Antônio Holanda de Oliveira em Limoeiro do Norte-CE . E como específicos: Traçar o perfil socioeconômico das famílias residentes no bairro Antônio Holanda de Oliveira; Compreender as dificuldades e possibilidades para a implantação do Programa de Urbanização, Regularização, Integração e Assentamentos Precários existente no município; Perceber de que forma o programa vem minimizando os problemas habitacionais por meio da regularização fundiária. Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, documental e bibliográfica. O referido estudo se caracteriza como quantitativo e qualitativo, uma vez que apresenta reflexões de forma quantitativa em números e qualitativa , por meio da análise do conteúdo. Como resultados, constatou-se que essa política precisa ser fortalecida. E isso só será feito quando os municípios receberem apoio comprometedor dos prefeitos do judiciário, parlamentares e cartórios municipais, só assim poderão ser feitos grandes avanços na política de regularização fundiária, garantindo o direito á propriedade, moradia e a dignidade da pessoa humana.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O centro de referência especializado de assistência social de Mossoró e sua equipe multiprofissional: qual a relevância dessa atuação no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes?
    (2022-06-20) Rodrigues, Antonia Ivanira; Alves, Larissa Simonelly de Lima; Dos Santos, Pâmela Bezerra
    O presente estudo objetiva discorrer acerca da atuação da equipe multiprofissional do Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS, da cidade de Mossoró- RN, no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. E como objetivos específicos: elucidar como se efetiva o acolhimento, encaminhamento e proteção das vítimas. . Como percurso metodológico optou-se por uma pesquisa descritiva, documental, bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, em que as falas foram analisadas por meio da análise do discurso do sujeito pesquisado. Foram questionados elementos específicos capaz de responder ao propósito do estudo, tendo como ponto de partida a obtenção de resultados sobre o tema violência sexual contra crianças e adolescentes. O público-alvo da pesquisa foram os técnicos de referência do CREAS, Mossoró-RN. Como resultados foi possível compreender que a equipe tem uma carga de responsabilidade significativa no que diz respeito ao atendimento das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. As falas dos profissionais demonstram grande comprometimento, principalmente no que diz respeito ao acolhimento desse grupo. Os profissionais compreendem que o atendimento é psicossocial, tendo um preparo para conversar com as crianças e adolescentes, conforme a faixa etária. Conclui-se que apesar falta de investimentos, as ações dos profissionais que atuam nessas unidades, exercem o papel de extrema relevância para as vítimas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O idoso e às relações intrafamiliares no período pandêmico e pós-pandêmico na cidade de Ereré-CE
    (2022-06-15) Andréa Dias Lins, Cristiane da Silva Lima
    1 O IDOSO E AS RELAÇÕES INTRAFAMILIARES NO PERÍODO PANDÊMICO E PÓS-PANDÊMICO NA CIDADE DE ERERÉ/CE1 THE ELDERLY AND INTRAFAMILY RELATIONS IN THE PANDEMIC AND POST- PANDEMIC PERIOD IN THE CITY OF ERERÉ/CE Andréa Dias Lins2 Cristiane da Silva Lima3 Fernanda Kallyne Rêgo de Oliveira4 RESUMO A presente pesquisa aborda sobre o aumento de casos de violência aos idosos em período de pandemia, que acarretou danos dissipados para todo o mundo. Muitos países aderiram ao isolamento social, dentre eles, o Brasil, o que condicionou o fato de que os idosos, que faziam parte do grupo de risco (maior índice de morbimortalidade para o vírus) passasse mais tempo em casa, o que consequentemente, o faria mais próximo de algum agressor, mas cabe salientar que existem diversos tipos de violência nesse quesito, que foram devidamente mencionados no decorrer deste estudo. Desta forma, o referido estudo objetiva analisar a violência intrafamiliar contra a pessoa idosa no período pandêmico e pós- pandêmico na cidade de Ereré/CE. E como objetivos específicos buscou-se: Identificar as principais formas de violências contra os idosos; Descrever as relações intrafamiliares no período pandêmico e pós; e perceber de que forma esses idosos compreendem a violência intrafamiliar. O método aplicado para a realização dessa pesquisa é de caráter exploratório, descritivo, documental e de campo. Com característica quantitativa e qualitativa. Foi aplicado um questionário com os idosos do CRAS de Ereré, com perguntas abertas e fechadas, e as analises se deram numericamente, para as questões fechadas e por meio da análise do discurso, para as questões abertas. Os resultados coincidiram com a necessidade de maiores implantações e desenvolvimento de políticas públicas que abordassem com mais precisão, além da conscientização das pessoas, principalmente os agressores sobre as sanções cabíveis, e que essas sejam mais rigorosas e eficazes em prol dos idosos.