O Convívio Escolar do Deficiente Auditivo: O Professor de Educação Física e a Inclusão

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Data
2021-12-03
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Oliveira reis, José Marcio
Costa da Cruz, Keciane
Pereira de Castro, Raylana
Pereira de Castro Neto, Rubens
Pereira da Silva Neto, Valdomiro
Orientador
Ribeiro dos Santos Andrade, Claudiana
Coorientador
Resumo
Diante do fato dos grandes desafios que muitos docentes encontram na escola para inserir metodologias de ensino das atividades físicas com alunos surdos e mantê-los na escola, o presente trabalho busca analisar as premissas da educação inclusiva no que tange o papel do professor de Educação Física com alunos que possuem Deficiência Auditiva, as análises deste artigo são feitas por meio de uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos científicos referentes ao tema. Alguns professores não possuem preparação adequada para lidar com discentes que tem essa deficiência específica e, por muitas vezes, acaba por segregá-lo, no entanto, leis e políticas públicas protegem o direito de uma educação de qualidade para esses estudantes. Desse modo, trouxemos algumas teorias de autores que dialogam com a temática, estando a nossa pesquisa pautada da metodologia qualitativa, a qual traz hipóteses levantadas, chegando à conclusão que o ato de incluir não depende apenas do professor de Educação Física, mas de toda comunidade escolar e primordialmente da intervenção dos órgãos responsáveis por leis que garantam os direitos dos deficientes enquanto seres humanos.

Palavras-chave
Inclusão, Acessibilidade, Leis, Metodologias.
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