Atitudes dos pais diante da manifestação emocional dos filhos: um estudo sobre as práticas educativas parentais
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Data
2021
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Medeiros, Maria Luiza Rodrigues
Orientador
Souza, Rosa Cristina Ferreira de
Coorientador
Resumo
As práticas educativas parentais referem-se ao modo, utilizado pelos pais, de socializar, controlar ou desenvolver valores e atitudes em seus filhos. Para tanto, essa pesquisa teve como principal objetivo avaliar as atitudes dos pais diante das manifestações emocionais dos filhos relacionando-as às práticas educativas parentais. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, que abordou como participantes sete mães de crianças de dois a seis anos, matriculadas em um Centro de Educação Infantil de Laguna SC. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada online analisada mediante a Análise de Conteúdo. Os principais resultados foram: as emoções “alegria” e “medo” foram as que mais se fizeram presentes nas crianças, e essas (crianças), de acordo com a compreensão das mães, são “espontâneas” e têm suas emoções relacionadas, principalmente, à “idade/fase”. Com relação às atitudes dos pais, a “monitoria positiva” foi a prática educativa mais utilizada, contudo, não deixando de elucidar “monitoria negativa”, “negligência” e “abuso físico e psicológico”. As emoções parentais que mais se destacaram foram: “alegria pela criança”, “tristeza/frustração” e “raiva/irritação”. O estudo permite destacar que o contexto no qual as emoções se expressam é amplamente regulador das mesmas e que, na infância, os pais têm o papel principal com relação a isso. Dessa forma, a regulação emocional é extremamente necessária para a saúde dos pais e, principalmente com relação à criação dos filhos, uma vez que, desde o nascimento, a criança enxerga o mundo pelos olhos dos pais e é através deles que aprende a viver.
Palavras-chave
Emoção, Crianças, Atitudes parentais, Práticas educativas parentais